Expressar as ideais, registrar os pensamentos, sonhos, devaneios num pequeno e simplório blog desta escritora amadora que vos fala são as formas que encontrei para registrar a existência neste mundo.
Não cabe a mim julgar certo ou errado e sim, escrever o que sinto sobre o que me cerca.
A única coisa que não abro mão é do amor pelos seres humanos e incompreensão diante da capacidade de alguns serem cruéis com sua própria espécie.
Recebi este áudio de meu pai, Carlos Alberto Pimentel, e fiquei pensando sobre várias questões que compartilho aqui.
Excelente colocação, pai.
COVID- Sejamos realista, teremos talvez uma endemia por muito tempo e algumas vacinas podem não ser como esperadas, as sequelas da Covid em sintomáticos e assintomáticos ainda serão vistas, e os tratamentos ainda não são definitivos, estamos na fase da tentativa e erro. Mas isso não pode ser impedimento para se viver e não devemos entrar em depressão por causa disso.
O mundo já viveu situações terríveis como a gripe espanhola, lepra e tantas outras pestes.
AS PESSOAS - A grande maioria das pessoas são naturalmente inconsequentes e gostam de tomar atitudes de impotência. Acreditam serem maiores e melhores que outras, às vezes, que Deus. Estas verão ou sentirão o reflexo de suas atitudes.
Infelizmente, nada podemos fazer a não ser falarmos o que pensamos quando nos dão a chance de alertá-los.
VALORES - Quanto aos valores, não podem ser atrelados ao dinheiro ou ao corpo físico. Esses valores distorcidos, criados por anos de inserção de marketings diversos, que muitos acreditam ser valores, mas nada mais são do que benefícios de alguns.
Valores são a honra, a honestidade, a empatia, a amorosidade, a piedade...
Estes não estão atrelados ao dinheiro ou ao físico na maioria das vezes e tem significados bem diferentes de valores. Aprendemos isso quando já tivemos algum deles e não o temos, ou vice versa.
DEFINIÇÃO CONOTATIVA - Valores são o conjunto de características de uma determinada pessoa ou organização, que determinam a forma como estas se comportam e interagem com outros indivíduos e com o meio ambiente. A palavra valor pode significar merecimento, talento, reputação, coragem e valentia.
* O valor que tu te referes ao dinheiro é a colocação do ADAM Smith
Nas ciência econômica, a noção de valor tem uma interpretação predominantemente material. Ele propõe a análise de valor como a habilidade intrínseca de um produto oferecer alguma utilidade funcional. (Wikipédia) - PESSOALMENTE, NÃO CONSIDERO UM.
Concordo com o sociológico e filosófico:
A sociologia reconhece os valores como fatos sociais. No campo de análise, os valores podem surgir como um estatuto fundamental na explicação da estabilidade e coerência das sociedades ou das mudanças sociais (Max Weber, Talcott Parsons) ou podem surgir como "fenómenos reflexos" das infraestruturas da sociedade. (Wikipédia)
Platão(1996b) enfatiza os valores estéticos e morais (o belo, o bom) e as relações matemáticas (o grande) para tratar sobre o mundo de modelos transcendentes ou o mundo das ideias. ( os valores humanos à luz dos sofistas, de sócrates, de
platão ...educere.bruc.com.br › arquivo › pdf2017)
“O valor é o que orienta o juízo das escolhas humanas, considerando a relação existente entre meios e fins, de tal modo que, não se podem julgar os fins a não ser julgando ao mesmo tempo os meios que servem para alcançá-los”. (J. Dewey) (https://sites.google.com/site/filosofiapopular/etica/valores---axiologia-ou-teoria-dos-valores)
Não sou comunista e defendo o capitalismo com garras. Acredito que cada um deve ter o seu retorno no tamanho de seu trabalho ou atitude. Isso é que penso.
MORTE Quanto a atração pela morte é natural. Ela é a fuga do que acreditamos não conseguir, ou ter coragem de solucionar, ou simplesmente não quereremos mudar.
Espero dias melhores também, mas para se ver o arco-íris, ainda veremos muitas tempestades.
Não temo a morte e nem a desejo. Apenas, a aceito na hora que ela vier. Tenho certeza que todos temos o nosso tempo. Aliás, para tudo.
Acredito também que muitos não conseguirão olhar o outro e ainda penso que apenas jogarão as "palavras ao vento" e não colocarão em prática as atitudes.
Só as atitudes mudam algo.
VICTOR HUGO E VOLTAIREAh, por último amo Victor Hugo. E como diria meu querido Voltaire, outro francês maravilhoso, politizado iluminista: "Deus concedeu-nos o dom de viver; compete-nos a nós viver bem."
Muitos acordarão e outros não conseguirão entender porque suas soberbas da impotência os impedirão.
Chegamos em 2021 com muitas promessas científicas no combate
do COVID 19,
São tempos estranhos, diferentes enfrentados por todos.
Alguns com plena consciência da gravidade deste, outros incrédulos. Fato é que
o mundo está mudando e com ele, as pessoas.
Espero que cada um saiba discernir de como viver e preservar
os que ama.
Meus desejos para este ano se resumem em saúde, empatia e
prosperidade.
O mundo é perfeito; Deus é fantástico; os homens imperfeitos
e muitos prepotentes, acreditando serem onipotentes e onipresentes. Quanto a
isso, só o tempo lhes mostrará a verdade e para aqueles que partirem antes,
terão a aprendizagem de algum modo.
Na minha imperfeição da existência, acredito que a humildade
em mudar de atitude e traçar novos planos em que minha conduta seja melhorada é
vital. Se perguntarem o que de tão horrível fiz para dizer ser imperfeita,
direi que isso não sou eu a julgar ou você. Tenho um SER superior a observar.
No entanto, aceitação do meu livre arbítrio eminha possibilidade de sempre traçar novos caminhos condizentes com o
que acredito, me torna bem melhor do que o momento que no mundo cheguei em 3/4/1969.
Agradeço a oportunidade de todo dia poder ser alguém melhor.