Minha área de atuação, hoje, é no Ensino Fundamental I e II, lecionando a disciplina
de Língua Portuguesa. Estou atuando na educação desde 2005. Nestes últimos 16
anos lecionei a disciplina de Ed Física, Artes, Inglês, Português do 6º ao 9º
ano; Geografia, História e Português nos 5º anos.
2. Em sua opinião:
Qual a importância de estudar a disciplina da educação para atuação do(a) pedagogo(a).
A disciplina da educação para atuação do pedagogo proporciona um respaldo
teórico e experiências que auxiliam nossa vivência em sala de aula. Nos dá
condições argumentativas para o dia a dia.
3. Para a psicologia, aprendizagem é um conceito complexo.
Citaria algum autor que a ajudou a melhorar o processo (ensino-aprendizagem) em sala de aula?
Com certeza Vygotsky, Piaget e Wallon foram dois teóricos que auxiliam muito minhas vivências.
Cada um em suas linhas de pensamento são influências valiosíssimas.
Vygotsky fala muito na importância das relações sociais e a construção do homem a partir deste
universo cultural e contexto histórico. Piaget diz que o professor tem o papel de levar os
estudantes a autonomia no aprender e para isso precisa orientar essa caminhada.
E, Wallon fala muito na capacidade biológica que nascemos e a relação com o meio
para desenvolvê-la. Frisa muito a emoção como propulsora de evoluções e também
de retrocessos e estagnações na aprendizagem. Todos os três são admiráveis em
seus estudos.
4. Momento de reflexão:
a) Para você, qual a participação do aprendiz no processo de ensino aprendizagem?
O aprendiz é cerne da aprendizagem. Sem ele não existe processo.
É vital seu envolvimento com o velho e o novo, seus questionamentos, argumentações e práticas.
O aprendiz é a ação do processo e o professor/educador poderá ser um mediador,
orientador e/ou condutor, parte de combustão de uma máquina que precisa se desenvolver na estrada
de evolução humana.
b) Qual o limite da aprendizagem?
Não acredito em limites. Estamos em evolução continuamente e constantemente.
A aprendizagem se dá o tempo todo sob os mais diversos meios, inserções e cognições.
c) O que é o fracasso escolar?
O fracasso escolar é o resultado de um todo e não do aluno. Ele existe e o
principal impacto é a evasão escolar. O contexto social, econômico, religioso e
cultural afetam positivamente e negativamente os educandos. Muitos desistem
antes de chegarem a concluir o Ensino Fundamental II. Um aspecto interessante a
ressaltar é o preconceito que muitas vezes criam estereótipos na comunidade
escolar levando a repetência do aluno afetado por estes. Alguns evadem por não
estarem psicologicamente “tranquilos” com suas vivências no grupo escolar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Oi! Seja bem-vindo e bem-vinda para ler ou comentar.
Obrigada pela sua visita.
Beijo da Nana Pimentel