Miscelâneas do Eu

Expressar as ideais, registrar os pensamentos, sonhos, devaneios num pequeno e simplório blog desta escritora amadora que vos fala são as formas que encontrei para registrar a existência neste mundo.

Não cabe a mim julgar certo ou errado e sim, escrever o que sinto sobre o que me cerca.

A única coisa que não abro mão é do amor pelos seres humanos e incompreensão diante da capacidade de alguns serem cruéis com sua própria espécie.

Nana Pimentel

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quarta-feira, 19 de maio de 2021

Psicologia da Educação - Algumas reflexões e perguntas feitas por estudante universitária

Perguntas: 1. Qual a sua área de atuação e há quanto tempo é professor? 
Minha área de atuação, hoje, é no Ensino Fundamental I e II, lecionando a disciplina de Língua Portuguesa. Estou atuando na educação desde 2005. Nestes últimos 16 anos lecionei a disciplina de Ed Física, Artes, Inglês, Português do 6º ao 9º ano; Geografia, História e Português nos 5º anos. 

2. Em sua opinião: Qual a importância de estudar a disciplina da educação para atuação do(a) pedagogo(a). 
A disciplina da educação para atuação do pedagogo proporciona um respaldo teórico e experiências que auxiliam nossa vivência em sala de aula. Nos dá condições argumentativas para o dia a dia. 

3. Para a psicologia, aprendizagem é um conceito complexo. Citaria algum autor que a ajudou a melhorar o processo (ensino-aprendizagem) em sala de aula? 
Com certeza Vygotsky, Piaget e Wallon foram dois teóricos que auxiliam muito minhas vivências. Cada um em suas linhas de pensamento são influências valiosíssimas. Vygotsky fala muito na importância das relações sociais e a construção do homem a partir deste universo cultural e contexto histórico. Piaget diz que o professor tem o papel de levar os estudantes a autonomia no aprender e para isso precisa orientar essa caminhada. E, Wallon fala muito na capacidade biológica que nascemos e a relação com o meio para desenvolvê-la. Frisa muito a emoção como propulsora de evoluções e também de retrocessos e estagnações na aprendizagem. Todos os três são admiráveis em seus estudos. 

4. Momento de reflexão: 
a) Para você, qual a participação do aprendiz no processo de ensino aprendizagem? 
O aprendiz é cerne da aprendizagem. Sem ele não existe processo. É vital seu envolvimento com o velho e o novo, seus questionamentos, argumentações e práticas. O aprendiz é a ação do processo e o professor/educador poderá ser um mediador, orientador e/ou condutor, parte de combustão de uma máquina que precisa se desenvolver na estrada de evolução humana. 

b) Qual o limite da aprendizagem? 
Não acredito em limites. Estamos em evolução continuamente e constantemente. A aprendizagem se dá o tempo todo sob os mais diversos meios, inserções e cognições. 

c) O que é o fracasso escolar? 
O fracasso escolar é o resultado de um todo e não do aluno. Ele existe e o principal impacto é a evasão escolar. O contexto social, econômico, religioso e cultural afetam positivamente e negativamente os educandos. Muitos desistem antes de chegarem a concluir o Ensino Fundamental II. Um aspecto interessante a ressaltar é o preconceito que muitas vezes criam estereótipos na comunidade escolar levando a repetência do aluno afetado por estes. Alguns evadem por não estarem psicologicamente “tranquilos” com suas vivências no grupo escolar.

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