Projeto de leitura
“Despertando o prazer de Ler”
APRESENTAÇÃO:
Este projeto será
desenvolvido durante os meses de agosto a novembro/2022, com os estudantes do 7º
Ano, turma 171A e 171B, do período
matutino e as turmas 222A e B e 232A, do
período vespertino.
A culminância será no
final no mês de novembro com uma roda de conversa sobre os livros lidos.
Percebeu-se que os
alunos do Ensino Fundamental e Médio têm demonstrado dificuldades em
expressar-se e argumentar suas opiniões, um vocabulário pobre (indigência
lexical) e muitos erros ortográficos. Como melhorar as dificuldades gramaticais
e lingüísticas dos alunos?
Tendo em vista que os
educando precisam estar inseridos como agentes sociais dentro do mundo, possibilitando condições de
expressarem suas idéias e argumentar de forma clara e coerente, faz-se
necessário que tenham um bom conhecimento gramatical e lingüístico da Língua
Portuguesa. Portanto, uma dos caminhos para aquisição de uma linguagem culta é
a leitura.
Considerando
a importância da leitura, citado por Brandão e Michelitti apud. Chiappini
(1998, p. 17) “O ato de ler é um processo abrangente e complexo; é um processo
de compreensão, de intelecção de mundo que envolve uma característica essencial
e singular ao homem: a sua capacidade simbólica e de interação com o outro pela
mediação da palavra” e este trabalho estará fundamentado nas teorias dos
seguintes autores: Eliana Yunes que fala da importância da leitura como
forma de mostrar o que se é. Diz que é através dela que desvendamos as marcas
de consciência e história registradas em na memória, no emocional e
intelecto.
Ezequiel Teodoro da Silva na sua crítica social e
literária, ao dizer que as crises dentro da sociedade e a falta de leitura são
reflexos de desigualdades sociais e econômicas, nos coloca como educadores a responsabilidade
de levar a leitura efetiva na sala de aula.
Luiz Carlos Cagliari com seu trabalho de métodos para
tornar a sala de aula um lugar de participação, trocas e interação de educandos
vem a confirmar o que Ezequiel T da Silva diz.
Quanto ao prazer da leitura a Dra Maria Helena Martins
através de seus conceitos desenvolvimento da leitura prazerosa no leitor afirma
esta importância.
Paulo Freire com seu
entendimento que a leitura é uma forma de compreensão do mundo e transformar o
que o cerca a partir da reflexão critica e Vygotsky com seu trabalho sobre a importância
da linguagem no desenvolvimento humano nos dá o embasamento necessário para
afirmar a leitura como propulsora da construção de um homem capaz de exercer
seu livre arbítrio com plenitude.
•Integrar - Oportunizar ao
aluno a descoberta que a leitura na escola pode ser prazerosa e está lhe trará
conseqüências positivas ao ser aprendizado.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
• Melhorar a argumentação e organização de idéias dos alunos sobre tudo
que o cerca;
• Estimular o prazer de ler os mais variados gêneros textuais;
• Desenvolver a linguagem verbal do aluno;
• Motivar a descobertas através da leitura;
• Desenvolver a capacidade de escrita;
• Promover o diálogo e debates entre os alunos.
Levar aos alunos livros de vários gêneros textuais para que escolham o
que gostariam de ler no mês de agosto.
Uma vez por semana durante 50min os alunos lerão em sala de aula livros
escolhidos previamente por eles e sua professora.
No mês de novembro, cada turma de leitores se reunirão para conversar
sobre seus livros lidos no 2º semestre e possíveis leituras para o próximo ano
letivo.
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