Miscelâneas do Eu

Expressar as ideais, registrar os pensamentos, sonhos, devaneios num pequeno e simplório blog desta escritora amadora que vos fala são as formas que encontrei para registrar a existência neste mundo.

Não cabe a mim julgar certo ou errado e sim, escrever o que sinto sobre o que me cerca.

A única coisa que não abro mão é do amor pelos seres humanos e incompreensão diante da capacidade de alguns serem cruéis com sua própria espécie.

Nana Pimentel

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terça-feira, 16 de agosto de 2022

Projeto de leitura “Despertando o prazer de Ler”

Projeto de leitura

“Despertando o prazer de Ler”

  

 APRESENTAÇÃO:

            Este projeto será desenvolvido durante os meses de agosto a novembro/2022, com os estudantes do 7º Ano, turma 171A  e 171B, do período matutino e as turmas 222A  e B e 232A, do período vespertino.

            A culminância será no final no mês de novembro com uma roda de conversa sobre os livros lidos.

 

 PROBLEMÁTICA

            Percebeu-se que os alunos do Ensino Fundamental e Médio têm demonstrado dificuldades em expressar-se e argumentar suas opiniões, um vocabulário pobre (indigência lexical) e muitos erros ortográficos. Como melhorar as dificuldades gramaticais e lingüísticas dos alunos?

 

 JUSTIFICATIVA

            Tendo em vista que os educando precisam estar inseridos como agentes sociais  dentro do mundo, possibilitando condições de expressarem suas idéias e argumentar de forma clara e coerente, faz-se necessário que tenham um bom conhecimento gramatical e lingüístico da Língua Portuguesa. Portanto, uma dos caminhos para aquisição de uma linguagem culta é a leitura.

            Considerando a importância da leitura, citado por Brandão e Michelitti apud. Chiappini (1998, p. 17) “O ato de ler é um processo abrangente e complexo; é um processo de compreensão, de intelecção de mundo que envolve uma característica essencial e singular ao homem: a sua capacidade simbólica e de interação com o outro pela mediação da palavra” e este trabalho estará fundamentado nas teorias dos seguintes autores:  Eliana Yunes que fala da importância da leitura como forma de mostrar o que se é. Diz que é através dela que desvendamos as marcas de consciência e história registradas em na memória, no emocional e intelecto. 

            Ezequiel Teodoro da Silva na sua crítica social e literária, ao dizer que as crises dentro da sociedade e a falta de leitura são reflexos de desigualdades sociais e econômicas, nos coloca como educadores a responsabilidade de levar a leitura efetiva na sala de aula. 

            Luiz Carlos Cagliari com seu trabalho de métodos para tornar a sala de aula um lugar de participação, trocas e interação de educandos vem a confirmar o que Ezequiel T da Silva diz.

            Quanto ao prazer da leitura a Dra Maria Helena Martins através de seus conceitos desenvolvimento da leitura prazerosa no leitor afirma esta importância.  

Paulo Freire com seu entendimento que a leitura é uma forma de compreensão do mundo e transformar o que o cerca a partir da reflexão critica e Vygotsky com seu trabalho sobre a importância da linguagem no desenvolvimento humano nos dá o embasamento necessário para afirmar a leitura como propulsora da construção de um homem capaz de exercer seu livre arbítrio com plenitude. 

 

 OBJETIVO GERAL

Integrar - Oportunizar ao aluno a descoberta que a leitura na escola pode ser prazerosa e está lhe trará conseqüências positivas ao ser aprendizado.

 

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

• Melhorar a argumentação e organização de idéias dos alunos sobre tudo que o cerca;

• Estimular o prazer de ler os mais variados gêneros textuais;

• Desenvolver a linguagem verbal do aluno;

• Motivar a descobertas através da leitura;

• Desenvolver a capacidade de escrita;

• Promover o diálogo e debates entre os alunos.

 

 METODOLOGIA

Levar aos alunos livros de vários gêneros textuais para que escolham o que gostariam de ler no mês de agosto.

Uma vez por semana durante 50min os alunos lerão em sala de aula livros escolhidos previamente por eles e sua professora.

No mês de novembro, cada turma de leitores se reunirão para conversar sobre seus livros lidos no 2º semestre e possíveis leituras para o próximo ano letivo.

 

 REFERÊNCIAS

ALVES, Rubem. Ao Professor, com Meu Carinho.Campinas, SP: Verus Editora, 2004.  ANTUNES, Irandé. Aula de português:encontro & interação. 6. ed. São Paulo: Parábola, 2008.  

ARROYO, M. G. Que educação básica para os povos do campo?In: 12 a 16 de setembro de 2005, Goiás – Luziânia. Seminário Nacional “Educação Básica nas Áreas de Reforma Agrária do MST”.

Azevedo, Fernando Formar Leitores das Teorias às Práticas. Lisboa, Lidel, 2007 BAMBERGER, Richard. Como incentivar o hábito da leitura. 7. ed. São Paulo: Ática, 2010.  BOSI, A. A interpretação da obra literária. In: Céu, inferno. Ensaios da critica literária e ideológica. São Paulo: Ática, 1988. 

CAGLIARI, L.C. Alfabetizando sem BA-BE-BI-BO-BU. São Paulo: Scipione,1998.  CALDART, R. S. Elementos para a construção do projeto político pedagógico da Educação do Campo.Cadernos Temáticos da Educação do Campo. Paraná. Secretaria de Estado da Educação. Superintendência de Educação. Departamento de Ensino Fundamental. Curitiba: SEED, 2005. 

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COIMBRA, Guedes Paulo.A formação do professor de português: que língua vamos ensinar. São Paulo: Editorial, 2006  

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COSTA, Martins Morais da. Literatura e práticas escolares. Revista aprende Brasil. Curitiba: Positivo, p. 38-39 Ano 3 n° 16.abril/maio de 2007 

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