Miscelâneas do Eu

Expressar as ideais, registrar os pensamentos, sonhos, devaneios num pequeno e simplório blog desta escritora amadora que vos fala são as formas que encontrei para registrar a existência neste mundo.

Não cabe a mim julgar certo ou errado e sim, escrever o que sinto sobre o que me cerca.

A única coisa que não abro mão é do amor pelos seres humanos e incompreensão diante da capacidade de alguns serem cruéis com sua própria espécie.

Nana Pimentel

Páginas

domingo, 12 de agosto de 2007

Sugestões de planos de aula

*** Deve ser elaborado os anexos conforme necessidade de cada professor e perfil da turma. Não estão apresentados aqui!

PLANO DE ENSINO 1



Título: Heterônimos de Fernando Pessoa

Duração: 2h/a

Público Alvo: 3º ano do Ensino Médio

Justificativa: Está foi elaborada para que os alunos tenham a oportunidade de entrar em contato com a literatura modernista de forma atrativa e desta forma possam compreender que a literatura existe por que há pessoas que expressam seus sentimentos através dela, assim como um adolescente os expressam em “fakes” do mundo virtual.

Objetivo: Conhecer os Heteronômios de Fernando Pessoa e o porquê de sua importância literária.

Objetivos específicos:
- Perceber as diferenças entre os poemas dos Heteronômios.
- Entender a relação do autor com o período modernista.
- Compreender a diferença entre as palavras: “Pseudônimos” e “Heteronômios”.

Metodologia
- Iniciar a primeira aula com a leitura de trechos dos poemas de Fernando Pessoa (anexo 1)
- Mostrar os diferentes textos de cada um dos Heteronômios.
- Explicar que todos os autores na realidade são uma única pessoa.
- Na 2ª aula, iniciar solicitando que pesquisem nos dicionários da escola qual a diferença entre pseudônimo e Heteronômios.
- Pedir que alguns leiam as respostas que encontraram e que os colegas digam o que entenderam
- Explicar a diferença das duas palavras pesquisadas
- Mostrar as características do modernismo e as características do modernismo e dos poemas de Pessoa.
- Informar a relação existente entre o autor e o modernismo.

Avaliação:
- Participação individual e no grupo

Recursos materiais necessários
- Lousa, canetão, dicionários, livro de literatura (ref. Bibliográfica anexa), cadernos e canetas.

Anexos:


Referências Bibliográficas
ABAURRE, Maria Luiza. PONTARA, Marcela Nogueira. FADEL, Tatiana. Português: língua e literatura. 2ª Ed. São Paulo, Editora Moderna. 2003.

FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. O minidicionário da Língua Portuguesa. 4ª Ed. 5ª impressão. Rio de Janeiro. Nova Fronteira. 2002.




PLANO DE ENSINO 2


Título: Sarau de poesias

Duração: 2h/a

Público Alvo: 9º ano do Ensino Fundamental

Justificativa: Oportunizar o contato com a poesia de forma agradável mostrando que há muitas formas de expressar os sentimentos.

Objetivo: Através de um sarau preparar os alunos para as aulas de literatura do Ensino Médio, quando terão um contato maior com a literatura poética.

Objetivos específicos:
- Perceber que a poesia é expressa e escrita de muitas formas.
- Entender o mundo da poesia como vivo e com regras que identificam estilos embora todas poesias expressam os sentimentos de quem as criou.
- Compreender que ler poesia pode ser prazeroso.

Metodologia
- Iniciar a primeira aula com a leitura de varias poesias trazidas pelo professor (anexo 1)
- Solicitar que cada aluno fale o que entendeu das poesias que ouviram
- Solicitar que escolham poesias na internet, imprimam e leiam para a próxima aula, preparando-se para apresentar aos colegas da forma como mais lhe agradar, desde que seja falada.
- Na segunda aula, iniciar preparando um ambiente agradável em sala de aula. Os alunos sentados em um tapete grande com almofadas e com música ambiente para a leitura das poesias escolhidas.
- A professora inicia declamando uma poesia e posteriormente convida todos a lerem um a um suas poesias. Ao final de cada leitura todos batem palmas.
- Após as leituras das poesias escolhidas cada aluno deve tirar de uma caixa poesias selecionadas pela professora e devem ler na roda em que estão. (anexo 2)
- Finalizar perguntando como se sentiram ao ler poesia desta forma.

Avaliação:
Participação individual e no grupo.

Recursos materiais necessários
- Tapete, almofadas, poesias impressas e colocadas em uma caixa, internet, impressora, papel oficio, musica ambiente e aparelho de som.

Anexos:

Anexos 1:



Anexos 2












Referências Bibliográficas

ANDRADE, Carlos Drummond. Reunião. 4ª Ed. Rio de Janeiro. 1973.
ERNANI & NICOLA. Lingua, literatura e redação. 4ª Ed. São Paulo. Ed. Scipione. 1997.
FARACO & MOURA. Língua e literatura. Vol. 2. 17ª Ed. São Paulo. Editora Ática. 1991.
FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. O minidicionário da Língua Portuguesa. 4ª Ed. 5ª impressão. Rio de Janeiro. Nova Fronteira. 2002.
GONZAGA, Sergius. Manual de Literatura Brasileira. 10ª Ed. Porto Alegre. Editora Mercado Aberto. 1993.
MORAES, Vinícius de. Antologia Poética. 7ª Ed. Rio de Janeiro. 1960.
PINTO, Alfredo Clemente. Seleta em Prosa e Verso dos melhores autores brasileiros e portugueses. 56ª Ed. Porto Alegre, Martins Livreiro. 1982.



PLANO DE ENSINO 3


Título: Criando um novo fim.

Duração: 3h/a

Público Alvo: 7º ano do Ensino Fundamental

Justificativa: Tendo em vista que a produção de texto muitas vezes é tida como um desprazer, através da recriação de histórias já vividas com novos fins possibilita ao aluno vivenciar através das linhas situações que não foram positivas, agora, de forma agradável, como tivesse realmente tido um fim melhor.

Objetivo: Estimular a produção de textos.
Objetivo específico:
- Verificar os conhecimentos linguísticos, leitura e contextualização social.

Metodologia
- Iniciar a 1ª aula conversando com os alunos sobre as coisas que eles gostam e o que não gostam. Questionar porque gostam ou não, se já fizeram ou comeram o que não gostam, se o desconhecido lhes dá medo ou não.
- Formar as duplas e pedir que apontem em seus cadernos o que foi conversado.
- Iniciar a 2ª aula questionando-os sobre o que apontaram na última aula e pedir que se unam em grupo novamente.
- Solicitar que contem ao colega um acontecimento que não gostaram e um que gostaram.
- Pedir que construam um novo fim para o acontecimento envolvendo o colega.
- Terceira aula, levá-los para o laboratório de informática e solicitar que digitem suas histórias e anexem imagens que podem representar os acontecimentos envolvidos.

Avaliação:
Participação individual e da dupla.

Recursos materiais necessários
- cadernos, canetas, laboratório de informática, imagens diversas.

Anexos: inexistentes.

Referências Bibliográficas
CAPUTO, Angelo Renan Acosta. BARBOSA, Claudia Soares. KRAS, Clea Silvia. CORREA, Vanessa Loureiro. Linguistica Aplicada. 1ªEd. Curitiba/PR. Editora Intersaberes. 2013.
FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. O minidicionário da Língua Portuguesa. 4ª Ed. 5ª impressão. Rio de Janeiro. Nova Fronteira. 2002.



















PLANO DE ENSINO 4

Título: Estudando o romantismo.

Duração: 2h/a

Público Alvo: 2º ano do Ensino Médio

Justificativa: Propiciar ao aluno um contato com as características do romantismo de forma a estimulá-lo, a saber, mais.

Objetivo: Compreender o que foi o período romântico.

Objetivos específicos:
- Interpretar os textos do período romântico.
- Entender o que estava acontecendo no mundo neste período literário.
- Compreender a ligação artística da literatura com a realidade da história.
- Perceber o saudosismo vivido pelos autores deste período.

Metodologia
- Iniciar a 1ª aula conversando com os alunos sobre o que estava acontecendo no mundo quando o romantismo estava acontecendo.
- Solicitar a leitura do capítulo sobre romantismo do livro de literatura (anexo 1).
- Iniciar a 2ª aula solicitando que façam um resumo dos principais pontos das leituras da aula anterior.
- Ler com os alunos os trechos dos livros de autores românticos impressos neste capítulo.
- Pedir que construam um novo fim para o acontecimento envolvendo o colega.
- Solicitar que falem o que compreenderam de cada leitura e pedir que apontem em seus cadernos as características do romantismo que percebem em cada texto.
_ Listar na lousa as características apontadas por eles mais alguma outra ainda não mencionada.
- Finalizar solicitando que respondam as questões do livro e fazendo as correções destas seguidamente pouco antes do término da aula.

Avaliação:
Participação individual.
Cadernos com as tarefas realizadas.

Recursos materiais necessários
- cadernos, canetas, livro de literatura, lousa e canetão.

Anexos:

Anexo 1 – Livro adotado: CEREJA, William Roberto. MAGALHÃES, Thereza Cochar. Português – Linguagens2. 7ª Ed. São Paulo. Ed. Saraiva. 2010.


Referências Bibliográficas
CEREJA, William Roberto. MAGALHÃES, Thereza Cochar. Português – Linguagens2. 7ª Ed. São Paulo. Ed. Saraiva. 2010.

PLANO DE ENSINO 5


Título:

Duração: 2h/a

Público Alvo: 1º ano do Ensino Médio

Justificativa: Tendo em vista que para muitos alunos a poesia é considerada de pouco valor, cabe introduzir o conhecimento da real importância de uma poesia representando a época em que foi escrita.

Objetivo: Valorização da poesia.
Objetivo específico:
- Conhecer diversos gêneros poéticos.
- Trabalhar a leitura.
- Compreender o período histórico barroco no Brasil e o momento vivido pelos brasileiros.

Metodologia
- Iniciar a 1ª aula mostrando poesias líricas, satírica e religiosa.(anexo1)
- Formar trios e solicitar que criem poesias (uma lírica, uma satírica e uma religiosa).
- Pedir que leiam para os colegas e perguntar as diferenças entre cada tipo de poesia, criando um quadro na lousa com o que for mencionado pelos alunos.
- Iniciar a 2ª aula questionando-os o que se lembram da aula anterior. Apontar as características da poesia barroca.
- Falar sobre este período literário e o que estava acontecendo no Brasil quando este ocorreu.
- Mostrar novamente as poesias da aula anterior, falar quem são os autores e o que eles queriam mencionar através delas.

Avaliação:
Participação individual e da dupla.

Recursos materiais necessários
- cadernos, canetas, livro de leitura, lousa e canetão.

Anexos:
Anexo 1 – Livro adotado: TORRALVO, Izeti Fragata. MINCHILLO, Carlos Cortez. Linguagem em Movimento 1 – 1ªEd. São Paulo. Editora FTD. 2010


Referências Bibliográficas
CORREA, Vanessa Loureiro. Linguistica Aplicada. 1ªEd. Curitiba/PR. Editora Intersaberes. 2013.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oi! Seja bem-vindo e bem-vinda para ler ou comentar.
Obrigada pela sua visita.
Beijo da Nana Pimentel

Volte sempre!

Volte sempre!

Pesquisar este blog

Minha estante de livros!