*** Deve ser elaborado os anexos conforme necessidade de cada professor e perfil da turma. Não estão apresentados aqui!
PLANO
DE ENSINO 1
Título: Heterônimos de Fernando Pessoa
Duração:
2h/a
Público
Alvo: 3º ano do Ensino Médio
Justificativa:
Está foi elaborada para que os alunos tenham a oportunidade de
entrar em contato com a literatura modernista de forma atrativa e
desta forma possam compreender que a literatura existe por que há
pessoas que expressam seus sentimentos através dela, assim como um
adolescente os expressam em “fakes” do mundo virtual.
Objetivo:
Conhecer os Heteronômios de Fernando Pessoa e o porquê de sua
importância literária.
Objetivos
específicos:
-
Perceber as diferenças entre os poemas dos Heteronômios.
-
Entender a relação do autor com o período modernista.
-
Compreender a diferença entre as palavras: “Pseudônimos” e
“Heteronômios”.
Metodologia
-
Iniciar a primeira aula com a leitura de trechos dos poemas de
Fernando Pessoa (anexo 1)
-
Mostrar os diferentes textos de cada um dos Heteronômios.
-
Explicar que todos os autores na realidade são uma única pessoa.
-
Na 2ª aula, iniciar solicitando que pesquisem nos dicionários da
escola qual a diferença entre pseudônimo e Heteronômios.
-
Pedir que alguns leiam as respostas que encontraram e que os colegas
digam o que entenderam
-
Explicar a diferença das duas palavras pesquisadas
-
Mostrar as características do modernismo e as características do
modernismo e dos poemas de Pessoa.
-
Informar a relação existente entre o autor e o modernismo.
Avaliação:
-
Participação individual e no grupo
Recursos
materiais necessários
-
Lousa, canetão, dicionários, livro de literatura (ref.
Bibliográfica anexa), cadernos e canetas.
Anexos:
Referências
Bibliográficas
ABAURRE,
Maria Luiza. PONTARA, Marcela Nogueira. FADEL, Tatiana. Português:
língua e literatura. 2ª
Ed. São Paulo, Editora Moderna. 2003.
FERREIRA,
Aurélio Buarque de Holanda. O
minidicionário da Língua Portuguesa. 4ª
Ed. 5ª impressão. Rio de Janeiro. Nova Fronteira. 2002.
PLANO
DE ENSINO 2
Título:
Sarau de poesias
Duração:
2h/a
Público
Alvo: 9º ano do Ensino Fundamental
Justificativa:
Oportunizar o contato com a poesia de forma agradável mostrando que
há muitas formas de expressar os sentimentos.
Objetivo:
Através de um sarau preparar os alunos para as aulas de literatura
do Ensino Médio, quando terão um contato maior com a literatura
poética.
Objetivos
específicos:
-
Perceber que a poesia é expressa e escrita de muitas formas.
-
Entender o mundo da poesia como vivo e com regras que identificam
estilos embora todas poesias expressam os sentimentos de quem as
criou.
-
Compreender que ler poesia pode ser prazeroso.
Metodologia
-
Iniciar a primeira aula com a leitura de varias poesias trazidas pelo
professor (anexo 1)
-
Solicitar que cada aluno fale o que entendeu das poesias que ouviram
-
Solicitar que escolham poesias na internet, imprimam e leiam para a
próxima aula, preparando-se para apresentar aos colegas da forma
como mais lhe agradar, desde que seja falada.
-
Na segunda aula, iniciar preparando um ambiente agradável em sala de
aula. Os alunos sentados em um tapete grande com almofadas e com
música ambiente para a leitura das poesias escolhidas.
-
A professora inicia declamando uma poesia e posteriormente convida
todos a lerem um a um suas poesias. Ao final de cada leitura todos
batem palmas.
-
Após as leituras das poesias escolhidas cada aluno deve tirar de uma
caixa poesias selecionadas pela professora e devem ler na roda em que
estão. (anexo 2)
-
Finalizar perguntando como se sentiram ao ler poesia desta forma.
Avaliação:
Participação
individual e no grupo.
Recursos
materiais necessários
-
Tapete, almofadas, poesias impressas e colocadas em uma caixa,
internet, impressora, papel oficio, musica ambiente e aparelho de
som.
Anexos:
Anexos
1:
Anexos
2
Referências
Bibliográficas
ANDRADE,
Carlos Drummond. Reunião.
4ª
Ed. Rio de Janeiro. 1973.
ERNANI
& NICOLA. Lingua,
literatura e redação. 4ª
Ed. São Paulo. Ed. Scipione. 1997.
FARACO
& MOURA. Língua
e literatura.
Vol. 2. 17ª Ed. São Paulo. Editora Ática. 1991.
FERREIRA,
Aurélio Buarque de Holanda. O
minidicionário da Língua Portuguesa. 4ª
Ed. 5ª impressão. Rio de Janeiro. Nova Fronteira. 2002.
GONZAGA,
Sergius. Manual
de Literatura Brasileira.
10ª Ed. Porto Alegre. Editora Mercado Aberto. 1993.
MORAES,
Vinícius de.
Antologia Poética. 7ª Ed. Rio de Janeiro. 1960.
PINTO,
Alfredo Clemente. Seleta
em Prosa e Verso dos melhores autores brasileiros e portugueses. 56ª
Ed. Porto Alegre, Martins Livreiro. 1982.
PLANO
DE ENSINO 3
Título:
Criando um novo fim.
Duração:
3h/a
Público
Alvo: 7º ano do Ensino Fundamental
Justificativa:
Tendo em vista que a produção de texto muitas vezes é tida como um
desprazer, através da recriação de histórias já vividas com
novos fins possibilita ao aluno vivenciar através das linhas
situações que não foram positivas, agora, de forma agradável,
como tivesse realmente tido um fim melhor.
Objetivo:
Estimular a produção de textos.
Objetivo
específico:
-
Verificar os conhecimentos linguísticos, leitura e contextualização
social.
Metodologia
-
Iniciar a 1ª aula conversando com os alunos sobre as coisas que eles
gostam e o que não gostam. Questionar porque gostam ou não, se já
fizeram ou comeram o que não gostam, se o desconhecido lhes dá medo
ou não.
-
Formar as duplas e pedir que apontem em seus cadernos o que foi
conversado.
-
Iniciar a 2ª aula questionando-os sobre o que apontaram na última
aula e pedir que se unam em grupo novamente.
-
Solicitar que contem ao colega um acontecimento que não gostaram e
um que gostaram.
-
Pedir que construam um novo fim para o acontecimento envolvendo o
colega.
-
Terceira aula, levá-los para o laboratório de informática e
solicitar que digitem suas histórias e anexem imagens que podem
representar os acontecimentos envolvidos.
Avaliação:
Participação
individual e da dupla.
Recursos
materiais necessários
-
cadernos, canetas, laboratório de informática, imagens diversas.
Anexos:
inexistentes.
Referências
Bibliográficas
CAPUTO,
Angelo Renan Acosta. BARBOSA, Claudia Soares. KRAS, Clea Silvia.
CORREA, Vanessa Loureiro. Linguistica
Aplicada.
1ªEd. Curitiba/PR. Editora Intersaberes. 2013.
FERREIRA,
Aurélio Buarque de Holanda. O
minidicionário da Língua Portuguesa. 4ª
Ed. 5ª impressão. Rio de Janeiro. Nova Fronteira. 2002.
PLANO
DE ENSINO 4
Título:
Estudando o romantismo.
Duração:
2h/a
Público
Alvo: 2º ano do Ensino Médio
Justificativa:
Propiciar ao aluno um contato com as características do romantismo
de forma a estimulá-lo, a saber, mais.
Objetivo:
Compreender o que foi o período romântico.
Objetivos
específicos:
-
Interpretar os textos do período romântico.
-
Entender o que estava acontecendo no mundo neste período literário.
-
Compreender a ligação artística da literatura com a realidade da
história.
-
Perceber o saudosismo vivido pelos autores deste período.
Metodologia
-
Iniciar a 1ª aula conversando com os alunos sobre o que estava
acontecendo no mundo quando o romantismo estava acontecendo.
-
Solicitar a leitura do capítulo sobre romantismo do livro de
literatura (anexo 1).
-
Iniciar a 2ª aula solicitando que façam um resumo dos principais
pontos das leituras da aula anterior.
-
Ler com os alunos os trechos dos livros de autores românticos
impressos neste capítulo.
-
Pedir que construam um novo fim para o acontecimento envolvendo o
colega.
-
Solicitar que falem o que compreenderam de cada leitura e pedir que
apontem em seus cadernos as características do romantismo que
percebem em cada texto.
_
Listar na lousa as características apontadas por eles mais alguma
outra ainda não mencionada.
-
Finalizar solicitando que respondam as questões do livro e fazendo
as correções destas seguidamente pouco antes do término da aula.
Avaliação:
Participação
individual.
Cadernos
com as tarefas realizadas.
Recursos
materiais necessários
-
cadernos, canetas, livro de literatura, lousa e canetão.
Anexos:
Anexo
1 – Livro adotado: CEREJA, William Roberto. MAGALHÃES, Thereza
Cochar. Português
– Linguagens2.
7ª Ed. São Paulo. Ed. Saraiva. 2010.
Referências
Bibliográficas
CEREJA,
William Roberto. MAGALHÃES, Thereza Cochar. Português
– Linguagens2.
7ª Ed. São Paulo. Ed. Saraiva. 2010.
PLANO
DE ENSINO 5
Título:
Duração:
2h/a
Público
Alvo: 1º ano do Ensino Médio
Justificativa:
Tendo em vista que para muitos alunos a poesia é considerada de
pouco valor, cabe introduzir o conhecimento da real importância de
uma poesia representando a época em que foi escrita.
Objetivo:
Valorização da poesia.
Objetivo
específico:
-
Conhecer diversos gêneros poéticos.
-
Trabalhar a leitura.
-
Compreender o período histórico barroco no Brasil e o momento
vivido pelos brasileiros.
Metodologia
-
Iniciar a 1ª aula mostrando poesias líricas, satírica e
religiosa.(anexo1)
-
Formar trios e solicitar que criem poesias (uma lírica, uma satírica
e uma religiosa).
-
Pedir que leiam para os colegas e perguntar as diferenças entre cada
tipo de poesia, criando um quadro na lousa com o que for mencionado
pelos alunos.
-
Iniciar a 2ª aula questionando-os o que se lembram da aula anterior.
Apontar as características da poesia barroca.
-
Falar sobre este período literário e o que estava acontecendo no
Brasil quando este ocorreu.
-
Mostrar novamente as poesias da aula anterior, falar quem são os
autores e o que eles queriam mencionar através delas.
Avaliação:
Participação
individual e da dupla.
Recursos
materiais necessários
-
cadernos, canetas, livro de leitura, lousa e canetão.
Anexos:
Anexo
1 – Livro adotado: TORRALVO, Izeti Fragata. MINCHILLO, Carlos
Cortez. Linguagem em Movimento 1 – 1ªEd. São Paulo. Editora FTD.
2010
Referências
Bibliográficas
CORREA,
Vanessa Loureiro. Linguistica
Aplicada.
1ªEd. Curitiba/PR. Editora Intersaberes. 2013.
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Beijo da Nana Pimentel