A
relação ensino-aprendizagem e a sua dificuldade nas
escolas-públicas devido ao elevado nível de repetência e evasão
escolar nas séries iniciais e durante todo o ensino fundamental,
chegando a ser superior a 60%, conforme registros divulgados.
O
fracasso escolar não é mais considerado como um problema individual
do aluno mas sim, como de um todo. Sendo aqui, verificado que a causa
maior é a sócio-econômica, pois múltiplos fatores favoreceram
este acontecimento. Ressalta-se os fatores internos e externos
escolares.
O
educador sente-se impotente diante da situação apresentada pois
como docente não consegui cumprir seu papel com eficácia, ou seja,
levar a aprendizagem até o educando.
O
ser humano aprende em todos os níveis, de forma sistemática e
espontânea. A interação do mesmo com o seu próximo é geradora do
aprender.
De
acordo com a história, a instituição escolar é responsável pelo
crescimento social do indivíduo mas não é a única. Tem função
específica de proporcionar a educando o conhecimento sistematizado
historicamente.
É
na escola que se aprende a distinguir algumas características do
cotidiano e nela ocorre o dinamismo do ensino-aprendizagem, o
conhecimento a ser sistematizado e inteirado.
Na
escola surge o aluno e o professor, ou seja, aquele que aprende e o
que ensina. Nessa relação cabe ao educador mostrar o conhecimento
que deve ser aprendido e como apropriar-se deste ao educando. É
responsável por orientar o meio do educando apropriar-se dos
conhecimentos mostrados.
Todo
o trabalho de ensino aprendizagem é formado por um conjunto de
atividades organizadas pelos professores (educadores) que tem por
objetivo principal levar o conhecimento aos alunos pelos mais
diversificados métodos de dinâmicas, elevando o conhecimento e
respeitando também a maturidade, experiência de vida de cada aluno.
Há
uma relação clara de socialização, troca de conhecimento
aprendidos e transformação-interação dos conhecimentos
aprendidos.
Pesquisas
mostram que 60% das crianças em séries iniciais evadem ou repetem
nas escolas públicas, esse alto índice de fracasso escolar não
pode ser ignorado.
Atualmente
nos estudos que tem sido feito nessa área, o fracasso escolar não é
mais visto como uma dificuldade individual e sim como resultado de um
todo, pois múltiplos fatores, ou seja, dentro e fora da escola
afetam o indivíduo aprendiz. A causa sócio-econômica baixa é um
dos maiores empecilhos para o bom ensino e aprendizagem escolar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Oi! Seja bem-vindo e bem-vinda para ler ou comentar.
Obrigada pela sua visita.
Beijo da Nana Pimentel