Miscelâneas do Eu

Expressar as ideais, registrar os pensamentos, sonhos, devaneios num pequeno e simplório blog desta escritora amadora que vos fala são as formas que encontrei para registrar a existência neste mundo.

Não cabe a mim julgar certo ou errado e sim, escrever o que sinto sobre o que me cerca.

A única coisa que não abro mão é do amor pelos seres humanos e incompreensão diante da capacidade de alguns serem cruéis com sua própria espécie.

Nana Pimentel

Páginas

quinta-feira, 22 de junho de 2017

Outras dicas para sua produção textual












Seu texto deve ser claro.


Seja objetivo e não repita a ideia. Não tente aumentar linhas falando a mesma coisa com outras palavras. “O texto fica CHATO”.


Faça sempre rascunhos. Eles servem para ajudar a apresentar textos com coerência e coesão.São ótimos para posterior correção e escrita definitiva de qualidade. Neles você pode riscar e rasurar à vontade.


Acabar com o irrelevante em sua redação, procure sempre usar a seguinte ordem:

Introdução, argumentação e conclusão da ideia – NAS DISSERTAÇÕES E CRÔNICAS.

Introdução, desenvolvimento (situação problema/clímax), desfecho. - NOS CONTOS E POEMAS


Seja coerente! Não fuja do assunto e da sua posição, sua opinião sobre algo. Não diga que aprova uma coisa e nas linhas seguintes você reprova. Use de lógica sempre.




LEIA COM ATENÇÃO SEU TEXTO E RELEIA PARA VERIFICAR SE HÁ ERROS OU INADEQUAÇÕES.



quarta-feira, 21 de junho de 2017

O Fantasma de Canterville



Em O fantasma de Canterville, um fantasma habilidoso vê o feitiço virar contra o feiticeiro quando, na própria casa que assombrava, passa a ser aterrorizado por seus novos proprietários americanos. O fantasma do livro é Sir Simon de Canterville, que em 1565 assassinou a própria esposa e, para assombrar os corredores de Canterville Chase, adota os mais variados disfarces e se transforma numa verdadeira antologia de tipos macabros. No entanto, nenhuma dessas facetas é capaz de arrepiar os cabelos dos novos moradores da mansão. Esta história confirma a reputação de
Oscar Wilde como um mestre na arte narrativa, com seu senso de humor refinado, sua inteligência rápida e uma espirituosa dissecação da sociedade vitoriana. Trata-se de um clássico da literatura infantil.

“A ideia inicial de Wilde parece ter sido que seria engraçada uma situação em que as pessoas vissem, sim, o fantasma, mas isso não tivesse o menor efeito sobre elas. E que, ao invés de infernizar a vida dos vivos, o fantasma fosse infernizado por eles”, aponta o tradutor
Braulio Tavares.


Vamos praticar o inglês também!

O Jardim Secreto




           A clássica história de Mary, uma órfã de 10 anos que vai viver com o tio em um casarão na Inglaterra. Lá encontra Dickon, um menino que conversa com as plantas e os animais, e Colin, um pequeno lorde, doente e isolado em um dos quartos. 

        A amizade das crianças e o contato com a natureza operam uma surpreendente transformação em todos da casa.

(retirado do site da Livraria Saraiva)










terça-feira, 20 de junho de 2017

UM BOM TEXTO




Um bom texto não precisa ter palavras eruditas (rebuscadas, difíceis). Pois, a simplicidade faz com que o leitor se interesse pela leitura. E não um texto que esteja “longe do Universo de quem o lê”.

Quando escrevemos um texto, devemos pensar em quem gostaríamos que o estivesse lendo, ou quem será nosso possível leitor. Se estivermos escrevendo um texto técnico, a adequação do vocabulário deve estar presente com termos igualmente técnicos àquele público. Se queremos um leitor erudito, façamos um texto erudito. Se nosso público é jovem e o texto condiz com estes, escrevamos para este, usando linguagem próxima de nosso público.

Textos acadêmicos exigem uma linguagem acadêmica, conforme padrão usado na faculdade.

Outra dica importante, o texto deve manter suas ideias ligadas ao tema proposto e ao título.


Procure ler sobre o assunto que irá escrever ou textos que tratem do mesmo gênero textual que quer se expressar. Esta dica auxilia à produção de boas redações.

Pollyanna

                Órfã e pai e mãe, Pollyanna, uma menina de 11 anos, é acolhida pela tia Polly, sua única parente viva. Rica e intransigente, a tia é desprovida de compreensão e afetividade, e recebe a menina em sua casa como um dever. Pollyanna, por sua vez, é uma menina encantadora, que a todos conquista com sua paixão pela vida e pelas pessoas, seu otimismo, sua alegria de viver... e o Jogo do Contente, que pratica e ensina a quem quiser aprender. 

               Um jogo em que ninguém perde, todos ganham – e se transformam. Clássico da literatura juvenil universal, publicado em 1913, esse livro vem encantando gerações de leitores de diferentes idades em diversas línguas, tendo se tornado leitura obrigatória e necessária a quem quiser ver a vida sem amargura, descobrindo sempre o lado bom de tudo.


(retirado do site da Livraria Saraiva)







segunda-feira, 19 de junho de 2017

Menino do Dedo Verde


Imagem relacionada
Era uma vez Tistu...Um menino diferente de todo mundo. Com uma vidinha inteiramente sua, o pequeno de olhos azuis e cabelos loiros deixava impressões digitais que suscitavam o reverdecimento e a alegria. As proezas de seu dedo verde eram originais e um segredo entre ele e o velho jardineiro, Bigode, para quem seu polegar era invisível e seu talento, oculto, um dom do céu. Até o final surpreendente e singelo.
´O Menino do Dedo Verde´, de Maurice Druon, tornou-se um clássico da literatura para crianças e jovens em todo o mundo e permanece atual há três décadas, sendo adotado em escolas do Ensino Fundamental todos os anos. Esta fábula trata de questões relacionadas com os conceitos de convívio social, ética e cidadania; e foi pioneira ao abordar o tema ecologia. (SITE: Livraria Saraiva)



DICAS PARA FAZER UMA BOA REDAÇÃO




                  A redação deve ter uma aparência agradável aos olhos do leitor, ou seja, respeito às margens da folha; os parágrafos feitos corretamente, acentuação e pontuação respeitadas e formação de períodos e frases condizentes com o texto.

                         A ortografia deve ser observada. Sua letra não precisa ser a mais “bonita do mundo”, mas precisa ser legível. Assim, cuide ao escrever a letra N não deixando-a parecida como M ou com o R; ao escrever o T faça o corte na letra “t” e cuide para não ficar igual ao F. Evite letra de forma e opte pela cursiva sempre que for possível. Cuidado com o uso de letras maiúsculas e separação silábica.



Não esqueça: a letra " I " NÃO TEM BOLINHA OU CORAÇÃO EM CIMA, tem apenas um ponto.


    Outro cuidado ao escrever é quanto a estrutura lógica do texto.
    O texto pode ser escrito em 1ª pessoa do singular, no entanto, prefira se for uma dissertação ou resenha, usar a 3ª pessoa do singular.
    Cuidado ao expressar suas ideias usando “eu acho”, “quem sabe”. Estes dão ideia de algo incerto.
    O tempo verbal deve ser presente ou passado. Não misture os dois em uma mesma ideia.
    Evite fazer frases longas. Estas frases não deixam o seu texto valorizado. Torna-o cansativo.
    Cuide para não repetir palavras. Use sinônimos.

Ponte para Terabitia





                      Jess Aarons, um garoto de 10 anos, passou o verão treinando para ser o campeão de corrida da escola. Na volta às aulas, é ultrapassado por uma aluna nova. Os dois tornam-se grandes amigos, e criam um reino imaginário chamado Terabítia, onde governam soberanos protegidos das ameaças e zombarias da vida cotidiana. Até que um dia, uma fatalidade os separa, e Jess precisa ser forte para enfrentar essa triste realidade.

(retirado do site da Livraria Saraiva)









domingo, 18 de junho de 2017

Pollyanna Moça

                       Pollyanna agora é uma encantadora adolescente, amada por todos os que conviveram com ela e aprenderam o Jogo do Contente. Sua fama de pessoa especial ultrapassa os limites de Beldingsville. Quando recebe um convite para passar uma temporada em Boston, novas experiências vêm enriquecer sua vida. Ela passa a conviver com pessoas interessantes, faz amizades, ensina e aprende muito, e ajuda pessoas necessitadas que vai encontrando em seu caminho. 

                        É nesse livro, também, que Pollyanna descobre o amor e experimenta a inquietação, as dúvidas e as emoções pelas quais passam as pessoas apaixonadas.

(retirado do site da Livraria Saraiva)





TIPOS DE REDAÇÃO:


















NARRAÇÃO

Predomina a ação
Fato: o que vai narrar
Tempo: quando o fato ocorreu
Lugar: onde o fato se deu
Personagens: quem participou ou observou o fato ocorrido
Narrador em 1ª pessoa: participa do fato
Narrador em 3ª pessoa: conta o que ocorreu com terceiros
Modo: como se deu o fato


DESCRIÇÃO

- Caracterizar alguém, alguma coisa ou lugar.
- Verbos mais adequados – ligação (ser, estar, ficar…)


DISSERTAÇÃO

Todo texto dissertativo deve ter três partes:
a) Introdução;
b) Desenvolvimento;
c) Conclusão.
Apresentar o tema:
- transforme o tema em pergunta.
- responda a pergunta (e obtém-se o ponto de vista)
- coloque o porquê da resposta (e obtém-se o argumento)


* Retirado de um outro blog no qual não recordo o endereço.

O menino feito em blocos






domingo, 4 de junho de 2017

Livros para leituras de junho e julho de 2017

Queridos alunos,

           Vocês deverão escolher um dos livros abaixo para suas leituras durante os meses de junho e julho. Pode ser escolhido qualquer um dos livros desde que correspondam ao ano escolar em curso.
           Após fazerem suas escolhas devem seguir as orientações no Classroom.

Divirtam-se!

Opções de livros:
1)  6º ano A e 6º ano B
a) O Menino do Dedo Verde - Maurice Druon
b) Pollyanna - Eleanor H. Porter
c) Ponte para Terabitia - Katherine Paterson
* d) Hora do Espanto - O Piano - Edgar J. Hyde "Não há e-book deste livro"

2) 7º  ano
a) Pollyanna Moça - Eleanor H. Porter
b) O Ladrão de Raios - Rick Riordan
c) O Jardim Secreto - Frances Hodgson Burnett
d) Harry Potter e a Criança Amaldiçoada - J. K. Rowling


3) 8º ano
a) O Fantasma de Canterville - Oscar Wilde
b) As Crônicas de Nárnia - O leão, a feiticeira e o guarda-roupa - C.S. Lewis
c) Senhor dos Aneis - A Sociedade do Anel -  J. R. R. Tolkien
d) Harry Potter e a Criança Amaldiçoada - J. K. Rowling

Os livros abaixo são fatos reais e/ou baseados em fatos reais. Estão sendo sugeridos para um reflexão sobre superação e diferenças.
Livros que não possuem e-books livres ou e-pub ou kindle, mas poderão ser escolhidos e lidos:

6º ano A 

O Menino Que Acreditava Em Milagres 

O’leary, John


         Um relato emocionante de triunfo sobre a tragédia, essa história traz reflexões inspiradoras a respeito das escolhas que fazemos na vida e das lições que podemos aprender com elas. Quando John O’Leary tinha nove anos, quase morreu em um devastador incêndio em sua casa. Com queimaduras em 100% do corpo, ele reuniu uma quantidade inimaginável de força interior apenas para sobreviver a essa fase tão difícil. Os insights que teve ao passar por essa experiência e os heróis que surgiram para ajudá-lo ? sua família, a equipe médica e pessoas totalmente desconhecidas ? mudaram a sua vida. Nesse livro, John relata sua história e nos ajuda a encarar os aspectos corriqueiros de nossa vida de um modo extraordinário. Com uma trajetória que é uma verdadeira progressão de milagres, ele nos faz rir, chorar e repensar todo o propósito de nossas vidas. Mostrando-nos a importância de se valorizar todas as pequenas bênçãos e oportunidades que tendem a passar despercebidas diante de nossos olhos. Empoderador, inspirador, absolutamente honesto e gentil, a força e o incrível espírito de O’Leary transbordam e brilham em todas as páginas deste livro. (Retirado do Site da Livraria Saraiva)

6º ano B



Adorável Heroína 

Flory, Susy / Hingson, Michael



'Nenhum alarme soou no 78o andar da Torre Norte do World Trade Center
e ninguém sabia o que tinha acontecido às 8h46 do dia 11 de setembro de 2001 – uma manhã que teria sido de um dia normal de trabalho para milhares de pessoas. Cego desde o nascimento, Michael também não via nada naquele dia, mas conseguia ouvir os sons de vidro estilhaçado, destroços caindo e pessoas
aterrorizadas se reunindo em torno dele e de sua cão-guia. No entanto, Roselle permaneceu calma ao seu lado.Naquele momento, Michael escolheu confiar nos julgamentos de sua cachorra e não entrar em pânico. Eles eram uma equipe. Adorável heroína possibilita ao leitor entrar no World Trade Center segundos após o ataque para vivenciar a experiência de um homem cego e de sua amada cão-guia na luta pela sobrevivência.'



7º  ano
Indomável, de Vujicic,Nick

           Milhares de pessoas já conhecem o rosto sorridente e a mensagem revigorante de Nick Vujicic, o coach motivacional que é ele mesmo, uma motivação para todo o mundo. Apesar de ter nascido sem braços nem pernas, Vujicic não deixou de desfrutar de grandes aventuras, desenvolver uma carreira excepcionalmente compensadora e viver significativos relacionamentos amorosos. Nick Vujicic consegue superar as provações e dificuldades de sua vida ao concentrar-se na certeza de que nasceu com um propósito único e relevante. E não importa o quanto tudo pareça, às vezes, desesperador e difícil, Nick continua a acreditar, porque ele sabe: seu poder é desencadeado quando a fé entra em ação. E essa experiência de fé, essa certeza de que a dificuldade está aí para ser superada, pode ser conquistada por qualquer pessoa que realmente queira ter uma vida inacreditavelmente maravilhosa. As adversidades do mundo moderno como: problemas de relacionamento; desafios da carreira e do trabalho; preocupações com a saúde; pensamentos autodestrutivos e vícios; bullying e intolerância são infortúnios que podem ser descartados. É realmente possível conquistar o desejado equilíbrio entre corpo e mente; coração e espírito. Mas essa é uma conquista que demanda know-how; um conhecimento que Nick Vujicic tem de sobra — e está disposto a compartilhar. (retirado do site da Livraria Saraiva)


8º ano


            Uma história sobre um pai e seu filho autista, e sobre um jogo que mudou suas vidas. Alex ama sua família, mas tem dificuldade em se conectar com Sam, o filho autista de oito anos. A tensão crescente da rotina leva seu casamento ao ponto de ruptura. Jody não aguenta mais o marido ausente e que pouco participa da vida do filho. Então Alex vai morar com o melhor amigo, e passa a dormir no colchão inflável mais desconfortável do mundo. Enquanto Alex enfrenta a vida de homem separado, cumpre a função de pai em meio-expediente e é confrontado com segredos de família há muito enterrados, seu filho começa a jogar Minecraft. E o que acontece depois disso é algo que nem Alex, nem Jody, nem Sam poderiam imaginar. Inspirado no relacionamento do autor com seu filho autista, “O menino feito de blocos” é um livro emocionante, engraçado e verdadeiro sobre o poder da diferença e sobre um menino para lá de especial.


A Mente de Stephen Hawking 

Smith, Daniel


          Um olhar único sobre a mente de um dos pensadores mais extraordinários de todos os tempos! Sem dúvida o cientista mais famoso do planeta e um dos mais renomados estudiosos da Física nas últimas décadas, Stephen Hawking se tornou mundialmente famoso com o livro Uma Breve História do Tempo, que transformou a maneira como interpretamos nosso lugar no universo. Sua história engloba uma batalha constante da mente contra o corpo. Quando foi diagnosticado com esclerose lateral amiotrófica (Ela) aos vinte e um anos, Hawking tinha o prognóstico de viver apenas mais dois. No entanto, decidiu não se deixar abater e hoje é o portador de Ela que sobreviveu por mais tempo na História. Esse livro convida você a explorar a abordagem única de Hawking sobre as grandes questões científicas da atualidade, e aponta as diferentes ideias e experiências que lhe ajudaram a formar tanto a personalidade íntima como a figura pública, decodificando tudo para demonstrar como você pode aplicar os métodos dele para melhorar todas as áreas de sua vida.




Volte sempre!

Volte sempre!

Pesquisar este blog

Minha estante de livros!