”
Adriana Tavares Pimentel
Este teórico da psicologia da educação foi
adepto do BEHAVORISMO, teoria que diz: “Behaviorismo é um termo genérico para
agrupar diversas e contraditórias correntes de pensamento na Psicologia que tem
como unidade conceitual o comportamento seja na concepção de Watson ou das
diferentes concepções de outros teóricos”. (UFBA)
Existem confusões ao
compararem Skinner a Watson. Watson refere-se a estímulos e Skinner vai além do
estímulo citando o homem como modificador e modificável. (Coleção Grandes
Filósofos)
“Ensinar é arranjar
contingências de reforçamento”. (Skinner)
Skinner diz que a educação é
a chave da sociedade. Através dela que se encontra as formas e habilidades
capazes de tornarem os alunos independentes depois da escola e consequentemente,
alcançar o sucesso profissional.
A força da educação a torna
o Quarto Poder, Quarta Força ou
Quarto Estado, diz ele. Sendo os três
primeiros: a Religião, a Economia e a Política. Portanto, a sobrevivência e a
manutenção da espécie estão também condicionadas à forma como este poder é
conduzido. Por conseguinte, a principal contribuição de Skinner para a
Psicologia foi o conceito de Comportamento Operante que descreve um tipo de
relação entre as respostas dos organismos e o ambiente, ou seja, analisável e
aplicável a Escola.
O
princípio do reforçamento positivo é outra contribuição
valiosa de Skinner. Através de seu estudo, inicial, com ratos, percebe-se que
os seres vivos são sensíveis às conseqüências dos comportamentos. Por usar
ratos foi rejeitado, mas ele reitera sua opinião dizendo que o ser humano é
complexo, não é igual a um rato e sim, tem seu comportamento condicionado ao
reflexo da ação e conseqüência como outros seres. Todavia, nem tudo que é
reforçamento positivo é prazeroso, visto que, há ações positivas como trabalhar
mas que no final do mês seu salário venha em atraso ou ainda em valor menor que
o esperado.
A
punição é prejudicial, ou seja, ela é o inverso do reforçamento
positivo, por ser geradora de respostas emocionais e físicas prejudiciais ao
desenvolvimento do homem. O extremo da punição pode desencadear a “supressão do
responder” como a evasão escolar ou a depressão. O erro pode ser importante
para o educador, mas para o aprendiz é punitivo.
“O
behaviorista skinneriano vai olhar sempre as respostas, os contextos em que
elas estavam e as conseqüências geradoras, ou seja, as conseqüências tríplices”.
(Coleção Grandes Filósofos da Educação)
Outra contribuição de
Skinner é a modelagem, aproximações
sucessivas ao comportamento final desejado. Teoria expressada no livro
“Tecnologia do Ensino” que aborda a descoberta dos princípios da aprendizagem,
podendo explicar o comportamento do aprender. Afirma: “dada às condições para
aprender, todo o ser aprende”. Não existe aluno ou professor problema e sim,
uma relação envolvida com condições físicas, ambientais e psicológicas que
podem não estar adequadas à aprendizagem.
O
aprender tem que ser agradável e gradual para que o aluno consiga
se apropriar de um conhecimento. Sendo assim, o professor propõe sem verdades
eternas e observa. Se o ser que aprende não consegue no ritmo proposto ou da
forma proposta, muda-se. O aluno não é o único responsável pelo seu aprender,
ou seja, rejeição ao mentalismo. O aprender depende da interface entre a
filogênese e o meio de ensino propiciado pelo professor e pela escola.
O
modelo de seleção pelas conseqüências é uma contribuição que
parte da afirmação de que o homem é determinado pela sua: FILOGÊNESE, o que somos
como espécie, ou seja, não adianta nos ensinarem a voar como pássaros porque
não seremos capazes disto visto que não temos o corpo para tal ação. A
OUTOGENESE, é como construímos nossa vida, ou seja, minhas relações pessoais
com familiares, amigos ou sociedade. E, a CULTURA, as práticas de linguagem e
comportamento verbais que são transmitidas a cada um.
Retira
da educação o julgamento onipotente da avaliação
feito pelo professor. A avaliação é para Skinner uma etapa do aprender através
da verificação do que foi ensinado. Se realmente aconteceu ou não. Sendo que a
avaliação continua é a mais adequada a ser usada, pois cada indivíduo tem seu
tempo e deve ser priorizada pela avaliação individual. As escolas precisam ser
agradáveis com beleza, cheiros bons.
No
sistema individualizado, cada aluno tem seu ritmo e deve ser
respeitado o 100% da aprendizagem de cada uma das partes do que será aprendido.
O aprender acontecerá respeitando, necessariamente, as condições ambientais,
físicas e mentais em que o aprendiz está inserido. No entanto, é importante
ressaltar que o aluno precisa sempre ser informado o que é esperado dele.
Exemplificando
a Teoria de Skinner
Ao longo dos estudos de comportamento,
Skinner mostrou a relevância das Ações no desenvolvimento cognitivo e a
importância do professor como mediador na sala de aula. Referiu-se a um quarto
poder como sendo o do professor por acreditar na interferência positiva e/ou
negativa que este pode ter sobre o ser humano em formação. Exemplificando:
1. Estímulo e respostas
– O ser humano reage sobre o
mundo. Modifica-o e é modificado por ele. Está em constante crescimento.
a) Alunos que recebem elogios
sentem-se valorizados e demonstram aumento da auto-estima e melhora no
rendimento escolar.
b) Alunos que recebem punições
tendem a evasão escolar.
2. Punição - Causa decréscimo no rendimento escolar.
a) Experiências aversivas são adicionadas: aluno com
nota baixa e professor o expõe ao grupo.
b) Experiências de subtração dos facilitadores de
comportamento: aluno com nota baixa
cumpre o “castigo”, sem o intervalo.
3.
Comportamento do aprender – deve ser prazeroso, ou seja, consequências
naturais sejam priorizadas no ensino.
a) Para um aluno aprender a
ler ele precisa ter contingências ambientais e pessoais para que isto ocorra.
4.
Avaliação ideal – cada indivíduo tem seu tempo e deve ser
priorizada pela avaliação individual.
a) O aluno é considerado em
seu todo dentro e fora da escola. Analisa os eventos encobertos (as emoções, os
pensamentos) diante do teste/prova.
Pergunta ao aluno o porquê o aluno errou e o
que estava pensando e a partir disto verifica o “erro”. Considerando sempre o
diário do aluno.
Bibliografia
Coleção Grandes Filósofos da educação: Skinner https://www.youtube.com/watch?v=E_C5Yzpb8yQ
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Oi! Seja bem-vindo e bem-vinda para ler ou comentar.
Obrigada pela sua visita.
Beijo da Nana Pimentel