QUEM É VOCÊ?
Adriana Tavares Pimentel, 51 anos, com formação pós graduada. Tecnóloga em Processos Gerenciais, Pedagoga, professora de Língua Portuguesa, especialista em Educação em EAD, Orientação Educacional, Supervisão e Gestão Escolar.
Leciona na rede particular
desde 2013 e anteriormente, lecionava na rede estadual do RS.
Nos anos 2000, ainda em formação na época, já trabalhava como educadora voluntária em alguns lugares na cidade de Porto Alegre. Suas atividades eram focadas em atividades de Hora do Conto.
Outra atividade exercida é em editora própria e escritora.
Possui algumas publicações de livretos: conto infantil, conto filosófico focado no adolescente e adulto, poesias, contos e crônicas para adultos.
1 Qual o papel do docente na formação
do sujeito?
2 Quais são as principais reflexões acerca do aluno que um professor não pode nunca esquecer?
Friso que o professor como alguém que professa conhecimento é ultrapassado em minha visão. No entanto, o conhecimento formador de sua área deve ser valorizado. Através dele conseguimos o conduzir as reflexões e construções de nossos educandos. Assim como, ver o aluno em sua significação primária como ser sem luz, também não condiz com a realidade. O aluno jamais será sem luz. Já possui luz própria que fortalece na medida que novas ideias e desenvolvimentos surgem. Todos somos alunos o tempo todo.
3 Quais os pensadores lhe ajudam a
compreender a condição dos sujeitos da Educação?
Wallon é um pensador importante em
minhas concepções como educadora. Suas ideias quanto à importância da
afetividade no desenvolvimento humano traz de modo inquestionável o homem como
ser social e capaz de transpor sua capacidade ao sentir um afeto positivo e
regredir se essa afetividade for negativa.
Paulo Freire, no que tange a construção do conhecimento entrelaçada a interação, assim como o comportamento do homem.
Emília Ferrero, expressa que a construção do conhecimento tem etapas de avanço e recuo, as quais são vitais para essa aprendizagem.
4 Como acontecem as relações
interpessoais em sua sala da aula?
Dentro da minha sala de aula,
especificamente, na disciplina de língua portuguesa, as relações interpessoais
são gradativamente construídas durante o ano. Um local onde construímos juntos
as regras de convivência e procuramos escutar uns aos outros e discutir
situações pertinentes que nos levem a reflexões e crescimento.
Nos momentos de conflitos, normalmente, procuramos levantar os porquês de eles terem surgido e encaminhar para uma solução antes de qualquer outro procedimento.
O fato desta disciplina possibilitar a expressão escrita e verbal traz vantagens diante deste desenvolvimento educacional e social.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Oi! Seja bem-vindo e bem-vinda para ler ou comentar.
Obrigada pela sua visita.
Beijo da Nana Pimentel