1
.Gênero: Narração – 6º ano do Ensino Fundamental
2.
Apresentação de uma situação de interlocução
a)Iniciar
com perguntas aos alunos:
Vocês
já acordaram pensando que teriam um dia terrível e o melhor seria
ficar na cama?
b)
Reconhecimento do gênero - Ouvir os relatos dos alunos, pedindo que
contem as histórias, perguntar o que é contar uma história. E,
colocar as sugestões de sinônimos para a palavra contar. Após,
pedir que abram o dicionário e procurem a palavra: NARRAÇÃO.
c)
Pedir que um deles leia a descrição do significado em voz alta e
então, dizer que eles estavam fazendo um texto oral ao contar suas
histórias e este é uma narrativa.
3.
Entregar a cópia do texto: Tia Brunilda do livro Bolsa Amarela de
Lygia Bojunga Nunes. (anexo 1)
4.
Atividades de leitura - Pedir que façam uma leitura silenciosa e
após, solicitar que cada aluno leia em voz alta um parágrafo.
5.
Conteúdo temático - Fazer as seguintes perguntas aos alunos:
- O
que foi narrado no texto?
-
Quando ocorreu a situação?
-
Onde ocorreu o fato?
-
Em que tempo está a narração?
-
Em que pessoa está sendo narrado?
-
Qual o clímax da narrativa?
-
Qual o desfecho?
-
Quem é o narrador, um observador ou um personagem? Qual o nome dele?
6.
Contexto de produção e função social
-
Esta situação poderia ser real? Por quê?
- O
que Raquel parecia estar sentindo pelas coisas que estavam
ocorrendo em seu dia?
-
Se você pudesse fazer alguma coisa para ajudar Raquel, o que você
faria?
-
Segundo seu conhecimento sobre ser um adolescente, quais as piores
situações do cotidiano que ele pode passar?
7.
Análise linguística
-
Qual o tempo verbal do texto?
-
Cite duas frases que comprovem o tempo verbal do texto.
-
Existe no texto algum outro tempo além do que prevalece no texto?
-
Explique o que Raquel quis dizer nesta frase: “Só faltei morrer de
raiva”.
8.
Produção de texto- Pensando nas histórias ouvidas dos colegas e a
lida, solicitar que os alunos criem um texto narrativo. A narrativa
pode ser feita como narrador observador ou pelo próprio personagem.
Narrando como personagem pode relatar uma situação imaginária ou
um fato real.
9.
Fechamento da tarefa: Os alunos devem digitar suas histórias no blog
de português dos alunos e anexar a elas imagens que marquem as
narrativas.
Anexo
1
Tia
Brunilda
Chegou
o sábado e a minha irmã falou:
-
Vai te vestir, Raquel, tem almoço na casa da tia Brunilda.
Bacalhoada.
Eu
adoro comer, só tem um prato que eu não aguento: bacalhau. Mas como
o pessoal aqui de casa tá sempre paparicando a tia Brunilda, eu
sabia muito bem que na hora de dizer: “Tia Brunilda, a senhora se
importa se eu só como a sobremesa?” eles iam me olhar daquele
jeito, e eu ia ter que acabar comendo. Então eu já fui ficando meio
aflita.
Calça
comprida eu só tenho duas: uma boa, outra ruim; enquanto uma lavo,
uso a outra. A boa estava lavando e ainda mais essa, eu pensei.
Quando
fui me olhar no espelho, dei de cara com uma espinha. Bem na ponta do
nariz. Espremi, começou a sair uma aguinha lá de dentro; vi que
tinha feito uma besteira. Meu nariz começou a doer. Olhei no espelho
e anunciei: - Não posso ir à bacalhoada: meu nariz inchou, tá
doendo demais.
Mandaram
eu botar mercuriocromo e acabar de me vestir.
Quando
eu abri a porta do armarinho do banheiro, um tal de mercúrio, que
estava na beira da prateleira, sem tampa nem nada, desabou em cima de
mim.
Só
faltei morrer de raiva. Já estava quase pronta pra sair. Tinha
baixado a bainha da calça, passei ela a ferro, peguei uma tinta que
a minha irmã pinta o olho e pintei uma flor na minha blusa pra ver
se tapava uma mancha antiga, agora tava tudo respingado, tudo
vermelho, blusa, calça, flor, até meu sapato levou um banho de
mercurocromo.
Vi
que o dia ia ser fogo. Botei aquele vestido xadrez que eu acho o fim;
meu nariz tava o fim; eu toda estava o fim; saí de casa achando a
minha vida o fim.
(Lygia
Bojunga Nunes. A bolsa amarela. Rio de Janeiro: Agir.)
REFERÊNCIAS
BIBLIOGRAFICAS:
BOJUNGA,
Lygia. A
Bolsa Amarela.
35ª ed. São Paulo: Saraiva. 2012.
DYONISIO,
Angela Paiva; BEZERRA, Maria Auxiliadora. Gêneros
Textuais e Ensino. 2ª
ed. Rio de Janeiro: Lucerna. 2002;
SARGENTIM,
Ermínio. Curso
Básico de Redação.
São Paulo: IBEP. 2001.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Oi! Seja bem-vindo e bem-vinda para ler ou comentar.
Obrigada pela sua visita.
Beijo da Nana Pimentel