Miscelâneas do Eu

Expressar as ideais, registrar os pensamentos, sonhos, devaneios num pequeno e simplório blog desta escritora amadora que vos fala são as formas que encontrei para registrar a existência neste mundo.

Não cabe a mim julgar certo ou errado e sim, escrever o que sinto sobre o que me cerca.

A única coisa que não abro mão é do amor pelos seres humanos e incompreensão diante da capacidade de alguns serem cruéis com sua própria espécie.

Nana Pimentel

Páginas

segunda-feira, 26 de setembro de 2016

Interpretação de texto, linguagem verbal e não-verbal, fonemas e substantivos

1 – Classifique os textos abaixo em Linguagem Verbal, Linguagem Não-Verbal ou Linguagem Verbal e Não-Verbal.

A)

B)

C)

D)


2 – Os fonemas são sons produzidos na fala. Para que esses sons sejam produzidos, eles contam com o auxílio de letras. Em alguns casos, as letras podem ser mudas (não representam som). Marque a alternativa em que a palavra contenha uma letra muda.
A) Constatar B) Festa C) Preguiça D) Coragem E) Formal
3- Classifique as palavras abaixo em relação à quantidade de Letras e Fonemas, conforme modelo abaixo:
MASSAGEM = 8 letras e 7 fonemas

A) FOLHAS ________________________________________________________________
B) GROSELHA _____________________________________________________________
C) QUEIMAR ________________________________________________________________
D) ASSESSORIA ____________________________________________________________
E) MEXESSE ________________________________________________________________

4 – Leia o trecho do poema “Pé de quê?”.

Nem em pé-d’água
Em pé-de-atleta
Em pé-de-cabra
Em pé-de-boi ou pé-de-galinha
Em pé-de-meia
Ou pé de moleque
Não entra o sapatinho vermelho-sangue
[...]

A) Como podemos perceber, no poema encontra-se uma série de palavras cuja composição se dá em torno da palavra pé. Como essas palavras se classificam?

________________________________________________________________________________________________________________________________________________

B) Explique qual o significado de cada uma delas.

________________________________________________________________________________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________________________________________________________________________

5 – Os substantivos uniformes podem vir acompanhados de artigo definido “o” / “a”, ou artigo indefinido “um” / “uma”. Abaixo complete os espaços em branco com o artigo UM se o substantivo for masculino e UMA se o substantivo for feminino.

A) ________ guaraná gelado. B) ________ grama de ouro.
C) ________ xérox autenticada. D) ________ eclipse esperado.
E) ________ telefonema inesperado. F) ________ problema social precisa ser resolvido.
G) Ninguém trouxe _______ cal para jogar na parede.

6 – Leia o texto abaixo:

A criatura
Laura Bergallo
A águia deu um voo rasante sobre a pista, e o garoto se soltou quando ela passava bem em cima da moto desocupada. Assim que ele caiu montado, foi dado o sinal de largada.
As motos aceleraram ruidosamente e partiram em disparada, enfrentando obstáculos como rampas, buracos e lamaçais. O páreo era duro, mas a motocicleta do garoto era uma das mais velozes. Logo tomou a dianteira, seguida de perto por uma moto preta reluzente. Conduzida por um piloto de aparência soturna. [...]
Inclinando o corpo um pouco mais, o garoto conseguiu acelerar sua moto e aumentou a distância entre ele e o segundo colocado. Mas o piloto misterioso tinha uma carta na manga: num golpe rápido, fez sua moto chegar por trás e, com movimento preciso, deu uma espécie de rasteira na moto do garoto.
A motocicleta derrapou e caiu, rolando estrondosamente pelo chão da pista e levantando uma nuvem de poeira. O garoto rolou com ela e ambos se chocaram com violência contra uma montanha de terra, um dos últimos obstáculos antes da chegada.
A moto negra ganhou a corrida, sob os aplausos da multidão excitada e o garoto ficou desmaiado no chão.
Com um sorriso vitorioso, Eugênio viu aparecer na tela FIM DE JOGO. Soltou o joystick e limpou na bermuda o suor da mão. [...]

A) O desfecho do texto é surpreendente. Explique por quê.

________________________________________________________________________________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________________________________________________________________________

B) Releia o trecho: “Mas o piloto misterioso tinha uma carta na manga”. Explique o significado do termo em destaque de acordo com o contexto.

________________________________________________________________________________________________________________________________________________

C) Retire do texto QUATRO substantivos uniformes, do gênero feminino.

________________________________________________________________________________________________________________________________________________

D) Retire UM substantivo coletivo e explique a que tipo de seres ele indica.



7 – Relacione o substantivo feminino da coluna da direita com o seu correspondente masculino da coluna da esquerda.


Compadre


Cabra

Imperatriz


Cadela

Cão


Ovelha

Bode


Amazona

Genro


Dama

Padrasto


Comadre

Zangão


Nora

Cavalheiro


Madrasta

Carneiro


Abelha

Cavaleiro


Imperador

8 – A obra Imperador Amarelo é um conjunto de narrativas milenares da tradição chinesa, passadas de geração em geração a fim de passar mensagens de sabedoria. Leia o trecho abaixo:

Quando a estrada for estreita, pare e abra o caminho para quem estiver passando; quando houver fartura, deixe um terço para que os outros saboreiem. Esta é uma boa forma de viver no mundo em meio à paz e à felicidade.
Huanchu Daorem. In. O Imperador amarelo.

Nesse sentido, analise as afirmações abaixo e marque V para as alternativas Verdadeiras e F para as alternativas Falsas.


O livro recebe o mesmo nome de uma das histórias

Animais típicos da China, como tigres e raposas, são personagens de algumas histórias.

Em todas as narrativas, verifica-se o apego do povo chinês às coisas materiais.

A simplicidade não é valorizada nos ensinamentos dos chineses, conforme a lição dos sábios antigos.

Os gêneros dos textos da obra são: lenda e conto, todos breves.

9 – Complete o texto abaixo flexionando em número os substantivos, indicados em parênteses, no plural.
A) Os ____________ (pião) rodopiaram na calçada lá de casa.
B) Ele tem medo de ___________________ (sótão) porque assistiu filmes de terror.
C) Em todos os ___________________ (verão) viajamos. Neste iremos para Fernando de Noronha.
D) Tirei várias _________________ (xérox) do mesmo texto para poder distribui-lo entre os amigos.
10. (0,4) Assinale a alternativa que apresenta uma frase escrita em linguagem informal. Em seguida, justifique a sua resposta.

A) “Nicolau veste seu indefectível colete vermelho.”
B) “Não seja severo demais ao criticar os erros dos outros” [...] (O Imperador Amarelo)
C) “O meu velho trampa o dia inteiro e troca uma ideia comigo só de noite.”
D) “Há um vilarejo ali, onde areja um vento bom.” (Vilarejo, Marisa Monte)




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oi! Seja bem-vindo e bem-vinda para ler ou comentar.
Obrigada pela sua visita.
Beijo da Nana Pimentel

Volte sempre!

Volte sempre!

Pesquisar este blog

Minha estante de livros!