Justificativa:
Mostrar
a diversidade criativa que pode ser encontrada em um texto. A partir
das Reinações de Narizinho o aluno perceber o valor da cultura
brasileira. Reafirmando a importância dos costumes das mais variadas
regiões e preservação do meio ambiente. Resgatar as brincadeiras
das cantigas de roda, canções, jogos antigos e receitas culinárias
tradicionais. Inserir os alunos ao universo da literatura
infanto-juvenil e fazê-los comparar lendas e personagens com
sentimentos, costumes, ideias vividas no mundo atual.
Objetivo
geral:
Apropriação
de vocabulário culto causado pela fruição do texto.
Valorizar
a cultura e o meio ambiente em que estamos inseridos.
Objetivos
Específicos
Incentivar
o hábito da leitura.
Oportunizar
reconstruções dos personagens e histórias.
Melhorar
a ortografia e vocabulário.
Apropriação
de vocabulário culto causado pela fruição do texto (desconforto
pelo linguajar).
Diferença
na literatura da época e os livros da atualidade.
Desenvolver
a criatividade na produção de textos e na ilustração de
personagens e histórias;
Conteúdos
Língua
Portuguesa: Textos narrativos nos gêneros de contos, lendas e
fábulas dentro do tempo /espaço e das caracterização dos
personagens.
Produção
textual com a reescrita dos textos
Artes:
Desenho, pintura, músicas e culinária.
Educação
Física: Resgate de brincadeiras das cantigas de roda, canções,
jogos antigos
Língua
Inglesa: Construções textuais em língua estrangeira.
Tempo:
Acontecerá de setembro à novembro com todas as turmas da escola
Turmas envolvidas: séries
finais
Metodologia
2h/a
História
e os personagens
Iniciar
a aula questionando se ouviram falar do "Sítio do Pica Pau
Amarelo". E, perguntar se conhecem os personagens do texto.
Falar
sobre Monteiro Lobato e como surgiu o Sítio.
Ler
um trecho de Reinações de Narizinho (sugerindo as primeiras 4
histórias)
Perguntar
o significado de algumas palavras lidas no texto.
Colocá-las
no quadro, solicitar que copiem e procurem seus significados nos
dicionários copiando-os.
Reler
os trechos em que estão inseridas e perguntar o que entenderam.
Após,
falar sobre as características dos principais personagens.
Fechar
a aula solicitando que se imaginem um dos personagens e que estão em
uma aventura. Após, escrevam esta história em seus cadernos.
2h/a
Iniciar
a aula lendo as histórias.
Pedir
que desenhem seus personagens e respectivas histórias.
Fazer
o fechamento com um painel das ilustrações.
2h/a
Iniciar
a aula com um vídeo sobre “As Reinações de Narizinho”
Fazer
um debate com o grupo perguntando se eles têm habilidades como os
personagens (Pedrinho – caça e pescaria, Tio Barnabé – mundo
animal, Visconde – livros, Tia Nastácia – culinária...)
Combinar
uma demonstração de talentos aos moldes do Sítio, ou seja,
caracterizados e dentro de um cenário criado por eles na escola.
(3
semanas de 2h/a)
Ensaios
dos talentos
3h/a
Iniciar
e encerrar a aula com as apresentações e filmagens.
Avaliação
A
avaliação será contínua e individual para que possa ser levada em
consideração os alunos em todas suas habilidades e ações.
BIBLIOGRAFIA
Lobato, Monteiro.
http://www.e-biografias.net/monteiro_lobato/, acessado em 15/8/2015
às 22:16
Sítio do Pica Pau
“Reinações de Narizinho” -
http://www.valdiraguilera.net/bu/sitio-picapau.pdf, acessado em
2/8/2015 às 20h.
Lobato, Monteiro.
http://lobato.globo.com/misc_perssitio.asp, acessado em 15/8/2015 às
22:00
Steinberg, Vivian.
Literatura estrangeira em Língua Portuguesa. Ed Intersaberes.
Curitiba. 1ª ed. 2015
Mia Couto: "O Brasil
nos enganou"
http://epoca.globo.com/ideias/noticia/2014/04/bmia-coutob-o-brasil-nos-enganou.html
Terra Sonâmbula
https://www.youtube.com/watch?v=3zR5TH-YixE
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Oi! Seja bem-vindo e bem-vinda para ler ou comentar.
Obrigada pela sua visita.
Beijo da Nana Pimentel