Miscelâneas do Eu

Expressar as ideais, registrar os pensamentos, sonhos, devaneios num pequeno e simplório blog desta escritora amadora que vos fala são as formas que encontrei para registrar a existência neste mundo.

Não cabe a mim julgar certo ou errado e sim, escrever o que sinto sobre o que me cerca.

A única coisa que não abro mão é do amor pelos seres humanos e incompreensão diante da capacidade de alguns serem cruéis com sua própria espécie.

Nana Pimentel

Páginas

terça-feira, 3 de março de 2015

FUNDAMENTOS DO VOLEIBOL

Principais fundamentos do vôlei

Bloqueio:

- É a defesa de uma cortada, realizada junto a rede.- Só os jogadores de ataque podem praticá-lo.- Consiste em saltar e procurar formar uma barreira com as mãos, tentando assim impedir a passagem da bola para seu campo.

Manchete:

- É o golpe realizado com os antebraços unidos e com os braços estendidos para que a bola não toque no chão.- O jogador tentará receber o saque adversário efetuando um passe para o 

Levantador.

- Erros resultam em pontos para o adversário.- Tem influência na continuidade do jogo, principalmente o ataque.- Posição tem que ser realizada com eficiência (ver foto).- É considerado um princípio de defesa.

Cortada:

- É o salto seguido de um golpe fortee rápido, junto á rede, para que a bola vá direto para o chão do campo adversário –  principal fundamento de ataque.
- Exige domínio, força, velocidade e precisão.
- O cortador deverá considerar: seu repertório técnico, a qualidade do levantamento, a área coberta pelo bloqueio, armação de defesa adversária, seu estado psíquico e a situação de jogo e do set.
-  Além da potência da cortada, pode-se usar uma largada (que é uma cortada mais leve) que visa desviar a bola.
- Exige domínio, força, velocidade e precisão.- O cortador deverá considerar: seu repertório técnico, a qualidade do levantamento, a área coberta pelo bloqueio, armação de defesa adversária, seu estado psíquico e a situação de jogo e do set.-  Além da potência da cortada, pode-se usar uma largada (que é uma cortada mais leve) que visa desviar a bola.- Exige domínio, força, velocidade e precisão.- O cortador deverá considerar: seu repertório técnico, a qualidade do levantamento, a área coberta pelo bloqueio, armação de defesa adversária, seu estado psíquico e a situação de jogo e do set.-  Além da potência da cortada, pode-se usar uma largada (que é uma cortada mais leve) que visa desviar a bola.- Exige domínio, força, velocidade e precisão.- O cortador deverá considerar: seu repertório técnico, a qualidade do levantamento, a área coberta pelo bloqueio, armação de defesa adversária, seu estado psíquico e a situação de jogo e do set.-  Além da potência da cortada, pode-se usar uma largada (que é uma cortada mais leve) que visa desviar a bola.- Exige domínio, força, velocidade e precisão.- O cortador deverá considerar: seu repertório técnico, a qualidade do levantamento, a área coberta pelo bloqueio, armação de defesa adversária, seu estado psíquico e a situação de jogo e do set.-  Além da potência da cortada, pode-se usar uma largada (que é uma cortada mais leve) que visa desviar a bola.

Levantada:

- É o passe mais comum do esporte; com os dedos das mãos bem afastados, a bola é impulsionada na direção desejada quando se encontra em uma altura acima da cabeça.- É o passe que antecede ao ataque; proporcionalmente existem muito menos levantadores de bom nível que cortadores.

Saque:- É a ação que inicia ou reinicia o jogo a cada ponto ou vantagem.
REGRAS:

PontosExistem basicamente duas formas de marcar pontos no voleibol. A primeira consiste em fazer a bola aterrissar sobre a quadra adversária. A segunda ocorre quando o time adversário comete um erro ou uma falta.Posicionamento e rotaçãoNo início de cada set, o jogador que ocupa a posição 1 realiza o saque. Os oponentes devem então fazer a bola retornar tocando-a no máximo três vezes, e evitando que o mesmo jogador toque-a por duas vezes consecutivas. Após, o ponto ganho, antes de sacar, os jogadores devem fazer a rotação.
Diversas situações são consideradas errosA bola toca em qualquer lugar exceto em um dos doze atletas que estão em quadra, ou no campo válido de jogo (“bola fora”).

* O jogador toca consecutivamente duas vezes na bola (“dois toques”).
* O jogador empurra a bola, ao invés de acertá-la.
* A bola é tocada mais de três vezes antes de retornar para o campo adversário.
* O jogador encosta na rede com qualquer parte do corpo exceto os cabelos.* Um jogador que está no fundo da quadra realiza um bloqueio.
* Um jogador que está no fundo da quadra pisa na linha de três metros ou na área frontal antes de fazer contato com a bola acima do bordo superior da rede (“invasão do fundo”).
* O jogador está fora de posição no momento do saque.
* O jogador saca quando não está na posição 1.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oi! Seja bem-vindo e bem-vinda para ler ou comentar.
Obrigada pela sua visita.
Beijo da Nana Pimentel

Volte sempre!

Volte sempre!

Pesquisar este blog

Minha estante de livros!