Miscelâneas do Eu

Expressar as ideais, registrar os pensamentos, sonhos, devaneios num pequeno e simplório blog desta escritora amadora que vos fala são as formas que encontrei para registrar a existência neste mundo.

Não cabe a mim julgar certo ou errado e sim, escrever o que sinto sobre o que me cerca.

A única coisa que não abro mão é do amor pelos seres humanos e incompreensão diante da capacidade de alguns serem cruéis com sua própria espécie.

Nana Pimentel

sexta-feira, 25 de março de 2011

Cuidados especiais com as roupas

Reaproveitamento do sabão em pedra: Junte todas as sobras de sabão até some 1 kg. Coloque numa panela e encha de água até cobrir todos os restos de sabão. Leve ao fogo brando e mexa de vez em quando. Quando todo o sabão estiver dissolvido, junte: 1 colher (sopa) de sal, 1 colher (sopa) de vinagre. Mexa até tornar uma pasta (quando aparecer o fundo da panela). Apague o fogo, derrame tudo num pirex ou numa forma de alumínio retangular (que não seja muito grande, para que o sabão fique alto, não se espalhando muito) Depois de bem frio e duro, cortar em pedaços.

Faça uso normal.


Preparado para clarear roupas: 4 litros de água, 1/2 kg de sabão em pó, 1kg de bórax ou ácido bórico (compra-se em farmácias). Leve a água ao fogo. Quando estiver quente, junte o sabão em pó e mexa até dissolver. Acrescente o ácido bórico ou bórax, mexa também até misturar tudo ( Não há necessidade de ferver a água ). Espere esfriar, distribua em garrafas com tampa e guarde.

Quantidade para uso: para o tanque - 1 xícara (chá) bem cheia, para a máquina de lavar - 3/4 de xícara (chá)


Cheiro de suor na roupa: Se o cheiro de suor ficar impregnado na roupa mesmo depois de lavada, lave a roupa como de costume e mergulhe a roupa numa solução de água com 1 colher de sopa de bicarbonato de sódio no ultimo enxágüe.

E para os tecidos não sintéticos – basta colocar algumas gotas de limão numa panela com água e deixar ferver. Quando a água estiver fervendo, tire a panela do fogo e coloque a roupa de molho por alguns minutos.

Tenha cuidado apenas com roupas de tecidos muito finos, porque esta dica poderá danificá-los e também com roupas coloridas, verifique se a cor é firme.


Como tirar marca de barra em roupas: Se a marca de barra for em roupas de tecidos comuns, é só passar gelo na marca, depois passar o ferro quente e refazer a nova barra. Se as marcas de barra antiga for em seu jeans, passe uma esponja com bastante vinagre branco no local e depois passe a ferro, se necessário repita a operação até desaparecer os outros sinais.


Manchas de suor e desodorante em roupas: Manchas de suor costumam ficarem impregnadas nas roupas, assim como o desodorante misturado ao suor. Uma alternativa para retirar essas incômodas manchas é despejar sobre a região uma mistura de água com bicarbonato de sódio. Deixe a peça de molho por meia hora antes de lavar a roupa, depois deste tempo lave normalmente.

Limpar e desengordurar golas e punhos de roupas: Faça uma mistura com amoníaco na proporção de uma colher (sopa) para 1 copo (250ml) de água.

Pegue o pano branco embebecido neste líquido e passe sobre a região da gola ou do punho que estiver engordurada, encardida. Depois, lave bem com a água e o sabão de coco e coloque para secar.

Poderá também, passar detergente nas golas e punhos e esperar uma meia hora antes de lavar.

Para proteger sua roupa, facilitando na hora de lavar, polvilhe um pouco de talco nestas regiões que estão em contato direto com a pele, como é o caso das golas e punhos. O talco, vai evitar que o suor e a gordura da pele deixe sua roupa encardida e na hora de lavá-la não necessitará esfregar tanto, evitando também que fiquem puídas.


Mancha de gordura ou de graxa de sua roupa: Com a roupa seca, cubra toda a mancha com sabonete branco (tem que ser branco) também seco (tipo lux luxo) esfregando bem o sabonete, até a mancha ficar totalmente coberta pelo sabonete. Então lave a área com água fria, se necessário esfregue com as mãos, até mancha sair toda. Depois é só lavar a roupa do seu jeito de costume.

Serve pra tirar graxa também.


Mancha de graxa: Passe manteiga sem sal nas manchas de graxa em roupas. Deixe alguns minutos e limpe com um pano seco. Lave em seguida com detergente de cozinha incolor.

Outra opção é não deixar a graxa assentar. Assim que puder, pulverize a mancha com amido de milho e bicarbonato de sódio e deixe por 2 horas, até o pó engrossar. Raspe e repita o processo. Para finalizar, escove o pó e lave normalmente.


Manchou a roupa na lavagem com roupas de outra cor: Não deixe secar a "nova cor", ou seja a roupa manchada. Coloque-a em água com um pouco de sabão em pó, numa panela e dê uma fervida, até sair a mancha. depois volte a lavar normalmente sua roupa. Este truque só serve para roupas que não encolham e de algodão, tecido sintético não pode. E se forem coloridas, verifique se a cor e firme.


Manchas de sangue: Coloque leite sobre a mancha seca ou molhada e deixe algum tempo este leite agir, você vai notar que a mancha vai desaparecendo aos poucos, aí então, é só esfregar e lavar normalmente.


Manchas de frutas: Coloque leite morno em cima da mancha, com a roupa seca. Deixe um pouco de molho, depois esfregue com as mãos até a mancha sair. Lave de forma habitual.


Manchas parafina branca: Raspe com o lado cego de uma faca para tirar o excesso. Em seguida, coloque um papel absorvente sobre a mancha e passe com um ferro bem quente, para que a parafina derreta e grude no papel. Para parafina colorida, após raspar o excesso passe um algodão embebido em álcool ou benzina.


Manchou a roupa na lavagem com roupas de outra cor: Não deixe secar a "nova cor", ou seja a roupa manchada. Coloque-a em água com um pouco de sabão em pó, numa panela e dê uma fervida, até sair a mancha. depois volte a lavar normalmente sua roupa. Este truque só serve para roupas que não encolham e de algodão, tecido sintético não pode. E se forem coloridas, verifique se a cor e firme.


Manchas de sangue: Coloque leite sobre a mancha seca ou molhada e deixe algum tempo este leite agir, você vai notar que a mancha vai desaparecendo aos poucos, aí então, é só esfregar e lavar normalmente.


Manchas de frutas: Coloque leite morno em cima da mancha, com a roupa seca. Deixe um pouco de molho, depois esfregue com as mãos até a mancha sair. Lave de forma habitual.


Manchas parafina branca: Raspe com o lado cego de uma faca para tirar o excesso. Em seguida, coloque um papel absorvente sobre a mancha e passe com um ferro bem quente,para que a parafina derreta e grude no papel. Para parafina colorida, após raspar o excesso passe um algodão embebido em álcool ou benzina.


Manchas de mofo: 1. Aplique vinagre branco e suco de limão para neutralizar o mofo. deixe a peça assentar no sol por algumas horas. lave da forma usual, mas separadamente.

2. Experimente deixar a peça de molho em água bem quente com sal, deixando-a mergulhada até que a água esfrie. Em seguida leve ao sol, colocando sobre cada mancha sumo de limão e sal, deixando ficar por muitas horas. Depois lave normalmente.


Manchas tinta de caneta esferográfica: coloque um pedaço de algodão embaixo da mancha e esfregue com um cotonete (com muito cuidado para não espalhar a tinta). Em seguida, deixe de molho com um bom sabão em pó por cerca de 1 hora e lave normalmente. Outra opção é aplicar um removedor, álcool ou leite tipo a somente no local manchado. Aguarde e esfregue em seguida por alguns minutos, sem sabão. Para finalizar, lave com água quente.


Meias:

As meias de nylon ou de helanca não são lavadas em água quente e nem torcidas; tira-se o excesso de água, enrolando-as numa toalhinha felpuda; depois, deixar secar em lugar fresco, porém nunca ao sol.

Passe em água todas as vezes que forem usadas.

Para maior resistência das meias de nylon, antes de serem usadas, molhe-as e coloque-as num saquinho plástico, levando ao congelador por algumas horas, ou uma noite. Retire-as então, deixe descongelar e pendure para secar à sombra.

Também se conservarão quando lavadas numa mistura de água e vinagre. Espremer nem torcer, apenas pressionando-as com uma toalha felpuda.

Meias de Seda - Para sua maior duração, enxágüe as meias de seda em água com um pouquinho de sal.

Meias-Calças - Recomenda-se lavar as meias-calças à mão, em água morna e sabão neutro, enxaguar e enrolar em uma toalha, deixando secar em temperatura ambiente. E não usar, na lavagem, produtos à base de cloro ou amaciante, que danificam a composição dos fios (sintéticos).


Algodão Branco - Para clarear roupas brancas que ficaram amareladas ou encardidas, sem ter que usar água sanitária experimente um destes processos:

1) Numa água de anil, misture uma parte de terebintina e três de álcool, ou uma grama de sal de amônia.

2) Molhar primeiramente a roupa, e depois colocar na seguinte solução: 1 colher de amônia, 1 de terebintina ou aguarrás, e 200 gramas de sabão em pó (dissolvido em água fervente); acrescente água fria, misture tudo e deixe a roupa assim de molho por 4 horas. Depois enxaguar.

3) Ferver a roupa, colocando na água da fervura suco de limão.

4) As roupas brancas ficarão mais bonitas se mergulharmos um saquinho contendo cascas de ovos esmagadas, na água em que forem ensaboadas.

5) Lave a peça com sabão de côco liquido e no enxágüe coloque um balde de água pura com uns dois dedos de álcool liquido e de uma esfregada novamente na peça.


Aprenda como deixar limpinha suas roupas:

Cambraia - Lavar em água quente com "fel de boi", e depois com água fria aromatizada para tirar seu odor. Não torcer, apenas apertar com as mãos.

Camisas - Se os punhos e golas estão encardidos, antes de serem lavadas esfregar as partes manchadas com um pedaço de sabão de coco enxuto. Deixe assim ficar por alguns minutos. Mergulhe então as camisas, de uma só vez, na água com detergente e termine de lavá-las normalmente.

Fraldas - Para desencardi-las, sem usar amônia ou água sanitária, coloque-as, logo após o uso, dentro de um balde esmaltado, contendo água com bicarbonato. Depois lavar normalmente.

As fraldas devem ser fervidas de vez em quando.

Lenços - Água salgada é ótima para lavar lenços de nariz, de pescoço ou de cabeça. Basta deixá-los de molho nesta água durante uma hora, antes de enxaguar.

Para clareá-los, mergulhe também em água fria, onde foi dissolvida uma colher (chá) de cremor de tártaro, para cada litro de água.

Os lenços de nariz não precisam ser passados a ferro, se forem esticados, logo após a lavagem, sobre os azulejos do banheiro.

Linho Branco - Usar os mesmos processos da roupa branca, podendo também ser lavado em água quente onde se juntou um pouco de bórax pulverizado e uma colher de essência de terebintina.

Estampados - Os tecidos não descoram e não mancham, juntando-se à última água de enxaguar, sal e vinagre.

Se o tecido listrado ou estampado de fundo branco manchou ou desbotou, quando posto para secar, deve ser levado à água novamente, enxaguando-se várias vezes acrescentando-se à última água (pouca) três colheres (sopa) de vinagre. Em seguida, apertar bem o tecido entre dois panos secos, secar á sombra e passar a ferro enquanto estiver ainda úmido.

Azul e Vermelho - Ficam como novos se após lavados, passarmos numa solução fraca de água com soda.

Bordados de Cor - Lavam-se com água e sabão branco, e na última água juntar um pouco de vinagre.


Produtos para limpeza:

Sempre dê preferência a produtos neutros ou suaves.

Em caso de uso de sabão em pó e / ou amaciante, certifique-se de que estejam completamente dissolvidos antes de colocar as peças na máquina ou tanque.

Produtos com alvejantes não são recomendados para tecidos coloridos, estampados ou com aplicação de bordados, pois fazem com que as cores desbotem progressivamente.

Para manutenção da qualidade e aumento da vida útil dos seus produtos siga as instruções contidas nas etiquetas.



Cores Escuras:

Lave sempre cores escuras separadamente independente do tipo de produto (cama, mesa ou banho).


Toalhas de Banho, Rosto e Piso:

Na lavagem de toalhas de banho, rosto e piso, recomenda-se usar uma quantidade mínima de amaciante, ou até mesmo, evitar o uso, pois esses produtos reduzem a capacidade de absorção dos tecidos.


Produtos com Pena de Ganso

A Linha de Produtos de Pena de Ganso deverá necessariamente ser lavada em lavanderias – "Lavagem Industrial / a Seco". Esses produtos jamais deverão ser lavados com água, em casa, sem os cuidados essenciais descritos nas etiquetas.

Entre outras razões, esse é um excelente motivo para que se adote o hábito de utilização da Linha de Proteção exclusiva MMartan (protetores – para travesseiro, colchão) e também de duvets (capa para edredom), nem sempre utilizados por quem tem esse tipo de produto. Com esses acessórios, haverá uma grande economia já em curto prazo, pois a Linha de Proteção não requer cuidados especiais de manutenção e poderá estar sempre impecável, apenas com os cuidado dispensados pela própria dona de casa e / ou seus auxiliares.


Desbotamento de cor:

Ressaltamos que alguns produtos para pele e cabelo quando em contato com os tecidos (fronhas, lençóis, edredons, roupões ou toalhas) podem vir a provocar desbotamento por terem em sua formulação agentes oxidantes. Esse fenômeno é mais facilmente percebido em tecidos em tons de azul, mas ocorre em todas as cores.

Para evitar esse problema, se for necessário usar algum produto com esse tipo de composição, cubra suas fronhas com um tecido ou uma toalha branca.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Volte sempre!

Volte sempre!

Pesquisar este blog

Minha estante de livros!