Miscelâneas do Eu

Expressar as ideais, registrar os pensamentos, sonhos, devaneios num pequeno e simplório blog desta escritora amadora que vos fala são as formas que encontrei para registrar a existência neste mundo.

Não cabe a mim julgar certo ou errado e sim, escrever o que sinto sobre o que me cerca.

A única coisa que não abro mão é do amor pelos seres humanos e incompreensão diante da capacidade de alguns serem cruéis com sua própria espécie.

Nana Pimentel

terça-feira, 14 de janeiro de 2014

Trufas

TRUFAS


Ingredientes- Para o recheio
500 gramas de chocolate ao leite
1 lata de creme de leite sem soro
1 colher (de sopa) de mel
Para a cobertura
500 gramas de chocolate ao leite

Modo de preparo do recheio
Derreta todo chocolate em banho-maria ou, se preferir, use o forno de microondas. Cuidado para não queimar o chocolate ou passar do ponto. O ponto ideal é quando o chocolate está todo derretido, mas a uma temperatura suportável ao contato com a pele. Acrescente o creme de leite e o mel. Misture bem até obter um creme homogêneo.
Reserve o recheio em um refratário e leve à geladeira por pelo menos duas horas.
Quando o recheio já estiver com uma consistência firme, faça pequenas bolinhas, como se estivesse enrolando brigadeiro. Leve à geladeira novamente e reserve.

Modo de preparo das Trufas
O último passo é cobrir as porções de recheio com o chocolate. Nesta etapa, você vai usar o processo de temperagem para derreter 500 gramas de chocolate.
Quando o chocolate estive na temperatura ideal, banhe os docinhos. Jogue as bolinhas no chocolate, e cubra-as bem. Retire usando um garfo e coloque numa superfície lisa.
Para conseguir um visual mais elaborado, você pode optar por cobrir as trufas com raspa de chocolate ou pó de cacau. Mas espere até que a cobertura esteja quase seca para polvilhar a raspa ou o pó. Isso evita que eles se misturem à cobertura e derretam também.


1. Trufas de chocolate
Rendimento: Mais de 4 pessoas
Tempo de Preparo: 10 minutos

Ingredientes:
- 1 kg / 5 tabletes de chocolate ½ amargo; - ½ lata de creme de leite, sem o soro; - 100 g / ½ tablete de manteiga; - 3 colheres (sopa) de conhaque; - 1 xícara (chá) de chocolate, em pó.

Modo de Preparo:
1.Derreta 500 g do chocolate em banho-maria, ou no microondas. 2. Junte o creme de leite e mexa bem. 3. Adicione a manteiga, em temperatura ambiente, e o conhaque. Misture muito bem e leve à geladeira por 24 horas. 4. Retire da geladeira, faça bolinhas e volte à geladeira por mais 1 hora. 5. Derreta o resto do chocolate em banho-maria, ou no microondas, e deixe amornar. 6. Mergulhe as bolinhas de trufas no chocolate derretido, passe no chocolate em pó e leve para gelar por mais 1 hora.



2. Trufas de Coco
Rendimento: Mais de 4 pessoas

Ingredientes:
- 2 xícaras de creme de leite fresco; - 3/4 de xícara de coco ralado; - 700 g de chocolate branco picado finamente; - 500 g de chocolate meio-amargo derretido em banho-maria; - 100 g de manteiga amolecida.

Modo de Preparo:
Misture o creme de leite ao coco ralado. Leve à ferver em uma panela. Deixe esfriar por 30 minutos e passe em uma peneira, descartando o coco. Leve o creme para ferver uma segunda vez. Coloque o chocolate branco em uma tigela e acrescente o creme de leite quente. Bata até que o chocolate tenha derretido e a mistura esteja homogênea. Acrescente a manteiga e bata até misturar bem. Deixe esfriar a mistura, leve à geladeira até gelar. Com uma colher pequena (de preferência uma colher para fazer bolinhas de frutas) faça bolinhas da mistura de creme do tamanho de cerejas. Mergulhe cada bolinha, rapidamente, no chocolate meio-amargo derretido e depois coloque-a sobre papel-manteiga. Deixe esfriar até endurecer a cobertura de chocolate.




3. Trufas de framboesa
Rendimento:
Mais de 4 pessoas

Ingredientes:
- 300 g de polpa de framboesa; - 700 g de chocolate ao leite; - 80 g de açúcar invertido (ou mel); - 100 g de manteiga; - 30 g de álcool de framboesa; - 200 g de cacau em pó.

Modo de Preparo:
Pique o chocolate. Ferva a polpa com o açúcar invertido e coloque no chocolate, misture e acrescente manteiga e álcool. Coloque na geladeira até endurecer e formar bolinhas. Derreta os 500 gramas de chocolate amargo no banho-maria e acrescente 100 gramas de chocolate amargo picado. Misture bem. Mergulhe as bolinhas no chocolate e coloque-as no cacau em pó. Peneire e sirva.



4. Trufas de Laranja
Rendimento: Mais de 4 pessoas
Informações sobre a receita: Para decorar você pode utilizar tirinhas de casca de laranja: corte a casca da laranja, somente a parte amarela, em tirinhas bem fininhas, com ajuda de uma tesoura ou faca bem afiada. Coloque sobre cada uma das tarteletes.

Ingredientes:
Para a massa de trufa: 250ml de creme de leite fresco, 400g de Cobertura de Chocolate ao Leite, casca fina de 1 laranja, 4 colheres (sopa) de licor Grand Marnier. Para banhar: 600g de cobertura de chocolate ao leite, picada, cacau em pó

Modo de Preparo:
Coloque o creme de leite fresco numa panela média e leve ao fogo baixo até iniciar a fervura. Retire do fogo e acrescente 400g de chocolate, picadinho e mexa até dissolver totalmente. Reserve. Corte a casca de laranja, somente a parte amarela, em tirinhas bem fininhas, com ajuda de uma tesoura ou faca bem afiada. Leve-as ao fogo baixo numa frigideira pequena e, com uma colher de pau, vá remexendo, para que o calor se distribua por igual e se desenvolva o aroma dos óleos da casca. Não deixe queimar, para não amargar. Retire do fogo e deixe esfriar. Misture as raspas de laranja (reserve um pouco para decorar) e o licor à massa de trufa e leve-a à geladeira por uma noite. Modele as trufas com a ajuda de 2 colheres (chá). Evite o contato com as mãos, para que elas não "derretam" e mantenha-as na geladeira até o momento de banhar. Derreta os 600g de chocolate restante em banho-maria, misturando com uma espátula até que cerca de 2/3 dele tenha derretido. Retire-o do banho-maria e continue mexendo, até derreter completamente. Despeje o chocolate num refratário limpo e seco e sobre ele, acomode um prato contendo água fria, para acelerar o resfriamento. Misture com uma espátula até que, provando uma pequena porção no lábio inferior, você deve sinta que ele está "frio". Mergulhe as trufas neste chocolate, escorra o excesso e leve à geladeira por 5 minutos, para secar. Envolva as trufas no Cacau em Pó e acomode-as em seguida em forminhas ou na caixa em que for servir, não esquecendo da decoração com uma tirinha de casca de laranja.


5. Trufas Brancas
Rendimento: Mais de 4 pessoas

Ingredientes:
1 embalagem de Cobertura de Chocolate Branco, picada (500g), ½ xícara (chá) de creme de leite fresco, ¼ xícara (chá) de suco e as raspas de 1 limão.

Modo de Preparo:
Comece preparando a massa das trufas: leve ao banho-maria o creme de leite junto com a metade do chocolate picado (250g), misturando até formar um creme liso e uniforme. Retire do fogo, junte o suco e as raspas de limão e misture bem. Leve à geladeira por cerca de 3 horas, para ficar bem firme. Modele as trufas com a ajuda de 2 colheres (chá) e acomode-as numa bandeja forrada com papel-alumínio. Mantenha-as na geladeira até o momento de banhar. Prepare a cobertura: derreta a outra metade do chocolate em banho-maria, retirando do fogo bem antes da água ferver, e misture com uma espátula até que ele fique completamente derretido. Passe o chocolate para um outro refratário e acomode-o dentro de uma assadeira contendo água fria. Misture continuamente até que, ao colocar uma pequena porção de chocolate no lábio inferior, você sinta que ele está "frio". Banhe as trufas no chocolate e retire-as com um garfo, escorrendo o excesso. Leve-as para secar na geladeira por 5 minutos e em seguida acomode-as em forminhas ou na caixa em que for servir, cuidando para que fiquem em local ventilado, longe da luz e do calor.



6. Trufas Recheadas com brigadeiro e cereja Sobremesa Doce
Rendimento: 60 unidades
Tempo de preparo: 1h e 30 minutos Tempo de cozimento: 20 minutos
Diet: Não Light: Não Natural: Não

Ingredientes (Geral)
500grs. de chocolate branco
1caixinha de creme de leite sem soro (250g)
1 colher (sopa) de essência de cereja
2 colheres (sopa) de rum

Ingredientes (Recheio)
1lata de leite condensado
1 colher (sopa) de margarina
2 colheres (sopa) de chocolate em pó
35 cerejas escorridas e cortadas ao meio
Ingredientes (Cobertura)
500grs de chocolate ao leite

Preparo (Geral)
Derreta o chocolate branco com o creme de leite, junte o restante dos ingredientes, mexendo bem, espere esfriar e leve a geladeira por aproximadamente cinco horas.

Preparo (Recheio)
Misture todos os ingredientes e leve ao fogo baixo, sem parar de mexer, até soltar do fundo da panela.
Despeje em uma travessa úmida e deixe esfriar.
Enrole os brigadeiros com as mãos untadas, colocando metade de uma cereja no meio e assim enrolando e em seguida leve a geladeira para que fique mais firme.

Preparo (Cobertura)
Derreta o chocolate ao leite e mexa até que esfrie, em seguida banhe as trufas

Dicas
Fica mais fácil fazer as trufas um dia antes e banhar no outro dia.


7. Trufas Brancas
- 100 gr de chocolate branco
- 1 colher(es) (sopa) de creme de leite
- 1 unidade(s) de gema de ovo
- 1 colher(es) (sopa) de manteiga
- 1 1/2 xícara(s) (chá) de açúcar de confeiteiro
- 1 colher(es) (sobremesa) de rum

Pique o chocolate, coloque em um refratário e leve ao microondas por 2 minutos na potência média. Acrescente o creme de leite ao chocolate e mexa bem. Junte a gema e a manteiga, batendo bem até a manteiga derreter. Adicione o rum, se usá-lo, e misture bem. Junte o açúcar de confeiteiro aos poucos, deixando a massa bem firme. Leve para gelar. Faça bolinhas iguais e passe-as em açúcar de confeiteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Volte sempre!

Volte sempre!

Pesquisar este blog

Minha estante de livros!