Miscelâneas do Eu

Expressar as ideais, registrar os pensamentos, sonhos, devaneios num pequeno e simplório blog desta escritora amadora que vos fala são as formas que encontrei para registrar a existência neste mundo.

Não cabe a mim julgar certo ou errado e sim, escrever o que sinto sobre o que me cerca.

A única coisa que não abro mão é do amor pelos seres humanos e incompreensão diante da capacidade de alguns serem cruéis com sua própria espécie.

Nana Pimentel

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terça-feira, 12 de abril de 2016

Relação de Interdependência de Ensino e Aprendizagem





A relação ensino-aprendizagem e a sua dificuldade nas escolas-públicas devido ao elevado nível de repetência e evasão escolar nas séries iniciais e durante todo o ensino fundamental, chegando a ser superior a 60%, conforme registros divulgados.
O fracasso escolar não é mais considerado como um problema individual do aluno mas sim, como de um todo. Sendo aqui, verificado que a causa maior é a sócio-econômica, pois múltiplos fatores favoreceram este acontecimento. Ressalta-se os fatores internos e externos escolares.
O educador sente-se impotente diante da situação apresentada pois como docente não consegui cumprir seu papel com eficácia, ou seja, levar a aprendizagem até o educando.
O ser humano aprende em todos os níveis, de forma sistemática e espontânea. A interação do mesmo com o seu próximo é geradora do aprender.
De acordo com a história, a instituição escolar é responsável pelo crescimento social do indivíduo mas não é a única. Tem função específica de proporcionar a educando o conhecimento sistematizado historicamente.
É na escola que se aprende a distinguir algumas características do cotidiano e nela ocorre o dinamismo do ensino-aprendizagem, o conhecimento a ser sistematizado e inteirado.
Na escola surge o aluno e o professor, ou seja, aquele que aprende e o que ensina. Nessa relação cabe ao educador mostrar o conhecimento que deve ser aprendido e como apropriar-se deste ao educando. É responsável por orientar o meio do educando apropriar-se dos conhecimentos mostrados.
Todo o trabalho de ensino aprendizagem é formado por um conjunto de atividades organizadas pelos professores (educadores) que tem por objetivo principal levar o conhecimento aos alunos pelos mais diversificados métodos de dinâmicas, elevando o conhecimento e respeitando também a maturidade, experiência de vida de cada aluno.
Há uma relação clara de socialização, troca de conhecimento aprendidos e transformação-interação dos conhecimentos aprendidos.
Pesquisas mostram que 60% das crianças em séries iniciais evadem ou repetem nas escolas públicas, esse alto índice de fracasso escolar não pode ser ignorado.
Atualmente nos estudos que tem sido feito nessa área, o fracasso escolar não é mais visto como uma dificuldade individual e sim como resultado de um todo, pois múltiplos fatores, ou seja, dentro e fora da escola afetam o indivíduo aprendiz. A causa sócio-econômica baixa é um dos maiores empecilhos para o bom ensino e aprendizagem escolar.




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