Miscelâneas do Eu

Expressar as ideais, registrar os pensamentos, sonhos, devaneios num pequeno e simplório blog desta escritora amadora que vos fala são as formas que encontrei para registrar a existência neste mundo.

Não cabe a mim julgar certo ou errado e sim, escrever o que sinto sobre o que me cerca.

A única coisa que não abro mão é do amor pelos seres humanos e incompreensão diante da capacidade de alguns serem cruéis com sua própria espécie.

Nana Pimentel

Páginas

segunda-feira, 15 de março de 2010

Resenha sobre a Paráfrase



O livro “Comunicação e Expressão“ escrito por Léon, Ilhesca e outros, aborda o uso da paráfrase de forma direta e clara. Mostra em 15 exemplos as formas de aplicação desta. Tenta levar o leitor a entender que a escolha de uma forma usual de paráfrase no lugar de outra é determinada pela intenção do interlocutor, ou seja, o resultado que se intensiona ao ser falado ou lido.
Refere-se o capítulo ao fato da paráfrase em traduções, visando auxiliar na decodificação de um idioma em detrimento de outro, assim como, na psicanálise que o uso se faz na tentativa de explanar teorias de forma a serem “desvendadas” suas intencionalidades.
Tendo em vista o aspecto comunicativo desta, ultrapassando, como diz no capítulo “um efeito retórico ou estilístico”, traz a possibilidade de levar a informação ao outro confome interesse do emissor e conhecimentos prévios do destinatário.
Vejo que o capítulo não mostrar de forma direta o conceito de paráfrase, apenas exemplifica-a, e as diferenças entre esta e o plágio. Erro que tento sanar dizendo:
A paráfrase é reescrever um texto original transformando com suas palavras sem perder o sentido e servindo para esclarecer algo que já foi falado e/ou salientar algo que não pode ser esquecido, ou seja, uma releitura de um texto original sendo reescrito conforme o entendimento do leitor sobre o que está sendo falado com outras palavras. Diferente de plágio que é copia integral ou parcial de um texto original sem envolver o leitor-produtor num processo de criação textual e entendimento do que o autor original quer dizer. O plágio é simplesmente um processo automático de imitação.
Num trabalho acadêmico, a construção de produção textual através da paráfrase auxilia a esclarecer informações de determinado texto original. O acadêmico explana suas ideias referentes a determinado assunto sem plagiar um teórico que esta fundamentando seu trabalho. Torna um texto comum em um texto adequado a um público com nível acadêmico. E, enfim, não comete o crime do plágio, roubo de uma ideia de alguém, isentando-o de uma conduta ilícita.

Portanto, respondendo a pergunta inicial da UTA Escrita na fase 2, a paráfrase vem a auxiliar o discente, mas para tanto este deve ter o cuidado em diferenciá-la do plágio.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oi! Seja bem-vindo e bem-vinda para ler ou comentar.
Obrigada pela sua visita.
Beijo da Nana Pimentel

Volte sempre!

Volte sempre!

Pesquisar este blog

Minha estante de livros!