Miscelâneas do Eu

Expressar as ideais, registrar os pensamentos, sonhos, devaneios num pequeno e simplório blog desta escritora amadora que vos fala são as formas que encontrei para registrar a existência neste mundo.

Não cabe a mim julgar certo ou errado e sim, escrever o que sinto sobre o que me cerca.

A única coisa que não abro mão é do amor pelos seres humanos e incompreensão diante da capacidade de alguns serem cruéis com sua própria espécie.

Nana Pimentel

terça-feira, 23 de agosto de 2016

Interpretação de texto, sílaba tônica e separação silábica - exercícios

Leia com atenção: LILIBEL

Era uma vez uma garota chamada Lilibel.
E para começar a rimar, eu vou dizer que ela tinha os olhos cor de mel.
Desenhar bem, pintar sem deixar vazar, cantar sem desafinar-nada ela fazia. Seu terror eram as aulas de geometria. Diziam que sua letra era um garrancho sem fim.
Às vezes tinha nota vermelha no boletim. Era uma menina comportada. Alguns diziam que ela era muito calada.
Tinha medo de água, dos meninos e do professor de matemática. Adorava a professora de português, uma senhora muito simpática.
Lilibel achava que era muito feia muito branca e baixinha.
Na hora do recreio, se não viessem chamá-la para brincar ela ficava sozinha. Aparelho nos dentes foi obrigada a usar.
Sorria amarelo prateado quando lhe perguntavam como faria para beijar.
Havia um garoto, o Guto, que achava lindo. Mas ele não lhe dava bola, estivesse indo ou vindo.
O sonho de Lilibel era ser uma gatinha linda de doer. Dia e noite se perguntava: Quando isso vai acontecer?
O tempo passou e as coisas começaram a mudar. É que Lilibel descobriu que todo mundo na classe também tinha do que se queixar.
A sua melhor amiga tinha medo do trovão.
O garoto mais sabido ficava horrível de calção. A colega da carteira ao lado era meio gordinha. E o garoto de trás, um tampinha. Depois dessa constatação, sempre que olhava no espelho, ela dizia:
Eu sou uma gatinha.
O Estado de São Paulo.7/10/95.Lúcia Tulchinski.
3. Após a leitura do texto responda as seguintes questões:
a. Numere a 2ª coluna de acordo com a primeira de acordo com o significado:
( 1 ) Rimar ( ) deixar a pintura sair do limite. marcado
( 2 ) Vazar ( ) Pessoa pequena.
( 3 ) Geometria ( ) dar atenção.
( 4 ) Dar bola ( ) parte da matemática.
( 5 ) Tampinha ( ) encontrar palavras que tenham o mesmo som final.
b.No texto o narrador, faz uma descrição detalhada da personagem principal. Escreva 4 características de Lilibel segundo o texto:
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________-
c. De acordo com o texto, cite 4 coisas que Lilibel:
Gostava
Não Gostava










d.O texto destaca os medos e temores de Lilibel. Cite-os.
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

e.No final do texto Lilibel mudou de opinião a seu respeito? ( ) sim ( ) não.
* Que descoberta Lilibel fez segundo o texto?
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
* Copie a frase do texto como Lilibel passou se ver , após a mudança.
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
* Explique com suas palavras o que quer dizer a afirmação: “Ninguém é perfeito”.
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
* O que podemos aprender com a história deste texto? Que lições podem ser tiradas? Fale pelo menos uma.
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

* Você tem alguma coisa em sua aparência ou mesmo seu jeito que não gosta e gostaria de modificar? Explique.
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
* Se Você tivesse um amigo chateado com a própria aparência e só reparasse nos próprios defeitos.Que faria para ajudá-lo?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
3.Retire do texto 4 adjetivos:
______________ _____________________ ____________________ ___________________

4. Observe as seguintes palavras, circule a sílaba tônica e coloque no quadro correto quanto a sua classificação:

Comportada- matemática- também- baixinha- português - simpática
Oxítonas

Paroxítonas

Proparoxítonas











5. Procure no texto e retire duas palavras:
Monossílabas : ................................... ....................................................
Dissílabas : ........................................ ......................................................
Trissílabas: ........................................ .....................................................
Polissílabas: ....................................... ....................................................


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Volte sempre!

Volte sempre!

Pesquisar este blog

Minha estante de livros!