Miscelâneas do Eu

Expressar as ideais, registrar os pensamentos, sonhos, devaneios num pequeno e simplório blog desta escritora amadora que vos fala são as formas que encontrei para registrar a existência neste mundo.

Não cabe a mim julgar certo ou errado e sim, escrever o que sinto sobre o que me cerca.

A única coisa que não abro mão é do amor pelos seres humanos e incompreensão diante da capacidade de alguns serem cruéis com sua própria espécie.

Nana Pimentel

Páginas

segunda-feira, 6 de julho de 2009

Saúde da mulher

Exames e medidas preventivas para cuidar da saúde feminina
Exames preventivos entre 20 e 40 anos

Ir ao médico durante esses anos pode não estar na sua lista de prioridades, mas saiba que check-ups regulares podem beneficiar sua saúde e salvar a sua vida.

Quando você for ao médico, ele recomendará uma série de testes e exames em busca de problemas que podem te prejudicar. Aqui vai uma lista dos testes e exames básicos que você deve fazer (dependendo do seu perfil de saúde, o médico poderá recomendar exames complementares):

Medir o peso
É muito importante sempre manter o controle do seu peso, assim, o risco de desenvolver uma série de doenças no futuro pode ser evitado. O excesso de peso pode contribuir com o aparecimento de diabetes ou problemas cardíacos.

Pressão Arterial
É simples, barato e rápido. Seu coração (e artérias, cérebro, olhos e rins) irão agradecer mais tarde.

Colesterol
Qualquer pessoa acima de 20 anos deve saber seus níveis de colesterol. Exames de sangue são realizados para medir esses níveis, e devem ser realizados e analisados no mínimo uma vez a cada cinco anos.

Exame das mamas, exame pélvico e papanicolau
O exame das mamas, que deve ser feito anualmente, pode gerar algum pequeno desconforto, assim como o exame pélvico que deve ser feito no mínimo uma vez a cada três anos, mas podem te proteger de câncer e doenças que causam infertilidade. O papanicolau, além dos benefícios anteriormente citados, também pode detectar alguma doença sexualmente transmissível (DST).

Observar aparecimento de machas ou verrugas
Muitas pessoas não protegem a pele como deveriam, por isso, o ideal é sempre estar alerta ao aparecimento de qualquer sinal diferente. Os médicos devem analisar o aparecimento de machas e verrugas pelo menos uma vez a cada três anos, para evitar o aparecimento de câncer e outras doenças.

Cuidar da visão
Procure visitar um oftalmologista e fazer exames frequentemente, para detectar e tratar doenças e distúrbios de visão. Vá com mais freqüência se já tiver alguma doença ou problema visual.

Verificar as imunizações
Certifique-se de que perguntou ao seu médico sobre qualquer imunização que você possa necessitar contra doenças.





Exames preventivos a partir dos 40 anos

Os 40 anos são um tempo para avaliar o estado atual da sua saúde, corrigir os abusos do seu passado, e preparar o seu corpo para as próximas décadas da sua vida.

Os exames passados pelos médicos são, em parte, quase os mesmos que os passados nos anos anteriores. Mas nessa nova época da vida, eles se tornam cada vez mais necessários para a manutenção de uma vida saudável.

Os exames de visão, de manchas, sinais ou verrugas, a medição de peso e a verificação de imunizações continuam sendo essenciais, pelos mesmos motivos de antes. Já os exames a seguir podem variar do resultado obtido anteriormente, devido às mudanças ocorridas em seu corpo com o passar do tempo.

Nível de açúcar no sangue
O ganho de peso, mais alterações hormonais e consumo de alguns alimentos não tão saudáveis podem ter sobrecarregado o seu pâncreas, o que pode acabar levando à diabetes. Por isso, medir o nível de açúcar é sempre importante, principalmente a partir dos 45 anos, em que testes devem ser realizados de 3 em 3 anos.

Exame das mamas e mamografia
As mamas, desde os 20 anos já devem ser examinadas, tanto em casa, por você mesma, quanto pelo médico, anualmente. A mamografia deve ser incluída na rotina de exames entre os 40 e 50 anos. Converse com o seu médico para decidir quando.

Pressão arterial
Nessa nova fase da sua vida, é comum a pressão arterial começar a aumentar. Felizmente, você pode baixá-la a por meio de dieta, exercício e medicação. É um esforço que vale a pena, pois o controle da pressão arterial é um fator-chave da longevidade.

Colesterol
Esta simples análise de sangue pode salvar sua vida. Um em cada cinco norte-americanos tem colesterol elevado, uma condição que leva a ataques cardíacos ou acidentes vasculares cerebrais - doenças que tiram uma vida a cada 33 segundos. Se você tem colesterol alto, mude sua dieta e tome medicamentos.

Exame pélvico e papanicolau
Sim, eles ainda são necessários ser feitos uma vez a cada três anos, especialmente se você é sexualmente ativa.





Para tornar mais fácil a realização de tantos check-ups, todos os anos, perto do seu aniversário, se presenteie com visitas médicas importantes. Algumas horas de consultas e exames poderão ser capazes de adicionarem muitos anos a sua vida.


Reportagem extraída de: http://www.bancodesaude.com.br/qualidade-vida/saude-mulher

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oi! Seja bem-vindo e bem-vinda para ler ou comentar.
Obrigada pela sua visita.
Beijo da Nana Pimentel

Volte sempre!

Volte sempre!

Pesquisar este blog

Minha estante de livros!