Miscelâneas do Eu

Expressar as ideais, registrar os pensamentos, sonhos, devaneios num pequeno e simplório blog desta escritora amadora que vos fala são as formas que encontrei para registrar a existência neste mundo.

Não cabe a mim julgar certo ou errado e sim, escrever o que sinto sobre o que me cerca.

A única coisa que não abro mão é do amor pelos seres humanos e incompreensão diante da capacidade de alguns serem cruéis com sua própria espécie.

Nana Pimentel

sexta-feira, 25 de setembro de 2015

PROJETO: PIRÂMIDE ALIMENTAR


Para uma vida saudável é importante se ter uma dieta variada, equilibrada e moderada. Ou seja, além de se ingerir alimentos dos mais diversos tipos moderadamente, é importante que haja um equilíbrio entre eles. Não adianta querer consumir muito de um tipo de alimento e não consumir nada de outro, o ideal é consumir de tudo um pouco e um pouco de tudo.

Para ajudar as pessoas a terem uma dieta com esses três itens, variedade, equilíbrio e moderação, o governo dos Estados Unidos criou a Pirâmide Alimentar, que é um desenho de uma pirâmide dividida em seis partes que representam os seis grupos de alimentos que devemos consumir diariamente.  Os grupos são os seguintes: carboidratos, frutas, legumes, carnes (feijão e ovos), laticínios e gorduras (e doces).

Cada um dos grupos contém alimentos necessários para o bom funcionamento de nosso organismo. Os carboidratos fornecem energia, as frutas e os vegetais fornecem fibras, vitaminas e minerais, os laticínios são a principal fonte de cálcio para os ossos além de também fornecerem proteínas responsáveis pelo crescimento. O grupo das carnes e ovos fornecem além de proteínas responsáveis pelo crescimento, também uma série de nutrientes como vitaminas do complexo B, fósforo, zinco, ferro, magnésio entre outros minerais. E o grupo das gorduras e doces fornecem a dose de gorduras que nosso corpo necessita para o crescimento e formação hormonal.

Por isso é necessário o consumo diário de porções de todos os grupos. O número de porções varia de acordo com o grupo, sendo que o grupo dos pães, cereais, massas e arroz, os carboidratos da base da pirâmide são os que mais porções diárias devem ter. Já o último grupo, da ponta da pirâmide, as gorduras e os doces, devem ser ingeridos em menos porções, pois o excesso pode trazer obesidade além de desenvolver doenças.
Quando conseguimos equilibrar nossa dieta e seguir os princípios da pirâmide alimentar, conseguiremos ter uma vida mais saudável e livre de doenças, além de um envelhecimento mais lento e uma maior longevidade. Se além de ter uma alimentação saudável com base na pirâmide, fizermos exercícios físicos freqüentemente, a qualidade de vida também é aumentada em muito.




Durante o ano, nas aulas de Educação Física tivemos como enfoque os cuidados com a preparação que antecede a prática esportiva. Sendo que uma das tarefas foi pesquisar o que era uma pirâmide alimentar e desenhá-la.

Aqui, estão expostas as pirâmides produzidas pelos alunos.





                 Professora Adriana Tavares Pimentel














Nenhum comentário:

Postar um comentário

Volte sempre!

Volte sempre!

Pesquisar este blog

Minha estante de livros!