Miscelâneas do Eu

Expressar as ideais, registrar os pensamentos, sonhos, devaneios num pequeno e simplório blog desta escritora amadora que vos fala são as formas que encontrei para registrar a existência neste mundo.

Não cabe a mim julgar certo ou errado e sim, escrever o que sinto sobre o que me cerca.

A única coisa que não abro mão é do amor pelos seres humanos e incompreensão diante da capacidade de alguns serem cruéis com sua própria espécie.

Nana Pimentel

Páginas

segunda-feira, 14 de setembro de 2015

Filmes para Fundamentos Psicológicos da Educação e Fundamentos Socioantropológicos da Educação

1 - Filme: Crash - No limite


 
Sinopse
Jean Cabot (Sandra Bullock) é a rica e mimada esposa de um promotor, em uma cidade ao sul da Califórnia. Ela tem seu carro de luxo roubado por dois assaltantes negros. O roubo culmina num acidente que acaba por aproximar habitantes de diversas origens étnicas e classes sociais de Los Angeles: um veterano policial racista, um detetive negro e seu irmão traficante de drogas, um bem-sucedido diretor de cinema e sua esposa, e um imigrante iraniano e sua filha.
"Crash" é um filme sobre tensões raciais e sociais, apresenta personagens heterogêneos vivendo em "mundos" diferentes dentro dos limites de uma mesma cidade (Los Angeles) onde esses "mundos" diferentes entram em conflito. As personagens têm noções preconcebidas sobre as pessoas de uma etnia particular ou as pessoas de uma região geográfica e essas noções não são amigáveis o tempo todo. Essa é uma das possíveis mensagens que o filme pode nos passar. O julgamento próprio pode ser errático às vezes ou o forçamento das circunstâncias pode não ser amigável. É a representação de uma sociedade multicultural construída no racismo e na desigualdade, que limita a justiça social. Neste filme o preconceito e a estereotipagem são predominantes ao discutir direitos legais e direitos morais. A situação social influência de forma decisiva nas escolhas dos indivíduos. Este filme pode ser uma opinião muito pessoal e particular do diretor, sendo a visão de mundo dele, mas que pode nos levar a alguns questionamentos: Que é racismo? Por que existe? Quem o cria? Porque a raça é um dos maiores problemas dos relacionamentos entre povos? Este filme provoca um diálogo sobre a "raça" que de acordo com alguns críticos foi o anátema a Hollywood após 11 de Setembro.

Ficha Técnica
Título Original: Crash
Gênero: Drama
Tempo de Duração: 113 minutos
Ano de Lançamento (EUA): 2004
Site Oficial: www.crashfilm.com
Estúdio: Bull's Eye Entertainment / DEJ Productions / Bob Yari Productions / Harris Company / Blackfriars Bridge / ApolloProScream GmbH & Co. Filmproduktion KG
Distribuição: Lions Gate Films Inc. / Imagem Filmes
Direção: Paul Haggis
Roteiro: Paul Haggis e Robert Moresco, baseado em estória de Paul Haggis
Produção: Don Cheadle, Paul Haggis, Mark R. Harris, Cathy Schulman e Bob Yari
Música: Mark Isham
Fotografia: James Muro
Desenho de Produção: Laurence Bennett
Direção de Arte: Brandee Dell'Aringa
Figurino: Linda M. Bass
Edição: Hughes Winborne
Efeitos Especiais: Luma Pictures


Retirado do site: http://www.filosofia.com.br/vi_filme.php?id=22

Clique e assista on-line: Crash - No limite



2 - Filme: PRO DIA NASCER FELIZ
Direção: João Jardim
2006
ctz_pdnf


SINOPSE
O adolescente, com suas angústias e inquietações, e, em especial, a maneira como ele se relaciona com um ambiente fundamental em sua formação – a escola – é o foco central de investigação de “Pro Dia Nascer Feliz”. Filmado em três estados brasileiros, abordando classes sociais distintas, o documentário de longa-metragem de João Jardim é um diário de observação do adolescente brasileiro, onde os professores também expõem seu cotidiano profissional, ajudando a pintar um quadro complexo das desigualdades e da violência no país a partir da realidade escolar. O filme foi assistido por 52.000 pessoas.
Retirado do site: http://www.copacabanafilmes.com.br/index.php/cinema/pro-dia-nascer-feliz/


Clique e assista on-line: Pro dia nascer feliz




3 - Filme EVIL - AS RAÍZES DO MAL

SINOPSE: Baseado no polêmico best-seller de Jan Guillou, o filme conta a história de Erik, um adolescente problemático de 16 anos, cuja vida foi pautada pela violência. Atormentado por um padrasto abusivo, Erik responde ao mundo da única forma que aprendeu: com violência. Após ser expulso da escola pública, Erik é enviado para Stjärnberg, um prestigiado colégio privado. Ciente de que esta poderá ser a sua última oportunidade, o jovem pretende modificar-se. No entanto confronta-se com um rigoroso e injusto código que se esconde atrás de uma bela fachada.
ORIGINAL:Ondskan / Evil (2003)
PAÍS:Suécia,Dinamarca
TAGS:
LIVRO DE:Jan Guillou
DIRETOR:Mikael Håfström
ROTEIRISTA:Hans Gunnarsson, Mikael Håfström, Klas Östergren
TRILHA:Francis Shaw
ATORES:

Andreas Wilson
 

Henrik Lundström
 

Gustaf Skarsgård
 

Jesper Salén
 

Filip Berg
 

Fredrik af Trampe
 

Richard Danielsson
 

Martin Svane
 
ATRIZES:

Linda Zilliacus
 

Sanna Mari Patjas

Retirado do site: http://www.cinedica.com.br/Filme-Evil--Raizes-Do-Mal-5353.php

Clique e Assista on-lineEvil - As raízes do mal


4 - Filme: O CÉU DE OUTUBRO

O Céu de Outubro
Lançamento (1h54min
Dirigido por
ComJake GyllenhaalChris CooperLaura Dern mais
GêneroComédia dramática , Drama , Família
NacionalidadeEUA

Sinopse 


No final dos anos 50, o adolescente Homer Hickam (Jake Gyllenhaal) vive em uma cidade onde a mineração é a maior empregadora local. Ao saber que os russos colocaram o satélite Sputnik em órbita, Homer começa a sonhar em também colocar um foguete seu em órbita. Logo ele convence alguns amigos a participarem do projeto e, com o apoio de uma professora, dá início ao projeto que irá mudar sua vida para sempre.

Retirado do site: http://www.adorocinema.com/filmes/filme-22351/

Clique e assista on-line: O céu de outubro


5 - Filme: MACHUCA

Machuca


Sinopse Chile, 1973. Gonzalo Infante e Pedro Machuca são dois garotos de onze anos que vivem em Santiago. O primeiro, num bairro chique. O segundo, num humilde povoado ilegal próximo. Dois mundos separados por uma muralha invisível que alguns sonham em derrubar na intenção de construir uma sociedade mais justa. Um desses sonhadores é o padre McEnroe, diretor de um colégio particular de elite. Com a ajuda de outros padres, ele decide fazer uma integração entre esses dois universos, abrindo as portas do colégio para os filhos das famílias do povoado. É assim que Pedro Machuca vai parar na mesma sala de Gonzalo Infante, nascendo daí uma amizade plena de descobertas e surpresas, apesar do clima de enfrentamento que vive a sociedade chilena na violenta transição de Allende para Pinochet.


























Retirado do site: http://www.interfilmes.com/filme_15192_Machuca.html
Clique e assista on-lineMachuca


6 - Filme A educação proibida

Sinopse: O filme é um documentário que se propõe a questionar as lógicas da escolarização moderna e a forma de entender a educação, mostrando diferentes experiências educativas, não convencionais que propõem a necessidade de um novo modelo educativo.
A Educação Proibida é um projeto realizado por jovens que partiram da visão de quem aprende e que embarcaram numa pesquisa que cobre 8 países realizando entrevistas com mais de 90 educadores de propostas educativas alternativas. O filme foi financiado coletivamente graças a centenas de co-produtores e tem licenças livres que permitem e incentivam sua cópia e reprodução.
A Educação Proibida se propõe alimentar e lançar um debate de reflexão social sobre as bases que sustentam a escola, promovendo o desenvolvimento de uma educação integral centrada no amor, no respeito, na liberdade e na aprendizagem.
Dados técnicos:
Título original: La educación prohibida
Ano: 2012
Duração: 145 min.
Áudio: Espanhol
Legendas: Português
Autor: produção colaborativa
País: Argentina
Sinopse retirada do site: http://socializandofilmes.blogspot.com.br/2013/03/filme-educacao-proibida.html

Acesse e assista on-line: A Educação Proibida
* Não encontrei dois filmes: "Aos Treze" e "Conversando com mamãe".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oi! Seja bem-vindo e bem-vinda para ler ou comentar.
Obrigada pela sua visita.
Beijo da Nana Pimentel

Volte sempre!

Volte sempre!

Pesquisar este blog

Minha estante de livros!