Miscelâneas do Eu

Expressar as ideais, registrar os pensamentos, sonhos, devaneios num pequeno e simplório blog desta escritora amadora que vos fala são as formas que encontrei para registrar a existência neste mundo.

Não cabe a mim julgar certo ou errado e sim, escrever o que sinto sobre o que me cerca.

A única coisa que não abro mão é do amor pelos seres humanos e incompreensão diante da capacidade de alguns serem cruéis com sua própria espécie.

Nana Pimentel

Páginas

sábado, 31 de outubro de 2009

E as leituras e coleções?

Crianças adoram colecionar, porque? Não sei. Nunca parei pra pensar a respeito disso mas deve haver algum motivo e uma consequencia também na sua formação de "ser adulto".

Bom, independete disso. Eu fui uma criança como outra qualquer e tinha minhas coloções e leiturar prediletas. Diria que todos deveriam curtir esse tipo de coisas.

As coleções que vou me referir nesse momento é de álbum de figurinhas. Já os livros, falo nas próximas linhas.



Tu compravas um monte de pacotinhos e sempre ficava faltando uma figurinha no álbum. Ai, a gente trocava com os colegas. Às vezes tinham até negócios envolvidos. Lembro que uma vez eu queria tanto uma figurinha do meu álbum ciências, Ciência Ilustrada, que cheguei a negociar com uma amiga por 5 figurinhas minhas em troca daquela.

Outro álbum que tive e adorei foi das tampinhas de garrafas com os personagens da Disney. Este eu tive ajuda pra colecionar. Havia um bar em frente de casa do Seu Almerindo e ele guardava todas as tampinhas de refrigerante pra mim. Era uma felicidade só quando ele me entregava uns vidros enormes e cheios de tampinhas.

Tinham amigas minhas que colecionavam o álbum “Amar é...” e papel de carta. Esses nunca me chamaram a atenção a ponto de colecionar. No máximo tinha uma meia dúzia de papeis e figurinhas.

Agora sim, falando um pouquinho de livros, posso dizer que os amo até hoje. Nossa, ler um livro leva a sonhar. E é tão bom sonhar! Muitos adultos perdem essa capacidade e vão se tornando pessoas amargas sem capacidade de serem leves, inconsequentes em suas mentes. Não conseguem brincar com o imaginário e suas mentes práticas e imediatistas os impedem de sensações de felicidade. É óbvio, que nós adultos temos inúmeras responsabilidades, problemas e no nosso diário pouquíssimos momentos que podemos ser inconsequentes. Mas nem por isso, a nossa capacidade de imaginar precisa ser apagada. Se tu não ganhou na sena e talvez, nunca venha ganhar. Feche os olhos por instantes na sua cama e sonhe com o prazer que isso daria. Se nunca se lambuzou com sorvete e deu uma bela de uma gargalhada, imagine por um segundo que tu fez isso. Se nunca tocou a campainha do vizinho e saiu correndo dando risada (em fiz inúmeras vezes na infância - rsrsrs), experimente imaginar o que sentirias. Viva! A vida é muito curta. Eu tenho pressa porque posso não estar aqui amanhã. Curta cada momento. Agora, voltando aos livros, eles te permitem sonhar, experimente.

Eu adorava ler a coleção de crônicas "Para Gostar de Ler". Aliás todos meus amigos também.



Nessa época a Agatha Cristye também era muito lida por nós.




Induza seus filhos a lerem. Leia pra eles e pra ti mesmo.

Ah, já ia esquecendo. Tinha um trabalho investigativos feito por nós meninas sobre os meninos. Se não descobríamos o que queríamos, pelo menos treinávamos a escrita. rsrsrs. Criávamos uns cadernos de de enquetes onde existiam perguntas do tipo: "Tu já beijou ?", "Tu gosta de alguém?", "Ele sabe que tu gosta dele?" e etc. Amaioria das vezes a gente escrevia o que queríamos que o menino soubesse e "sem querer" ele pegava o questionário e lia. rsrsrs. As vezes dava certo mas outras...era um desastre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oi! Seja bem-vindo e bem-vinda para ler ou comentar.
Obrigada pela sua visita.
Beijo da Nana Pimentel

Volte sempre!

Volte sempre!

Pesquisar este blog

Minha estante de livros!