Miscelâneas do Eu

Expressar as ideais, registrar os pensamentos, sonhos, devaneios num pequeno e simplório blog desta escritora amadora que vos fala são as formas que encontrei para registrar a existência neste mundo.

Não cabe a mim julgar certo ou errado e sim, escrever o que sinto sobre o que me cerca.

A única coisa que não abro mão é do amor pelos seres humanos e incompreensão diante da capacidade de alguns serem cruéis com sua própria espécie.

Nana Pimentel

terça-feira, 30 de março de 2010

Sonho

INGREDIENTES

- 1 xícara e meia(chá) de farinha de trigo - 1 tablete de fermento biológico fresco - 2 colheres (sopa) de açúcar - 1 colher (sopa) de leite em pó - 1 ovo - 5 colheres (sopa) de água - Meia colher (chá) de sal - 1 colher (sopa) de margarina SUGESTÃO DE RECHEIO DE BAUNILHA: - 3 gemas - 3 colheres (sopa) de amido de milho - 300 ml de leite - 4 colheres (sopa) de açúcar - 1 colher (sopa) de margarina - 1 colher (café) de essência de baunilha

MODO DE PREPARO

1 - Numa tigela de batedeira misture 1 xícara e meia (chá) de farinha de trigo, 1 tablete de fermento biológico fresco, 2 colheres (sopa) de açúcar e 1 colher (sopa) de leite em pó. Coloque a pá GANCHO na batedeira e ligue na velocidade BAIXA. Acrescente 1 ovo, 5 colheres (sopa) de água, meia colher (chá) de sal e 1 colher (sopa) de margarina e bata por 3 minutos. Aumente a velocidade para ALTA e bata por 6 minutos até a massa ficar lisa e macia. Retire a massa da batedeira e divida-a em 10 pedaços iguais.
2 - Com as mãos forme bolinhas com cada pedaço de massa, coloque-as numa assadeira untada, cubra com um plástico e deixe fermentar até dobrar de volume (30 a 40 minutos).
3 - Leve ao forno pré-aquecido a 200 graus por 5 minutos para pré-assar.
4 - Retire a assadeira do forno e frite cada sonho em óleo não muito quente até dourar. Escorra em papel absorvente e deixe esfriar.
5 - Corte cada sonho ao meio, recheie com o recheio de sua preferência e polvilhe com açúcar de confeiteiro.

RECHEIO DE BAUNILHA: Numa tigela misture as gemas com 3 colheres (sopa) de amido de milho e um pouco do leite e reserve. Numa panela em fogo médio coloque o restante do leite, o açúcar e a margarina. Quando levantar fervura, acrescente a mistura de gemas reservada acima. Abaixe o fogo e misture até engrossar. Retire do fogo e acrescente a essência de aunilha, mexendo até incorporar. Recheie os sonhos.

RENDIMENTO

DICA 1: Essa massa de sonho é pré-assada para que quando for fritar os sonhos, eles não encharquem. DICA 2: Se quiser, pré-asse os sonhos e guarde-os na geladeira por até 3 dias e só frite na hora de serví-los. DICA 3: Na hora de assar, coloque a assadeira na parte superior do forno para que eles assem por igual. DICA 4: Seja rigoroso na hora de colocar os ingredientes, pois a quantidade deve ser exata. Se por acaso você colocar uma quantidade de manteiga maior que a pedida, a massa pode não crescer. DICA 5: O óleo deve estar a +/- 160 graus para fritar os sonhos, pois se ele estiver muito quente, o sonho ficará muito frito por fora e cru por dentro

quarta-feira, 24 de março de 2010

Gênero textual e a partir dele o desenvolvimento de uma sequência didática que desenvolva as quatro habilidades da Língua Portuguesa: Ouvir, Falar, Ler e Escrever




1 .Gênero: Narração – 6º ano do Ensino Fundamental

2. Apresentação de uma situação de interlocução
a)Iniciar com perguntas aos alunos:
Vocês já acordaram pensando que teriam um dia terrível e o melhor seria ficar na cama?
b) Reconhecimento do gênero - Ouvir os relatos dos alunos, pedindo que contem as histórias, perguntar o que é contar uma história. E, colocar as sugestões de sinônimos para a palavra contar. Após, pedir que abram o dicionário e procurem a palavra: NARRAÇÃO.
c) Pedir que um deles leia a descrição do significado em voz alta e então, dizer que eles estavam fazendo um texto oral ao contar suas histórias e este é uma narrativa.

3. Entregar a cópia do texto: Tia Brunilda do livro Bolsa Amarela de Lygia Bojunga Nunes. (anexo 1)

4. Atividades de leitura - Pedir que façam uma leitura silenciosa e após, solicitar que cada aluno leia em voz alta um parágrafo.

5. Conteúdo temático - Fazer as seguintes perguntas aos alunos:
- O que foi narrado no texto?
- Quando ocorreu a situação?
- Onde ocorreu o fato?
- Em que tempo está a narração?
- Em que pessoa está sendo narrado?
- Qual o clímax da narrativa?
- Qual o desfecho?
- Quem é o narrador, um observador ou um personagem? Qual o nome dele?


6. Contexto de produção e função social
- Esta situação poderia ser real? Por quê?
- O que Raquel parecia estar sentindo pelas coisas que estavam ocorrendo em seu dia?
- Se você pudesse fazer alguma coisa para ajudar Raquel, o que você faria?
- Segundo seu conhecimento sobre ser um adolescente, quais as piores situações do cotidiano que ele pode passar?

7. Análise linguística
- Qual o tempo verbal do texto?
- Cite duas frases que comprovem o tempo verbal do texto.
- Existe no texto algum outro tempo além do que prevalece no texto?
- Explique o que Raquel quis dizer nesta frase: “Só faltei morrer de raiva”.

8. Produção de texto- Pensando nas histórias ouvidas dos colegas e a lida, solicitar que os alunos criem um texto narrativo. A narrativa pode ser feita como narrador observador ou pelo próprio personagem. Narrando como personagem pode relatar uma situação imaginária ou um fato real.

9. Fechamento da tarefa: Os alunos devem digitar suas histórias no blog de português dos alunos e anexar a elas imagens que marquem as narrativas.














Anexo 1



Tia Brunilda


Chegou o sábado e a minha irmã falou:
- Vai te vestir, Raquel, tem almoço na casa da tia Brunilda. Bacalhoada.
Eu adoro comer, só tem um prato que eu não aguento: bacalhau. Mas como o pessoal aqui de casa tá sempre paparicando a tia Brunilda, eu sabia muito bem que na hora de dizer: “Tia Brunilda, a senhora se importa se eu só como a sobremesa?” eles iam me olhar daquele jeito, e eu ia ter que acabar comendo. Então eu já fui ficando meio aflita.
Calça comprida eu só tenho duas: uma boa, outra ruim; enquanto uma lavo, uso a outra. A boa estava lavando e ainda mais essa, eu pensei.
Quando fui me olhar no espelho, dei de cara com uma espinha. Bem na ponta do nariz. Espremi, começou a sair uma aguinha lá de dentro; vi que tinha feito uma besteira. Meu nariz começou a doer. Olhei no espelho e anunciei: - Não posso ir à bacalhoada: meu nariz inchou, tá doendo demais.
Mandaram eu botar mercuriocromo e acabar de me vestir.
Quando eu abri a porta do armarinho do banheiro, um tal de mercúrio, que estava na beira da prateleira, sem tampa nem nada, desabou em cima de mim.
Só faltei morrer de raiva. Já estava quase pronta pra sair. Tinha baixado a bainha da calça, passei ela a ferro, peguei uma tinta que a minha irmã pinta o olho e pintei uma flor na minha blusa pra ver se tapava uma mancha antiga, agora tava tudo respingado, tudo vermelho, blusa, calça, flor, até meu sapato levou um banho de mercurocromo.
Vi que o dia ia ser fogo. Botei aquele vestido xadrez que eu acho o fim; meu nariz tava o fim; eu toda estava o fim; saí de casa achando a minha vida o fim.

(Lygia Bojunga Nunes. A bolsa amarela. Rio de Janeiro: Agir.)






REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS:



BOJUNGA, Lygia. A Bolsa Amarela. 35ª ed. São Paulo: Saraiva. 2012.

DYONISIO, Angela Paiva; BEZERRA, Maria Auxiliadora. Gêneros Textuais e Ensino. 2ª ed. Rio de Janeiro: Lucerna. 2002;


SARGENTIM, Ermínio. Curso Básico de Redação. São Paulo: IBEP. 2001.

segunda-feira, 15 de março de 2010

Resenha sobre a Paráfrase



O livro “Comunicação e Expressão“ escrito por Léon, Ilhesca e outros, aborda o uso da paráfrase de forma direta e clara. Mostra em 15 exemplos as formas de aplicação desta. Tenta levar o leitor a entender que a escolha de uma forma usual de paráfrase no lugar de outra é determinada pela intenção do interlocutor, ou seja, o resultado que se intensiona ao ser falado ou lido.
Refere-se o capítulo ao fato da paráfrase em traduções, visando auxiliar na decodificação de um idioma em detrimento de outro, assim como, na psicanálise que o uso se faz na tentativa de explanar teorias de forma a serem “desvendadas” suas intencionalidades.
Tendo em vista o aspecto comunicativo desta, ultrapassando, como diz no capítulo “um efeito retórico ou estilístico”, traz a possibilidade de levar a informação ao outro confome interesse do emissor e conhecimentos prévios do destinatário.
Vejo que o capítulo não mostrar de forma direta o conceito de paráfrase, apenas exemplifica-a, e as diferenças entre esta e o plágio. Erro que tento sanar dizendo:
A paráfrase é reescrever um texto original transformando com suas palavras sem perder o sentido e servindo para esclarecer algo que já foi falado e/ou salientar algo que não pode ser esquecido, ou seja, uma releitura de um texto original sendo reescrito conforme o entendimento do leitor sobre o que está sendo falado com outras palavras. Diferente de plágio que é copia integral ou parcial de um texto original sem envolver o leitor-produtor num processo de criação textual e entendimento do que o autor original quer dizer. O plágio é simplesmente um processo automático de imitação.
Num trabalho acadêmico, a construção de produção textual através da paráfrase auxilia a esclarecer informações de determinado texto original. O acadêmico explana suas ideias referentes a determinado assunto sem plagiar um teórico que esta fundamentando seu trabalho. Torna um texto comum em um texto adequado a um público com nível acadêmico. E, enfim, não comete o crime do plágio, roubo de uma ideia de alguém, isentando-o de uma conduta ilícita.

Portanto, respondendo a pergunta inicial da UTA Escrita na fase 2, a paráfrase vem a auxiliar o discente, mas para tanto este deve ter o cuidado em diferenciá-la do plágio.   

sábado, 6 de março de 2010

Quibebe




Serve 4 pessoas



Ingredientes

800 g de abóbora madura
3 colheres (de sopa) de óleo
1 colher (de sopa) de cebola picada
1 dente de alho
sal
pimenta-do-reino
1 colher (de sopa) de salsa picada.


Preparo

Aqueça o óleo e, a seguir, refogue o alho socado e a cebola. Acrescente então a abóbora previamente descascada e cortada em pedacinhos, sal e pimenta-do-reino a gosto. Tampe a panela e conserve em fogo brando até que a abóbora comece a desmanchar. Mexa então com uma colher de pau, junte a salsa picada e torne a misturar muito bem. Retire do fogo e sirva quente.

Renovar metal



Aquelas latas de alumínio (de extrato de tomate, doces, leite em pó, cereais, etc) que parecem não ter nenhuma utilidade, podem ser recicladas e usadas de diversas formas, é só usar a sua criatividade.



Muitas pessoas não sabem mas essas latas devem receber um fundo preparador antes de qualquer pintura para que a lata não enferruja depois.




Você deve passar 2 demãos de Primer antes de pintar a lata. Esse primer é uma tinta automotiva que vem em latas ou spray.



sexta-feira, 5 de março de 2010

Carne seca com arroz




Ingredientes

600 g de carne-sêca (melhor carne gorda)
2 cebolas de tamanho médio
3 colheres (de sopa) de banha
3 xícaras (de chá) de arroz cozido em água e sal.


Preparo

De véspera, deixe a carne-sêca de molho em água fria.
Depois desse tempo, retire a carne, escorra e corte em pedaços. Escalde na água fervente e enxugue num pano. Derreta a banha e refogue as cebolas previamente picadas. A seguir, frite os pedacinhos de carne-sêca, deixando que dourem bem. Se ainda não estiverem suficientemente macios, despeje água ou caldo fervente aos poucos, até que a carne atinja o ponto desejado. Na hora de servir, arrume parte da carne no centro da travessa, distribua
o arroz cozido ao redor e, por último, espalhe a carne restante em toda a volta.
Pode acompanhar este prato com angu de farinha de mandioca e moino de acarajé.
Nota: Se você quiser, no momento de fritar e cozinhar a carne, adicione 1 kg de quiabos previamente cortados em rodelinhas.

quinta-feira, 4 de março de 2010

Cuca Alemã

Ingredientes
4 ovos
2 xícaras de açúcar
1 xícara de leite
1 xícara de manteiga
3 xícaras de farinha de trigo
1 colher (sopa) de fermento em pó
1/2 xícara de chocolate em pó
raspa de limão
Modo de Preparo
Bater as gemas, a manteiga e o açúcar até formar um creme. À parte peneirar a farinha de trigo com o fermento, juntar ao creme alternando com o leite ( as vezes eu acrescento um pouco mais de leite). Misturar bem, e por último acrescentar as claras em neve. Colocar metade da massa em uma forma untada, juntar o chocolate em pó à outra metade e as raspas de limão. Despejar o restante da massa na forma, cobrir com o streusel e assar em forno moderado até que, espetando um palito, este saia seco.
Obs: Use manteiga, pois com margarina o sabor não será o mesmo.

Streusel:

1 xícara de farinha de trigo
4 colheres de açúcar
1 colher de canela em pó
2 colheres de margarina
Misturar tudo e esfarelar bem.

sábado, 6 de fevereiro de 2010

Copo de Leite




Material:
massa tingida com tinta óleo branco de titânio
massa com tingida com corante para látex azul
massa tingida com tinta de tecido verde pinheiro
massa tingida com tinta de tecido azul-marinho
cortador de copo-de-leite
tesoura
estrusora
verniz madre pérola
rolo
cola
pincel



terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Resenha de O bicho de sete cabeças




O filme dirigido por Laís Bodansky - Efraim Rojas Boccalandro retrata de forma muito realista o que ocorre diariamente com alguns jovens. No início do filme, o rapaz Neto é um adolescente como outro qualquer. Tem sua turma onde alguns usam drogas e bebem mas percebi que embora oferecido a este, não faz uso contínuo. O efeito do uso da bebida ou drogas mais pesadas como sudorese, não me ficou claro pois, não observei nenhum pico por parte dele. Neto transgride ao bater no pai, no entanto é um reflexo da atitude do pai com ele. Este o chama de vagabundo, baixando sua auto estima e não permitindo em nenhum momento que se estabeleça o diálogo. A mãe submissão, não tem voz diante de qualquer atitude tomada pelo pai. Sai para viajar sem dinheiro algum. Ao viajar com o amigo, o Neto ao se dar conta que o amigo paga os favores oferecidos dos dois Srs com o sexo, Neto vai embora, demonstra mais uma atitude própria de adolescentes, revolta. Aliás, estabelecida durante todo o filme. Além de que já tem sua sexualidade definida como heterossexual. Neto encontra uma moça em Santos, apaixonando-se perdidamente por ela. Mesmo sendo o romance de uma noite. Ela o ajuda a voltar para casa. Ao chegar, algum tempo depois seu pai encontra um “back” no bolso de sua camisa. Então, resolve conversar com a irmã de Neto sobre a situação. A irmã na tentativa de ajudar achando o irmão um “drogado” apoia e auxilia para que haja a internação mas é importante relevar que mesmo que inconsciente, existe em todas as relações de irmãos, alguns pontos de rivalidade, ou seja, afastando-o da família há um obstáculo vencido.
No manicômio, Neto é internado sem direito a nenhum tipo de conversa, análise médica mais complexa ou questionamentos. Apenas o enfermeiro faz algumas perguntas onde Neto diz que às vezes fuma um back. A situação do lugar é deplorável e o ser humano assemelha-se a animais. Ao vê-lo, me reportei a um período de minha vida em meados dos anos 90, quando trabalhei em um hospital psiquiátrico no Mato Grosso. Cenas como os choques e elevados medicamentos ingeridos pelos pacientes eram tratados de forma rotineira e necessária e pacientes como o Sr idoso que aparentemente não é portador de nenhum Cid grave para estar internado; são cenas reais pois, é isso que até pouco tempo ainda ocorria. Inclusive a necessidade de uma verba governamental que o obriga estas instituições a terem um número X de pacientes para que haja repasse ou não.
Revolta-se muito com a situação em que os pacientes vivem e está submetido. Horroriza-se ao ver o médico entrar no quarto de eletrochoque. O descaso deste psiquiatra com os pacientes é visível e a extensão da drogadicção, ultrapassando os pacientes até o núcleo médico. Neste momento, o filme mostra que a drogadicção não é uma realidade for a do âmbito médico, pois o médico neste pedaço é um drogadicço. Cabe dizer que o acesso, justamento por ser um médico é facilitador de acesso a droga.
O médico tem apoio da família p/permitir a continuidade da internação de Neto. ( pessoa inquestionável).
Neto pede ajuda e suplica para sair. Não. Até que é retirado.
Tenta introduzir-se na sociedade mas já não consegui. É discriminado pela mãe de um amigo e neste momento passa por período de confusão mental devido a saída do manicômio e os tratamentos recebidos lá.
Neto reencontra período pós 1ª internação e decepciona-se por ela não ter correspondido seus sentimentos com a mesma intensidade e tempo. São muitos os momentos que seus pensamentos estão em torno das memórias com a moça de Santos.
Tenta socializar-se mas já não consegui. Em uma festa tem uma crise, que me transpareceu ser proposital, então é levado novamente p/o hospital.
Lá fingi tomar medicamento, tenta auxiliar outros pacientes e entrega a crueldade de um enfermeiro ao novo médico. Neto tem sua auto estima de alguma forma valorizada devido a sentir-se útil a outros. Mas é castigado pelo enfermeiro por ter sido intrometido ao dizer o que estava errado, então, por algumas vezes é trancado em um local solitário e sombrio, uma solitária.
Numa oportunidade que surgi da visita de seu pai, lhe entrega uma carta onde o acusa do sofrimento e diz que o pai é um covarde. Assume que não tem como viver no mundo do pai. Volta para solitária.
Enfim, o filme diante de suas metáforas, passou-me que o ser humano é frágil e precisa ser ouvido. Mas principalmente, que o adolescente diante das complexas sentimentos e atitudes que está vivendo dentro deste período, necessita de atenção ao que fala e pensa, por mais piegas que pareça a um adulto. Ao adulto (pais) que não deixa de ter suas limitações precisa ser bom ouvinte e não recriminar de forma agressiva ou desvalorizando-o com palavras ofensivas, pois estás tem força maior que a agressão física. Mas também, que mesmo diante de uma situação onde a um profissional afirmando o que é melhor, deve estar sempre atento a tudo que lhe é dito e observar a evolução da situação e de sua veracidade.



segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Panquecas



Prestem atenção no ponto da massa


Massa
INGREDIENTES
• 1 xícara de leite
• 2 ovos
• meia xícara de óleo
• 1 colher (de café) de sal
• 2 xícaras de farinha de trigo (ou o quanto baste para a massa ficar no ponto)
PASSO A PASSO
1. Batam tudo no liquidificador, menos a farinha
2. Com o liquidificador ainda ligado, vão colocando a farinha até que a massa comece a engrossar. Não deixem engrossar demais.
O recheio
Para o recheio das panquecas podemos seguir a receita do molho à bolonhesa que eu já ensinei aqui no InC. A diferença é que usaremos apenas 1 lata de molho de tomate, pois não queremos um recheio úmido demais. Quando o recheio estiver pronto, reserve 2 xícaras para fazer o molho e use o restante nas panquecas.
As panquecas
Agora com tudo pronto, podemos finalmente fazer as panquecas. Não se preocupem se as primeiras não saírem muito boas, é normal. Pra começar, coloque algumas gotas de óleo na frigideira para a massa não grudar. Depois pegue uma conchada da massa, jogue na frigideira, mexa um pouco para espalhar e vire de um lado e de outro.

O molho
As panquecas estão prontas, resta fazer o molho. Agora vamos usar o restante do recheio e 1 caixa de molho de tomate.
Primeiramente, coloque o molho de tomate numa panela, depois pegue a caixa e encha de água. Coloque na panela e mexa. Jogue uma pitada de açúcar para retirar a acidez do molho de tomate e depois coloque a carne que sobrou do recheio. Espere ferver e seu molho estará pronto.
Se precisar engrossar o molho, misture 2 colheres de sopa de farinha com meio copo de água e jogue dentro do molho, ele vai engrossar na hora.
Com o molho pronto, jogue-o por cima das panquecas e pronto, já pode servir e fazer sucesso com o pessoal de casa!
Para incrementar, você pode jogar um pouco mais de queijo por cima e levar por alguns minutos ao forno.

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