Miscelâneas do Eu

Expressar as ideais, registrar os pensamentos, sonhos, devaneios num pequeno e simplório blog desta escritora amadora que vos fala são as formas que encontrei para registrar a existência neste mundo.

Não cabe a mim julgar certo ou errado e sim, escrever o que sinto sobre o que me cerca.

A única coisa que não abro mão é do amor pelos seres humanos e incompreensão diante da capacidade de alguns serem cruéis com sua própria espécie.

Nana Pimentel

Páginas

quinta-feira, 6 de agosto de 2009

Prós e contras da gravidez depois dos 40 anos

A gerente financeira Eliana Valverde, 45 anos, teve uma surpresa alguns dias após ter apagado as 40 velinhas de seu bolo de aniversário. "Engravidei no mesmo dia em que completei 40 anos", relembra. Eliana se enquadra em um grupo cada vez maior de mulheres para quem a maternidade chega após os 40 anos.

"Não tinha planejado ter outra filha já aos 40 anos, mas garanto que essa gestação foi muito mais tranqüila, madura e gostosa", conta Eliana. A gerente financeira conta ainda que foi a idade e a estabilidade financeira que a permitiram curtir cada momento. "Eu ia medir minha barriga toda hora. A gravidez me fez bem, eu sorria o tempo todo", se diverte.




"O termo gravidez tardia já pode ser usado quando a mulher tem mais de 40 anos", comenta a ginecologista Silvana Chedid Grieco. Segundo a médica, a idade não é fator determinante para se avaliar se uma gestação é segura ou não. O que importa são as intercorrências durante os nove meses - mais freqüentes em mulheres com mais idade. Mas ela ressalta ainda que "mulheres jovens também podem ter sérios problemas durante a gravidez".

Foi durante um tratamento feito após uma cirurgia em um dos ovários que a psicóloga Cleusa Toledo Zolin, hoje com 47 anos, engravidou. Inesperada, a gestação aos 44 foi motivo de felicidade e de rejuvenescimento. "Eu estava muito mais preparada, mais madura e com uma condição financeira mais estável em relação a minhas outras duas gestações, uma aos 26 e a outra aos 29 anos", comenta.

Mas engravidar após os 40 anos pode trazer sérias conseqüências à gestante e ao bebê. "O corpo de uma mulher com 20 anos suporta muito mais o estresse resultante de uma gravidez. Mas o maior risco seriam os problemas cromossômicos que aumentam em progressão geométrica", comenta Fernando Moreira de Andrade, ginecologista chefe do Departamento de Medicina Fetal do Hospital Edmundo Vasconcelos.

Após os 40 anos, o risco de que a mulher gere uma criança com síndrome de down, por exemplo, cresce de forma acentuada. "Com 30 anos, o risco de eventuais problemas cromossômicos é de 1/952, com 40 anos é de 1/106 e com 45 anos sobe para 1/30", conta Silvana.

Com o passar dos anos, a fertilidade feminina também é comprometida, tornando difícil a concepção. Aos 30 anos, a mulher tem uma chance mensal de engravidar de 25%, índice que cai para 12% quando ela completa 40 anos.

Como toda regra que é feita para ser quebrada, a psicóloga Cleusa deu à luz duas meninas gêmeas aos 44 anos e garante que essa foi sua melhor gestação. "Já era mãe de um casal, mas me senti muito mais preparada, mais madura para educar minha filha. Pena que o corpo envelhece porque acredito que essa seria a idade ideal para se ter um filho", garante.

Andrade salienta que a mulher que opta em engravidar após os 40 anos tem que ter consciência de que seu corpo sofrerá um desgaste maior do que uma mulher entre 20 e 30 anos. "É como se a gravidez acelerasse um desgaste de três anos na mulher. E com 40 anos, ou mais, a mulher tem muito menos pique, menos condições físicas para passar por essa fase", explica.

Para as mulheres que decidiram pela gravidez tardia, vale a dica de Silvana: "em qualquer idade o mais importante é cuidar da saúde durante a gestação. Hoje existem mulheres com 40 anos que parecem ter menos idade, porque praticam esportes, controlam o peso e não fumam", finaliza.

Serviço:
Fernando Moreira de Andrade - ginecologista e obstetra
www.hospitaledmundovasconcelos.com.br

Silvana Chedid Grieco - ginecologista e obstetra
www.chedidgrieco.com.br


Extraído do site: http://saude.terra.com.br/interna/0,,OI2646308-EI1503,00.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oi! Seja bem-vindo e bem-vinda para ler ou comentar.
Obrigada pela sua visita.
Beijo da Nana Pimentel

Volte sempre!

Volte sempre!

Pesquisar este blog

Minha estante de livros!