Miscelâneas do Eu

Expressar as ideais, registrar os pensamentos, sonhos, devaneios num pequeno e simplório blog desta escritora amadora que vos fala são as formas que encontrei para registrar a existência neste mundo.

Não cabe a mim julgar certo ou errado e sim, escrever o que sinto sobre o que me cerca.

A única coisa que não abro mão é do amor pelos seres humanos e incompreensão diante da capacidade de alguns serem cruéis com sua própria espécie.

Nana Pimentel

Páginas

segunda-feira, 6 de abril de 2009

Os cabelos da mulher depois dos 40 anos




O que ocorre de importante é uma diminuição na oleosidade do couro cabeludo, podendo dar a impressão de um cabelo mais quebradiço e seco, pois obviamente a diminuição da oleosidade se reflete no fio de cabelo.

Como o climatério varia quanto à sua chegada, esta idade parece estar mais associada aos 50 anos.

Já aos 60 anos por uma diminuição maior dos hormônios femininos.

Pode ocorrer então a diminuição importante do volume dos cabelos que se tornam também mais finos.


- mudanças hormonais

Sem dúvida é a falta ou diminuição do estrógeno (hormônio sexual feminino ) o fator mais importante e que pode levar muitas mulheres à diminuição do volume dos cabelos.


- Fatores externos

As causas externas como tinturas, alisamentos, poluição e outros também influenciam na aparência do fio, e mais ainda, nesta fase torna-se mais freqüente o tingimento do cabelo com produtos químicos, o que agrava ainda mais o problema.


- Os cabelos brancos

A canície (cabelo branco) é determinada geneticamente e seu aparecimento é variável quanto à idade, de pessoa para pessoa.

A tintura torna-se então mais freqüente para encobrir os cabelos brancos, o que passa a danificar mais o fio.

Entretanto, hoje em dia existem cada vez mais e melhores produtos que tentam minimizar este problema.


- Tipos de cabelos

Alguns cabelos geneticamente são melhores constituídos e vão sofrer menos com quaisquer variações.

Cabelos crespos ou muito finos ou ainda escassos que sofreram durante a vida toda por estas características vão sofrer ainda mais com a chegada do climatério.

Muitos destes casos necessitam ajuda médica especializada.


Dicas para conservar o cabelo bonito:

- Xampús:

Xampús com proteínas e aminoácidos, outros próprios para cabelos tingidos com substâncias que permitem uma maior retenção da tintura ao fio são uma boa dica para manter o cabelo com brilho e tornar menos freqüente o processo de tingimento.

- Máscaras:

Máscaras com colágeno ou hidratações com óleos essenciais também podem ser utilizados.

Como tratamento, se a perda de cabelo é muito importante, podem ser utilizados anti-hormônios masculinos, loções contendo hormônios femininos e como técnica, a mesoterapia capilar, onde introduzimos princípios ativos e enzimas para estimular a circulação do couro cabeludo e a nutrição do fio.

publicada em: http://www.saudenainternet.com.br/portal_saude/os-cabelos-da-mulher-depois-dos-40-anos.php, artigo de Dra. Shirlei Schnaider Borelli - Médica Dermatologista. Membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia - SBD e Regional São Paulo, membro da Société Française de Mesothérapie, membro da American Academy of Dermatology - AAD.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oi! Seja bem-vindo e bem-vinda para ler ou comentar.
Obrigada pela sua visita.
Beijo da Nana Pimentel

Volte sempre!

Volte sempre!

Pesquisar este blog

Minha estante de livros!