Miscelâneas do Eu

Expressar as ideais, registrar os pensamentos, sonhos, devaneios num pequeno e simplório blog desta escritora amadora que vos fala são as formas que encontrei para registrar a existência neste mundo.

Não cabe a mim julgar certo ou errado e sim, escrever o que sinto sobre o que me cerca.

A única coisa que não abro mão é do amor pelos seres humanos e incompreensão diante da capacidade de alguns serem cruéis com sua própria espécie.

Nana Pimentel

domingo, 30 de agosto de 2015

Projeto Valorização da Pátria Brasil


Datas: de 1/9/2015 a 11/9/2015 (5 h/a)

Turmas: Ensino Fundamental II

Disciplina: Língua Portuguesa e Literatura

Criação e responsável: Professora Adriana Tavares Pimentel
Justificativa: levar o aluno a perceber a importância da história do Brasil e sua influência na literatura brasileira.
Objetivo: valorizar nossa cultura; identificar a influência da situação do Brasil na época de criação dos hinos e a influência nas letras das músicas; conhecer o que os escritores queriam dizer com as palavras inseridas nos poemas; criar poemas de valorização da Pátria Brasil; relacionar o Brasil de ontem com o que vivemos hoje.
Metodologia usada nas turmas:
6º e 7º anos
Iniciará com exposição de um vídeo sobre VALOR DA PÁTRIA BRASIL (http://youtu.be/0s8bP2vUchs);
Após perguntará, fazendo apontamento das respostas no quadro, as ideias sobre o que valorizar no Brasil e o que não está bom;
Falar que o Brasil teve várias fases, boas e ruins, e que muitos escritores e cantores retrataram estas fases na literatura em forma de textos poéticos, narrativos, crônicas e dissertações.
Dar a primeira atividade para a próxima aula
Dividir os alunos em 4 a 5 grupos de 4.
O grupo A falará sobre o hino Nacional na aula seguinte. Deve pesquisar o que os autores dos hinos queriam dizer com aquelas letras e apresentar aos colegas; .
O grupo B falará sobre o hino da Independência na aula seguinte. Deve pesquisar o que o autor do hino queriam dizer com aquelas letras e apresentar aos colegas; .
O grupo C falará sobre o autor do hino da Independência na aula seguinte. Deve pesquisar o que o autor do hino queriam dizer com aquelas letras e apresentar aos colegas; .
O grupo D falará sobre o autor do hino Nacional na aula seguinte. Deve pesquisar o que o autor do hino queriam dizer com aquelas letras e apresentar aos colegas; .
8ª ano e 9ª ano
Iniciará com exposição de um vídeo sobre VALOR DO BRASIL;
Após perguntará, fazendo apontamento das respostas no quadro, as ideias sobre o que valorizar no Brasil e o que não está bom;
Falar que o Brasil teve várias fases, boas e ruins, e que muitos escritores e cantores retrataram estas fases na literatura em forma de textos poéticos, narrativos, crônicas e dissertações.
Dar a primeira atividade para a próxima aula
Fazer um poema ou um conto sobre algum dos aspectos que estão apontados na lousa para apresentação oral e enviar via facebook para a professora com a imagem que o corresponde.

Iniciar a aula com a apresentação dos alunos.
Colocar o hino Nacional e o hino da Independência para serem cantados;
Falar sobre a criação de cada um deles; dar para que pesquisem os nomes dos autores dos hinos e postem resumidamente (3 linhas no máximo) no facebook de trabalho.
Votar com os alunos as melhores apresentações e concluir com apresentação aos colegas das demais turmas.



Fechamento avaliativo: Participação, realização das tarefas, compreensão da importância da valorização do País, entendimento do que diz os hinos e quem eram seus autores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Volte sempre!

Volte sempre!

Pesquisar este blog

Minha estante de livros!