Miscelâneas do Eu

Expressar as ideais, registrar os pensamentos, sonhos, devaneios num pequeno e simplório blog desta escritora amadora que vos fala são as formas que encontrei para registrar a existência neste mundo.

Não cabe a mim julgar certo ou errado e sim, escrever o que sinto sobre o que me cerca.

A única coisa que não abro mão é do amor pelos seres humanos e incompreensão diante da capacidade de alguns serem cruéis com sua própria espécie.

Nana Pimentel

segunda-feira, 10 de novembro de 2014

PROJETO DE VALORIZAÇÃO DA CULTURA DOS IMIGRANTES ALEMÃES AOS MOLDES DO “ALEMÃO BATATA” E ADAPTAÇÃO DE TEXTOS A OUTROS GÊNEROS TEXTUAIS



Pensando na valorização e resgate da cultura alemã, foi desenvolvidas reescritas dos textos do livro Alemão Batata, do escritor Eduardo Kauer. Através da adaptação dos textos a novos gêneros possibilitou-se a inserção do aluno nas histórias de seus antepassados. Além de incentivar a cultura dos imigrantes de nossa região, levando o conhecimento dos mais variados tipos de arte, música, dança, gastronomia e teatro.
No desenvolvimento deste projeto, cumpri-se com um dos princípios da educação de criar pessoas com capacidade de argumentar fazendo coisas novas, capazes de transformar o mundo que estão inseridas.
Jean Piaget, Vigotsky, Anísio Teixeira, Montessori, Paulo Freire e tantos outros educadores concordam que ensinar não é só construir conhecimentos, nem repetir o que já foi feito. Ensinar é possibilitar novas construções de mundo com capacidade de gerir sua própria vida.
Na atividade de leitura e escrita, o professor, independente da area de atuação, possibilita ao aluno novos caminhos e compreensão de seu universo. E, no que tange a valorização e resgate cultural, o livro trabalhado em sala, cumpri com seu papel brilhantemente.
Pensando na Escola da Ponte, no fazer crianças/adolescentes autônomos, participativos e convivendo com ideias diferentes de mundo, foi sugerido o envolvimento de todas as turmas, a prática do confronto de ideias e liberdade de criação para possibilitar um consenso quanto ao gênero textual a ser produzido e tipo de apresentação.
Na parte teórica que envolvia os textos, foi focada na gramática reflexiva para que os alunos compreendessem o porquê de determinadas colocações gramaticais.



PROFESSORA ORIENTADORA

Adriana Tavares Pimentel



Adaptações em vídeos dos textos do "Alemão Batata"

Dote em ovelhas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Volte sempre!

Volte sempre!

Pesquisar este blog

Minha estante de livros!