Miscelâneas do Eu

Expressar as ideais, registrar os pensamentos, sonhos, devaneios num pequeno e simplório blog desta escritora amadora que vos fala são as formas que encontrei para registrar a existência neste mundo.

Não cabe a mim julgar certo ou errado e sim, escrever o que sinto sobre o que me cerca.

A única coisa que não abro mão é do amor pelos seres humanos e incompreensão diante da capacidade de alguns serem cruéis com sua própria espécie.

Nana Pimentel

segunda-feira, 10 de novembro de 2014

PROJETO RECONSTRUINDO OS CONTOS DE FADAS SOB O OLHAR DOS PERSONAGENS




INTRODUÇÃO: Pensando na compreensão dos vários gêneros textuais o projeto foi desenvolvido com o estudo dos contos de fadas, tendo em vista que nos acompanham desde a infância e são fontes de inspiração para reconstrução de histórias.

Expostos encontram-se alguns trabalhos desenvolvidos pelos alunos do 6º e 7º ano.
Os contos de fadas surgiram no século XVII na França. Chamavam-se “conte de fee” mas ganhou ênfase quando contadores de história como Charles Perrault adaptaram-os.
Os contos de fadas são uma narrativa curta, transmitida oralmente, e onde o herói ou heroína tem de enfrentar grandes obstáculos antes de triunfar contra o mal.

Caracteristicamente envolvem algum tipo de magia, metamorfose ou encantamento, e apesar do nome, animais falantes são muito mais comuns do que as fadas, cairia melhor se si chamassem "contos dos animais falantes".

Segundo alguns psicólogos os contos de fadas seriam "psicodramas da infância" espelhando "lutas reais".Os contos de fadas tem o  poder de ajudar as crianças a lidar com os conflitos internos que elas enfrentam no processo de crescimento.

Embora na sua forma original, os textos traziam temas sociais de conflitos em que as histórias eram contadas em reuniões sociais apenas para adultos, com o passar das décadas foram adaptados para serem contados as crianças.

Dividem-se em quatro etapas:
1. TRAVESSIA: leva o personagem principal a um lugar mágico com criaturas encantadas .
2. ENCONTRO:encontram obstáculos, criaturas do mau como bruxas, lobo mau, pessoas maus...
3. CONQUISTA: ocorre uma luta com seu inimigo onde o bem sempre vence o mau.
4. CELEBRAÇÃO :os personagens principais sempre se casam e vivem felizes para sempre.


JUSTIFICATIVA: O projeto nasceu da necessidade de estimular o gosto pela leitura e o desenvolvimento da escrita. Tendo em vista que o gênero conto está muito próximo das historias que os alunos conhecem até o 6º ano, sem o conhecimento teórico de sua estrutura, resolvi iniciar o estudo de gêneros textuais por ele e gramaticais através dele.
OBJETIVO: Incentivar os alunos a leitura além do escrito nas linhas.
Estimular o desenvolvimento da argumentação através de olhares a partir dos personagens dos contos.
Desenvolver a coesão e coerência de ideias.
Praticar reescrita de texto-fonte sem cometer o crime de plágio, fazer uso de paráfrase.
Perceber a diferença nos usos dos pronomes pessoais: eu e ele.
Entender o que é um narrador-autor e um narrador-personagem.


BIBLIOGRAFIA:


BETTELHEIM, Bruno. A psicanálise dos contos de fadas. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1978.








PROFESSORA ORIENTADORA:
Adriana Tavares Pimentel



Histórias produzidas pelos alunos:



                                                                                                                Taila

2. O olho da carroça


                                                                                                           Christofer

3. Branca de Neve
                                                                                                   Stefani ,Samanta ,Ester.
           4. A  Cinderela e o seu ratinho 
                                                                                                                         Micaela L. 
           5. A madrasta de  Cinderela
                                                                                                                      Ana Rafaela
           6. Eu sou a fada madrinha
                                                                                                                  Marilene Brizola



                                                                                                                          Luana R.

8. A procura da minha princesa
http://alunosblogandotarefas.blogspot.com.br/2014/12/a-procura-da-minha-princesa.html                                                                                                                                                                                                                                                         Greice
9. Os dois porquinhos e eu, o terceiro
http://alunosblogandotarefas.blogspot.com.br/2014/12/os-dois-porquinhos-e-eu-o-terceiro.html
                                                                                                                          Gabriele
 10. O ratinho e a Cinderela
                                                                                                            João Vitor
11. Cinderela e a abóbora mágica
                                                                                                           Gabriel Steffen
12. Oh vida!
                                                                                                                                Giovana





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Volte sempre!

Volte sempre!

Pesquisar este blog

Minha estante de livros!