Miscelâneas do Eu

Expressar as ideais, registrar os pensamentos, sonhos, devaneios num pequeno e simplório blog desta escritora amadora que vos fala são as formas que encontrei para registrar a existência neste mundo.

Não cabe a mim julgar certo ou errado e sim, escrever o que sinto sobre o que me cerca.

A única coisa que não abro mão é do amor pelos seres humanos e incompreensão diante da capacidade de alguns serem cruéis com sua própria espécie.

Nana Pimentel

Páginas

quarta-feira, 24 de agosto de 2016

Substantivos e pronomes pessoais

Identifique os substantivos presentes nas frases, SUBLINHANDO-OS.

a. Os cabelos soltos caíam-lhe sobre a testa.
b. João agradeceu o convite.
c. A cada dia eu ficava mais alegre.
d. A festa na casa de Rodrigo foi barulhenta.
e. Fortaleza é uma bela cidade.
f. A tristeza se estampava no seu sorriso.
g. A discussão foi muito animada.
h. Meus tios combinaram a pescaria.
i. O preso denunciou os comparsas.
j. Ele me deu vontade de rir.
k. Sentia angústia com o trânsito.
l. A neve era artificial.
m. Levei um susto com o caminhão.
n. Os vizinhos ouviram alguns latidos.
o. O baralho foi jogado no lixo.
p. “À medida que ouvia aquela conversa, ia vermelhando de raiva.”(Sérgio Capparelli)
q . “Beto recebeu a sacola e prendeu-a ao peito. Seu coração pulsava forte.” (Caio Porfírio Carneiro)


2.






3. Forme frases em que apareçam os substantivos sugeridos em cada item:

a. lago — água — sol ___________________________________________
b. floresta — silêncio — cor ___________________________________________
c. carro — cidade — barulho ___________________________________________

4. Dê um nome próprio aos substantivos comuns: cidade, cachorro, estado, pessoa.

____________________________________________________________

5. Classifique os substantivos como simples ou compostos.

Casa _________________
vaivém_________________
passatempo _________________
chuvisco_________________
pedacinho _________________
aguardente_________________

água-viva _________________
porco_________________
sol _________________
cachorro-quente_________________
beija-flor _________________
girassol_____________
6.
7. Dê o feminino de:
genro _______________________
cavalheiro _____________________
cavaleiro _______________________
espião _______________________
pastor _______________________
carneiro _______________________
elefante _______________________
bode _______________________
profeta _______________________
réu _______________________
herói _______________________
cônsul _______________________
padrasto _______________________
cão _______________________
imperador____________________
8.



9.

10. Complete as frases usando adequadamente os coletivos abaixo.
álbum — flora — ramalhete — revoada — fauna
biblioteca — resma — junta — elenco
a. Os estudantes brasileiros precisam de muita leitura e poucas são as _________________ que funcionam.
b. Retiraram quase todas as fotografias daquele _________________.
c. Na _________________brasileira existem plantas raríssimas.
d. O tema da peça é ótimo e sobre o seu _________________ não há o que discutir: somente bons atores.
e. Como o seu problema de saúde era muito delicado, foi necessária uma _________________ médica.
f. Ofereceram-lhe como presente um _________________ de rosas vermelhas.
g. Muitas espécies da _________________brasileira estão em extinção.
h. Foram compradas três _________________para a publicação do jornalzinho da escola.
i. Foi uma linda _________________ de andorinhas nos céus daquela cidade.

11) Sublinhe os adjetivos presentes nas frases a seguir:
a) O sapo verde deu um pulo engraçado.
b) No meu pequeno jardim florescem violetas perfumadas.
c) A viagem a Ouro Preto foi instrutiva.
d) Quantos meninos eu vi, com roupas rasgadas e sapatos gastos!
e) Os belos e cantadores bem-te-vis acordam-me pela manhã.
f) Você está cansado, Marcos?
g) Tenho uma ótima ideia!
h) Os cães de Carlos são marrons.
i) As belas borboletas dançavam sobre as flores.
j) Os cadernos velhos serviram para Júlio ler as anotações de Carla.
k) O filme americano tinha muitas cenas de violência.

12) Reescreva as frases no feminino:
a) O professor inglês cuidou do velho cristão a noite toda.
_____________________________________________________________
b) O cidadão é um homem ativo na sociedade.
_____________________________________________________________
c) O operário plebeu aprendia com seu mestre inteligente.
_____________________________________________________________

13) Complete nas frases os adjetivos abaixo:
antigos – alemã – gentis – inflamável – belíssimas – largo – simpático - estragado
a) As montanhas da Serra do Mar são ________________.

b) Um LARGO sorriso iluminou-lhe o rosto ________________.

c) Tenho uma amiga ________________ chamada Karin.

d) Marieta e Marina são ________________.

e) Não coma este chocolate, porque está ________________.

f) Estes discos são ________________.


g) O álcool é um produto ________________.



Identifique os substantivos presentes nas frases, SUBLINHANDO-OS.
a. Os cabelos soltos caíam-lhe sobre a testa.
b. João agradeceu o convite.
c. A cada dia eu ficava mais alegre.
d. A festa na casa de Rodrigo foi barulhenta.
e. Fortaleza é uma bela cidade.
2. Sublinhe os adjetivos presentes nas frases a seguir.
  1. As águas frescas do rio lembram um delicioso banho.
  2. Pessoas apressadas vão para o trabalho.
  3. As misteriosas sombras provocaram medo.
  4. A luz clara da lua clareia os caminhos à noite.
  5. As nuvens, brancas e formosas, passeiam pelo céu.
  6. As estrelas brilhantes enfeitam o céu.
  7. Grandes e belas árvores enfeitam o parque.
3. Substitua o sujeito das frases por um pronome pessoal do caso reto.
a – A professorapediu o caderno de redação para corrigir.
b – Minha amiga e euperdemos a primeira aula.
c – Meu colegachorou hoje à tarde.
d – Minha cunhada e a tia delaforam à igreja ontem.
e – João e Antônionão são mais sócios.
4. Use os pronomes abaixo para completar as frase abaixo.
Comigo -  me – nos – mim
a – Ela escolheu as flores para........
b – Ele pretende ir ao supermercado.......
c – Foi você quem.....contou a história certa.
d– Você preferiu advertir -..... em vez de seguir com a acusação.
5. Complete as frases com os seguintes pronomes demonstrativos.
Este, aquele, o, a, esta
A - ........jornal que estou recortando é tão interessante!
B – Tenho muito .... que fazer.
C – Eu sou .....que sempre te ajuda.

D - .......garoto que foi embora se parece com ..... da revista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oi! Seja bem-vindo e bem-vinda para ler ou comentar.
Obrigada pela sua visita.
Beijo da Nana Pimentel

Volte sempre!

Volte sempre!

Pesquisar este blog

Minha estante de livros!