Miscelâneas do Eu

Expressar as ideais, registrar os pensamentos, sonhos, devaneios num pequeno e simplório blog desta escritora amadora que vos fala são as formas que encontrei para registrar a existência neste mundo.

Não cabe a mim julgar certo ou errado e sim, escrever o que sinto sobre o que me cerca.

A única coisa que não abro mão é do amor pelos seres humanos e incompreensão diante da capacidade de alguns serem cruéis com sua própria espécie.

Nana Pimentel

Páginas

quarta-feira, 24 de agosto de 2016

Denotação e Conotação

II - Analisando as frases, escreva ao lado se tem sentido denotativo ou conotativo.
  1. Exemplo: Você vai comer asfalto. SENTIDO DENOTATIVO
  2. As ovelhas são animais gregários, sensíveis e inteligentes.
  3. Eu sou, Senhor, ovelha desgarrada...” (Gregório de Matos)
  4. Meu avô fará uma cirurgia no coração.
  5. João mora no coração da Amazônia.
  6. Pescamos várias traíras no sábado.
  7. Sempre desconfiei de que ele fosse um traíra.
  8. Queimei a mão ao preparar o almoço.
  9. Sinto que o tempo sobre mim abate sua mão pesada.” (Carlos Drummond de Andrade)
  10. Esqueci as chaves do carro em casa.
  11. Um dia descubro a chave do seu coração.
  12. As baleias correm sérios riscos no futuro.
  13. O André está uma verdadeira baleia.
  14. Seus olhos estavam lacrimejando.
  15. Fura os olhos do tempo... (Miguel Torga)
  16. O Instituto Butantan possui as mais diversas espécies de cobras.
  17. Minha sogra é uma cobra.
  18. A gata não parava de miar.
  19. A atriz Jennifer Connely é uma gata.
  20. Um filhote de pantera de apenas 2 semanas foi adotado por uma cadela no zoológico de Belgrado.
  21. Somente a ingratidão, esta pantera, foi sua companheira inseparável.” (Augusto dos Anjos)
  22. Você vai comer maças.
  23. Estou morto de fome.
  24. Matutu apareceu morto.
  25. A ameaça terrorista aconteceu em Londres.
  26. A ameaça terrorista aconteceu. Foi matá-los se não estudarem.
  27. A garota está com a pulga atrás da orelha.
  28. A gata está com pulga.
  29. Nossa! Godofredo é uma cobra!
  30. Matamos outra cobra no pátio.
  31. Não posso fazer mais compromisso, pois estou com a corda no pescoço.
  32. A corda das meninas foi perdida.

 III - Analise os textos e marque D ou C.
( D ) denotação
( C ) conotação   
a -  (   ) 
Horário de verão começa à meia-noite deste sábado.
Relógios devem ser adiantados em uma hora no Sul, Sudeste e Centro-Oeste.
Expectativa é de redução de 5% na demanda de energia no horário de pico.
http://g1.globo.com/brasil/noticia/2010/10/horario-de-verao-comeca-meia-noite-deste-sabado.html
b – (     ) Não ponha medicamento no volante.



Humorismo é a arte de fazer cócegas no raciocínio dos outros. Há duas espécies de humorismo: o trágico e o cômico. O trágico é o que não consegue fazer rir; o cômico é o que é verdadeiramente trágico para se fazer.”
(Leon Eliachar. www.mercadolivre.com.br . acessado em julho de 2005.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oi! Seja bem-vindo e bem-vinda para ler ou comentar.
Obrigada pela sua visita.
Beijo da Nana Pimentel

Volte sempre!

Volte sempre!

Pesquisar este blog

Minha estante de livros!