Miscelâneas do Eu

Expressar as ideais, registrar os pensamentos, sonhos, devaneios num pequeno e simplório blog desta escritora amadora que vos fala são as formas que encontrei para registrar a existência neste mundo.

Não cabe a mim julgar certo ou errado e sim, escrever o que sinto sobre o que me cerca.

A única coisa que não abro mão é do amor pelos seres humanos e incompreensão diante da capacidade de alguns serem cruéis com sua própria espécie.

Nana Pimentel

Páginas

quarta-feira, 24 de agosto de 2016

Figuras de Linguagem

1.    No texto a seguir predomina a conotação ou denotação? Justifique sua resposta usando fragmentos do texto.

Vai dar namoro
Do jeito que você me olha
Mai dar namoro
Pousou um avião no meu aeroporto
É como embarcação que chegou no meu porto
Distribuindo charme
E muita sedução
Tem jeito não
Tô gamadão
Que Deus me ajude
Ela é mais que linda ta me dando bola
Tá parecendo grude
Tá na minha cola
Tá bombeando amor esse meu coração...

2.   Observe a repetição no início dos três últimos versos. Nesse trecho encontra-se a figura chamada:
a.   Pleonasmo
b.   Anáfora
c.    Metáfora
d.   Metonímia
3.   Identifique as figuras de linguagem nos trechos a seguir:

a.  A chuva bateu na minha janela
       Tão melancólica
             Tão fina.



b.   Ó mar salgado, quanto do teu sal
São lágrimas de Portugal


c.    Ela se jogou da janela do quinto andar
Dorme agora
É só o vento lá fora


d.  A juventude é corajosa e nem sempre conseqüente.


Leia com atenção o texto abaixo e responda as questões 4 a6 :
Soneto de Separação

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oi! Seja bem-vindo e bem-vinda para ler ou comentar.
Obrigada pela sua visita.
Beijo da Nana Pimentel

Volte sempre!

Volte sempre!

Pesquisar este blog

Minha estante de livros!