Miscelâneas do Eu

Expressar as ideais, registrar os pensamentos, sonhos, devaneios num pequeno e simplório blog desta escritora amadora que vos fala são as formas que encontrei para registrar a existência neste mundo.

Não cabe a mim julgar certo ou errado e sim, escrever o que sinto sobre o que me cerca.

A única coisa que não abro mão é do amor pelos seres humanos e incompreensão diante da capacidade de alguns serem cruéis com sua própria espécie.

Nana Pimentel

Páginas

segunda-feira, 1 de agosto de 2016

Exercícios Diversos de Sujeito e Predicado:


1. Classifique o sujeito das orações abaixo (simples, composto ou desinencial):
a) Os professores e alunos participarão das atividades.
b) Os alunos estão preocupados com as provas finais.
c) Estou saudosa de minha avó.
d) Meus pais viajam nas férias de verão.
e) Os animais do zoológico estão bem cuidados nos últimos tempos.
f) Participaremos das Olimpíadas.
g) Ganharão um caderno sobre as questões do Enem.
h) Manuela e sua Juliana não estão felizes com suas notas.

2. Observe as orações abaixo e assinale verdadeiro (V) ou falso (F)
A. Todos os domingos, eu e minha família vamos à missa.
B. Entregaremos os trabalhos na data marcada.
C. Todos os livros da biblioteca passarão por uma reforma.
( ) Na oração 3, o predicado é passarão por uma reforma.
( ) Na oração 1, o sujeito é composto pois apresenta 2 núcleos
( ) Na oração 2, o sujeito é desinencial.
( ) Na oração 2, o sujeito é os trabalhos.
( ) Na oração 3, o sujeito é composto e os núcleos são: livros e biblioteca.
( ) Na oração 1, o predicado é eu e minha família.

3. Identifique o sujeito e o predicado das orações abaixo reescrevendo separadamente:
a) Eu e meus amigos planejávamos fazer uma excursão.
b) O primeiro amor é inesquecível. c) No outro dia, o menino amanheceu doente.

4. Observe as orações abaixo e reescreva-as mudando o sujeito de posição em relação ao verbo:
a) Em meu jardim nascerão lindas rosas vermelhas nessa primavera.
b) Os aprovados e a classificação serão divulgados amanhã.
c) Na próxima semana, eu e meus amigos viajaremos para a Europa.
d) Trouxe flores para a festa a floricultura mais famosa da cidade.

5. Complete as orações com o tipo de sujeito indicado entre parênteses:
a) Amanhã, ____________ faremos a prova de português.(composto)
b) ______________ chegarão mais cedo. (simples)
c) ______________ trouxe um presente para você. (simples)
d) Na semana passada, _________ prepararam uma festa surpresa para Marcelo. (composto)

6) Sublinhe os verbos das orações e separe-as em sujeito e predicado.
  1. O sol é o rei dos astros.
Verbo: é Sujeito: O sol
Predicado: é o rei dos astros
b) O leão fugiu do circo.
c) Rodrigo e Diego trabalham na loja.
d) As crianças brincam de bola na calçada.
e) Eu e Sônia fomos ao baile de formatura.
f) São famosos aqueles cantores.
g) Mário e Marcelo sujaram as roupas.
h) Meu time ganhou o campeonato hoje.

7) Complete as frases abaixo com um predicado:
a) O cantor_____________________
b) A escritora ___________________
c) A cozinheira __________________
d) O corredor ___________________
e) O padeiro ____________________
f) A costureira __________________

8) Complete as frases com sujeitos:
a) __________ usou um vestido lindo!
b)__________ gosta de leite quente.
c) ___________ fez uma entrevista.
d) ______________ deu aula hoje.
e) ______________ chupou o bico.
f) __________ fez pães deliciosos.
9) Encontre o sujeito e o núcleo do sujeito das orações abaixo reescrevendo-os separadamente:
a) Eu abro a janela todos os dias.
b) Minha amiga adora festivais de música.
10) Sublinhe o predicado das orações abaixo:
a) Os amigos estavam entusiasmados.
b) Os professores participaram da reunião.
c) Chegaram os pais e os filhos.
d) Terminaram as férias.

11) Sujeito e Predicado:
1. Enumere a 2ª coluna de acordo com a 1ª:
( 1 ) Sujeito Simples
( 2 ) Sujeito Composto
( 3 ) Sujeito Indeterminado
( 4 ) Sujeito Desinencial ou Oculto
( 5 ) Oração sem sujeito
( ) Dispensamos todos os funcionários.
( ) A rua estava deserta.
( ) Falaram mal de você na reunião
( ) Precisa-se de funcionários competentes naquela empresa.
( ) Já é meio-dia!
( ) Pedro e Paulo são irmãos inseparáveis.
( ) O dia está ensolarado.
( ) Tênis e natação são ótimos exercícios físicos.
( ) Fez muito calor depois da aula de educação física.
( ) Cheguei atrasado para o evento.
12. Separe o sujeito do predicado nas orações abaixo reescrevendo-as:
a) Marina viajará brevemente.
b) Luís e Fábio chegaram depressa.
c) À noite, a lua apareceu maravilhosa.
d) O professor e os alunos participaram da competição.

13. Observe as orações abaixo e assinale verdadeiro (V) ou falso (F)
I -Todos os domingos, eu e minha família vamos à missa.
II - Entregaremos os trabalhos na data marcada.
III - Todos os livros da biblioteca passarão por uma reforma.
a) ( ) Na oração III, o predicado é passarão por uma reforma.
b) ( ) Na oração I, o sujeito é composto pois apresenta 2 núcleos.
c) ( ) Na oração II, o sujeito é desinencial ou oculto.
d) ( ) Na oração II, o sujeito é os trabalhos.
e) ( ) Na oração III, o sujeito é composto e os núcleos são: livros e biblioteca.
f) ( ) Na oração I, o predicado é eu e minha família.

14.Complete as orações com o tipo de sujeito indicado entre parênteses:
a) Amanhã, ____________ faremos a prova de português.(composto)
b) ______________ chegarão mais cedo. (simples)
c) ______________ trouxe um presente para você. (simples)
d) Na semana passada, __________________ prepararam uma festa surpresa para Marcelo. (composto)



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oi! Seja bem-vindo e bem-vinda para ler ou comentar.
Obrigada pela sua visita.
Beijo da Nana Pimentel

Volte sempre!

Volte sempre!

Pesquisar este blog

Minha estante de livros!